Ir ao conteúdo

Fonte simples

Luiggipf

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, sou novo na electrónica e neste forum.

Tentei fazer uma fonte simples com ponte de díodos e um capacitor como filtro e o seguinte ocorreu, quando liguei ele na tomada escuto um barulho estranho, até ai tudo bem, só que uns 30 segundos depois ambos os diodos 1 e 4, ver ilustração, queimaram.

Além disso senti que o capacitor estava muito quente, e tirei tudo da tomada, já que uma fumaça estranha estava sendo produzida haha

Então pessoal, o que vocês acham que ocorreu? :)

2013_09_22_022.jpg

2013_09_22_023.jpg

2013_09_22_024.jpg

Drawing.jpg

Intended_project.jpg

My_project.jpg

Postado

Ola Luiggipf.

Provavelmente a transformador estava invertido, ou seja, você deve ter ligado o Primário no seu circuito retificador e o secundário na tomada (isso gera uma chiado inconfundível), verifique com um multímetro, coloque na escala de ohmímetro, meça um dos lados, o que der a maior resistência é o primário, o que der a menor resistência é o secundário e se algum der resistência infinita (fica apenas um numero "1" bem a esquerda da tela do multímetro) significa que você queimou o transformador.... XD

Mas só por desencargo de consciência: estava com carga ou sem carga? O capacitor esta estufado? Verificou se não tem nenhum curto?

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

Postado
Ola Luiggipf.

Provavelmente a transformador estava invertido, ou seja, você deve ter ligado o Primário no seu circuito retificador e o secundário na tomada (isso gera uma chiado inconfundível), verifique com um multímetro, coloque na escala de ohmímetro, meça um dos lados, o que der a maior resistência é o primário, o que der a menor resistência é o secundário e se algum der resistência infinita (fica apenas um numero "1" bem a esquerda da tela do multímetro) significa que você queimou o transformador.... XD