Ir ao conteúdo

Utilização de listas

valeuleo

Posts recomendados

Postado

Estou com um problema e estou em dúvida se meu raciocínio está correto ou não. Ou se existe alguma alternativa mais simples.

O problema é o seguinte:

Tenho um arquivo com infinitos registros de ligações telefônicas de diversos usuários, sendo que existem vários registros (espalhados pelo arquivo) de ligações de um mesmo usuário. O objetivo do programa é calcular o consumo total e gerar a conta telefônica de cada usuário gerando um arquivo para cada um.

Como eu não sei quantos usuários existem no arquivo e quantas ligações cada um fez tenho que preencher os dados dinamicamente. Para isso pensei em utilizar uma lista para armazenar os clientes (um para cada nó). Cada nó dessa lista (cada cliente) receberia uma outra lista que se referiria às ligações daquele cliente uma vez que não posso usar um vetor para armazenar os dados uma vez que não sei o quantitativo exato de ligações. Eu teria, desse modo, uma lista de listas, onde a lista principal seriam os cliente e cada um desses possuiria uma lista de ligações.

Estou interpretando o problema corretamente? Existe alguma alternativa mais simples? Estou postando uma imagem de como visualizei o problema.

Sem_t_tulo.jpg

Postado

Olá conterrâneo! :D

Parece que sim, a ideia vai bem.

Você poderia usar std::map pra guardar também. É um container da STL, assim como o vector e o list. E que você também não precisa dizer quantos dados vai meter.

O std::map guarda a informação com base numa "chave" e um "dado", ou seja, um par. Cada dado será guardado unicamente, com respeito a uma determinada chave.

No seu caso o par chave/dado poderia ser cliente/ligações. Por exemplo,

um std::map chamada "chamadas", que guarda o numero de ligações em função do nome do cliente:

chamadas[joao] = 1

chamadas[ze] = 54

chamadas[adriano] = 0

chamadas[jose] = 9

etc. Mais detalhes: http://www.cplusplus.com/reference/map/map/

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!