Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte simples


Luiggipf

Posts recomendados

Olá pessoal, sou novo na electrónica e neste forum.

Tentei fazer uma fonte simples com ponte de díodos e um capacitor como filtro e o seguinte ocorreu, quando liguei ele na tomada escuto um barulho estranho, até ai tudo bem, só que uns 30 segundos depois ambos os diodos 1 e 4, ver ilustração, queimaram.

Além disso senti que o capacitor estava muito quente, e tirei tudo da tomada, já que uma fumaça estranha estava sendo produzida haha

Então pessoal, o que vocês acham que ocorreu? :)

2013_09_22_022.jpg

2013_09_22_023.jpg

2013_09_22_024.jpg

Drawing.jpg

Intended_project.jpg

My_project.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Luiggipf.

Provavelmente a transformador estava invertido, ou seja, você deve ter ligado o Primário no seu circuito retificador e o secundário na tomada (isso gera uma chiado inconfundível), verifique com um multímetro, coloque na escala de ohmímetro, meça um dos lados, o que der a maior resistência é o primário, o que der a menor resistência é o secundário e se algum der resistência infinita (fica apenas um numero "1" bem a esquerda da tela do multímetro) significa que você queimou o transformador.... XD

Mas só por desencargo de consciência: estava com carga ou sem carga? O capacitor esta estufado? Verificou se não tem nenhum curto?

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Luiggipf.

Provavelmente a transformador estava invertido, ou seja, você deve ter ligado o Primário no seu circuito retificador e o secundário na tomada (isso gera uma chiado inconfundível), verifique com um multímetro, coloque na escala de ohmímetro, meça um dos lados, o que der a maior resistência é o primário, o que der a menor resistência é o secundário e se algum der resistência infinita (fica apenas um numero "1" bem a esquerda da tela do multímetro) significa que você queimou o transformador.... XD

Mas só por desencargo de consciência: estava com carga ou sem carga? O capacitor esta estufado? Verificou se não tem nenhum curto?

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

To achando que foi isso mesmo, o transformador fez um barulho estranho mesmo! Nem havia verificado isso, eu so coloquei o fio mais grosso direto na tomada e os menores no circuito, o que fazia sentido na minha cabeça, já que a tensão maior iria demandar um condutor mais resistente. haha Eu vou realizar os testes que você sugeriu antes de recomeçar o circuito novamente...

Não sei o que queres dizer se "estava com carga", tais falando do capacitor? (Eu sou iniciante ainda)

Ele já estava um pouco velho, e na primeira tentativa estava bem quente. Eu olhei se havia algum curto, só que não identifiquei nada. Algo que não posso recordar se estava correto foi a ordem dos diodos, que poderiam estar invertidos se o meu desenho era correto, não pude verificar porque a qualidade da foto estava ruim e porque eu tinha desmontado ele todo ...

Eu tinha tentado fazer a seguinte adaptação, com um diodo novo, só que isso acabou explodindo o capacitor hahaa

new_try.jpg

Tem problema os fios ficarem sobrando no lado direito depois do filtro? isso não curta o capacitor?

Obrigado pela ajuda!

***** Eu errei no simbolo do indutor, era pra ser um resistor de 1K ohm !!!!

.

post-1063960-13884966828018_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Luiggipf.

Então vamos por partes, quando você projeta uma fonte você faz essa fonte para alimentar algo (motor, circuito, lampada), certo?? Chamamos de carga o que vai ser alimentado pela fonte, quando a fonte esta com carga flui corrente através dela.

Outra coisa, Corrente e tensão são grandeza diferentes apesar de estarem intimamente relacionadas (o maior exemplo disso é que podemos ter tensão sem ter corrente), imagine da seguinte maneira, a tensão é a velocidade ou a rapidez com que os elétrons se movimentam pelo condutor, a corrente é quantidade desses elétrons. A analogia mais simples é com um cano de água, eu tenho um cano de água, a água que circula dentro dele tem uma certa pressão e flui em uma certa quantidade, a quantidade de água seria a corrente, e a pressão da água seria a tensão.

Então pense comigo eu posso ter muita pressão é um cano mais fino, porém em um cano mais fino não dá para passar muita água, certo?

A mesma coisa acontece com a corrente elétrica, eu posso ter muita tensão em um fio mais fino (menor bitola) mas não vai passar muita corrente.

Neste caso a corrente no primário do transformados é MUITO menor que a do secundário, pois pense comigo, a grosso modo, suponhamos que a POTENCIA do transformador seja de 11 watts P=V*I assim no primário a corrente que circula é 11/110=0,1A.

Agora no secundário P=V*I então 15/12=0,916A Ou seja no primário a corrente é de 0,1 amperes e no secundário a corrente é de 0,916A ou seja mais de 9 vezes maior. Então podemos concluir que a espessura do fio depende MUITO mais da corrente do que da tensão e que nem sempre o fio mais grosso é o do primario...

Espero que você entenda o que eu escrevi, grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Luiggipf.

Então vamos por partes, quando você projeta uma fonte você faz essa fonte para alimentar algo (motor, circuito, lampada), certo?? Chamamos de carga o que vai ser alimentado pela fonte, quando a fonte esta com carga flui corrente através dela.

Outra coisa, Corrente e tensão são grandeza diferentes apesar de estarem intimamente relacionadas (o maior exemplo disso é que podemos ter tensão sem ter corrente), imagine da seguinte maneira, a tensão é a velocidade ou a rapidez com que os elétrons se movimentam pelo condutor, a corrente é quantidade desses elétrons. A analogia mais simples é com um cano de água, eu tenho um cano de água, a água que circula dentro dele tem uma certa pressão e flui em uma certa quantidade, a quantidade de água seria a corrente, e a pressão da água seria a tensão.

Então pense comigo eu posso ter muita pressão é um cano mais fino, porém em um cano mais fino não dá para passar muita água, certo?

A mesma coisa acontece com a corrente elétrica, eu posso ter muita tensão em um fio mais fino (menor bitola) mas não vai passar muita corrente.

Neste caso a corrente no primário do transformados é MUITO menor que a do secundário, pois pense comigo, a grosso modo, suponhamos que a POTENCIA do transformador seja de 11 watts P=V*I assim no primário a corrente que circula é 11/110=0,1A.

Agora no secundário P=V*I então 15/12=0,916A Ou seja no primário a corrente é de 0,1 amperes e no secundário a corrente é de 0,916A ou seja mais de 9 vezes maior. Então podemos concluir que a espessura do fio depende MUITO mais da corrente do que da tensão e que nem sempre o fio mais grosso é o do primário...

Espero que você entenda o que eu escrevi, grato Luiz Gustavo.

Entendi sim! Ótima maneira de explicar a minha falha de raciocínio, vou tentar não cometer mais essa gafe Haha

porém eu fiz o teste que você me indicou e apresentou o primário, de maior resistência (por volta de 21ohms), como o de fio mais grosso. E fio mais fino como o secundário, de resistência negativa!? (por volta de -01,8 ohms).

Ou o transformador queimou ou os lados estavam mesmo corretos! haha

Eu ainda tenho que fazer um circuito novo, e antes de testa-lo vou colocar uma lâmpada junto para testar os lados! (lâmpada comum de 40 a 60 watts como limitador de corrente)

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/78-artigos-diversos/1788-ins066.html

Vou mostrar uma foto com as resistencias

Transformador_800x427.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resistência NEGATIVA?? Huumm!! O você esta fazendo alguma coisa errada ou seu multímetro deve estar epilético, pois a resistência é a OPOSIÇÃO a passagem de corrente elétrica, o multímetro nunca marca resistência negativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resistência NEGATIVA?? Huumm!! O você esta fazendo alguma coisa errada ou seu multímetro deve estar epilético, pois a resistência é a OPOSIÇÃO a passagem de corrente elétrica, o multímetro nunca marca resistência negativa.

Vixi, é bem provável, ele tem se comportado meio esquisito ultimamente haha vou testar com as lampadas, e se ele estiver equivocado terei que comprar outro multímetro.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, acho que agora deu certo! Fiz uma outra fonte com capacitores novos e um circuito mais simples ..

Acho que antes tinha dado problema porque inverti os capacitores! haha :lol: E o barulho estranho talvez possa ser algum dano no transformador ou o fato de eu estar usando um transformador de 120v em linha de 220v, o que explica a tensão que eu medi de 28v haha

Valeu pela ajuda ae pessoal! Deixo as fotos do ultimo experimento haha

003_1024x572.jpg

011_1024x575.jpg

014_1024x574.jpg

019_1024x540.jpg

022_572x1024.jpg

Escm.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...