Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Probleminha com meu GPS (Problema eletrônico)


Caldasso

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá queridos colegas. :)

Então... possuo um GPS TomTom Ease. Ele vinha sendo meu co-piloto nas estradas gaúchas a mais de 2 anos... até que sexta-feira, ele veio a adoecer.

Acredito que a doença seja grave... mas por isso estou aqui, para consultar com os Doutores da Eletrônica. :D

Vamos aos sintomas:

Eu uso ele em vários carros distintos. Sexta, por acaso, peguei um que nunca tinha usado o gps nele. Ok... fui viajar, liguei o gps numa boa, e peguei a estrada. Aproximadamente 1 hora depois, notei que ele se reiniciou sozinho. Ok, isso até então já tinha acontecido outra vez... apenas religuei e segui viagem.

Mais 30 minutos e quando olho pra ele, tem uma mancha preta no lcd!!! :eek:

Parei o carro e pensei: Putz, deve ter vazado o LCD ou coisa do genero. Quando peguei na mão, quase tive queimadura de 3o grau... :wacko:

Pensei: "O sol deve ter feito isso. Vou deixar na sombra"

Coloquei na sombra, e depois de 10 minutos, ele ainda continuava quente. Quente que dava pra fritar um ovo...

Então desconectei o carregador, liguei, e vi que tava indicando bateria fraca. Já comecei a entender onde estava o problema. Paralelo a isso, ele começou a esfriar.

Esperei esfriar, e para fazer o teste, liguei novamente no carregador. E foi isso mesmo. Ele começava a esquentar vertiginosamente.

Ok. Deixei desligado e quando cheguei em casa... liguei no computador. Pelo cabo usb. Ele atualizou o sitema dele, tudo bonitinho. Coloquei a mão na bateria, e ela tava fria. (eu havia tirado ela para ver qualquer anomalia). Então deixei um tempo carregando... pelo cabo usb.

Depois de 10 minutos, pego o gps, e descubro que a bateria esta tranquila. Levemente quente... porém, o gps como um todo (mais no meio), ta fervendo. E a bateria não foi carregada nem 1%...

Então, tudo leva crer que, o "sistema" que leva energia pra bateria foi pro pau.

Minha pergunta pros senhores... vale a pena mandar para alguém que mexe com eletrônica dar uma olhada?

Desculpem o post longo.. mas eu gosto de deixar tudo explicado. AHahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Caldasso.

Pode valer a pena, mas apenas se você for amigo do técnico que vai dar uma olhada.....XD

Isso pode acontecer por "N" motivos, uma vez peguei um netbook chines (desses de 100 dólares com processador ARM) que estava parecido, porém este não carregava e não tinha "força" para ligar. O problema era um capacitorzinho SMD que tinha queimado e entrado em curto, arranquei o bicho da placa e medi no ohmímetro e o capacitor estava atuando como uma resistência de uns 20 ohms e isso estava arriando a fonte do netbook e não o deixava funcionar, substitui o capacitor (que tinha o comprimento aproximado de 3mm) e o chingbook funcionou perfeitamente, no seu caso pode ser algo parecido, algum componente pode ter queimado e entrado em curto (TBJ's e Tiristores são recordistas nisso!!) é questão de "abrir e olhar", como eu disse antes, leve em um técnico de confiança se não tudo que você vai consegui é uma facada no figado (em termo de valores) e provavelmente nem mesmo encontrarão o problema, sem contar os parafusos roubados, peças substituídas e defeitos infligidos propositalmente.... hehe

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Luiz

Tenho sim, meu técnico de confiança....

Vou levar a ele, juntamente com suas dicas!

Aproveitando:

A bateria e a conexão é essa das imagens...

O gps não liga se eu desconectar a bateria dali, e ligar direto na usb... provavel porque ele não "detecta" a bateria.

Pergunta: Tem como eu enganar ele e fazer com que fique sem bateria ligado direto no cabo usb?

2013_09_22_14_17_25_169_Porto_Alegre.jpg

2013_09_22_14_17_57_580_Porto_Alegre.jpg

2013_09_22_14_18_20_388_Porto_Alegre.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Caldasso.

Pode ser que funcione, talvez seu problema seja justamente o circuito responsável pela carga da bateria (tem uns CI's tipo chaves estáticas que queimam com certa facilidade), neste caso é questão de tentar. Se seu GPS carrega com 5 volts provavelmente a bateria dele é de 3,7 volts, correto?? Neste caso o que você deveria fazer é ligar uma boa fonte com a mesma tensão na entrada da bateria, pode usar uma fonte de 5 volts e usar 2 diodos para dar a queda de tensão, assim a tensão injetada no aparelho seria de 3,6 volts, assim estaríamos enganando o GPS, fazendo-o acreditar que tem uma bateria ali. Se quiser, pode fazer isso e ver se o GPS funciona normalmente sem esquentar, MAS CUIDADO... Você pode acabar estragando o aparelho de vez, notei que sua bateria tem 3 fios, nestes casos 2 fios são de alimentação (vermelho é o + preto é o -) e o amarelo, se não me engano é para controle de temperatura (GPS geralmente tem essa configuração que para de carregar caso a temperatura da bateria atinja certo nível), na maioria das vezes esse sensor é um NTC neste caso ligue junto com o positivo da fonte (assim o GPS vai pensar que tem uma bateria ali e que ela esta bem fria.... hehe).

Mas se quer minha humilde opinião: Já que tem um técnico de confiança leva para ele e explica direitinho o que esta acontecendo, pois essas gambiarras nem sempre são seguras...XD E só devem ser feitas em ultimo caso. Então sugiro que você espere o Laudo do técnico, se não tiver como arrumar, você pode explicar para ele a gambiarra que eu descrevi acima e pedir para ele fazer o teste para você, OK?

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!