Ir ao conteúdo

RAID 0 Samsung HD103SJ e Seagate / ST1000DM003

L...

Posts recomendados

Postado

Amigos estou querendo montar um RAID 0 para ganhar espaço e velocidade e tenho hoje no PC o Samsung HD103SJ, como este modelo está difícil de achar e caro pensei em usar o Seagate ST1000DM003 também de 1TB e 7200RPM.

Como não tenho experiência com RAID gostaria de saber se há problemas em usar modelos diferentes e se esse Seagate é recomendável.

Grato!

Postado

Amigo antes de continuar lembre-se que o arranjo RAID0 irá unir seus HDs e aumentar a velocidade, mas também aumenta a probabilidade de ocorrer falhas. Caso um dos dois HDs apresentar problemas, você perderá todos os dados, pois nenhum HD possui completamente qualquer arquivo. Também não há garantia que o arranjo seja corretamente lido em outra controladora RAID, caso você precise ler em outra maquina por algum motivo.

Dito isso, você terá que verificar se a sua controladora RAID suporta dispositivos Advanced Format se quiser utilizar o ST1000DM003. Se a controladora não suportar você terá desalinhamento dos setores, fazendo o seu arranjo ficar com um tempo de resposta horrível.

Adicionalmente, o ST1000DM003 é mais rápido que o HD103SJ, o desempenho do ST1000DM003 será prejudicado por ter que esperar o outro terminar a parte dele.

Postado

Essa questão do Advanced Format eu desconhecia, procurei pela informação no manual da placa mãe e no site da MSI, mas a única menção que achei sobre o RAID além dos tipos de RAID suportados foi que a placa tem suporte a Intel® Rapid Storage Technology, a placa é a Z77A-G43 http://br.msi.com/product/mb/Z77A-G43.html Sabe dizer se tem suporte ao Advanced Format com base nessas informações ou onde posso verificar?

Quanto ao ST1000DM003 ser mais rápido, fiquei tentado a comprar 2 dele para otimizar a performance e manter o Samsung HD103SJ para armazenamento e backup.

Grato pela ajuda!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!