Ir ao conteúdo

Teste de corrente de transformador com resistência de chuveiro

Marcneto

Posts recomendados

Postado

Esses dias eu li um post do faller ensinando como medir corrente de transformador usando uma resistência de chuveiro como carga. Eu entendi como fazer isso, mas to em dúvida de como fazer isso com transformadores com center tape. Eu isolo o tape e uso só as duas pontas do enrolamento e tenho a corrente total ou uso o tape e uma extremidade e depois a outra e somo a corrente de cada uma? E com transformadores sem tape, a medida de uma só fase é a corrente total?

• Membro VIP
Postado

Podes medir a corrente no tap central que te dará a corrente total..

Sem center tap podes medir em qualquer ponto aonde possas interromper para inserir a resistência de amostragem para medição..

Postado

Mas aí eu uso o tap e umas das extremidades do secundário? E sem tap eu coloca carga e quando a tensão cair eu faço a medição em apenas uma fase?

• Membro VIP
Postado

Amigo, como você deve fazer vai depender de como vais querer usar o transformador, na sua aplicação futura do mesmo..

Se ele for usado, no futuro, como fonte de tensão, retificando o mesmo, se a retificação for simples, com dois diodos ou com ponte, etc etc.. Sempre vai depender de como desejas usar o mesmo..

Em resumo, ao testar só um lado do transformador, do CT até um dos extremos e deduzires que ele pode fornecer 4 Amperes, não espere do mesmo 8 Amperes quando fores usar todo o enrolamento.. Os 4 Amperes serão relativos a meio enrolamento secundário e muito provavelmente se manterão ao usares retificação de onda completa, com dois diodos e cairão pela metade se usares o secundário de ponta a ponta, com o dobro de tensão..

Postado

Eu vou usar CT como GND numa fonte simétrica, então se eu medir o CT e uma extremidade e chegar em determinada corrente, eu devo dividir ela por 2 pelo fato de dobrar a tensão e se medir as duas extremidades terei a corrente total? É isso? Meu transformador é um 24-0-24 volts bem grande que vou utilizar num amplificador com dois TDA7294. Dá trabalho pegar ele com uma mão só, depois vou fazer esse teste.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...