Ir ao conteúdo

Computador para modelagem estatística

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal,

Estou ajudando um amigo a montar uma máquina para um projeto a ser desenvolvido.

Ele trabalha basicamente com Linux, utilizando o software R para analises estatísticas e modelagem, utilizando grandes bancos de dados.

Até o momento, o fator limitante durante as análises é a memória Ram.

O orçamento do projeto prevê um gasto de 4200 reais para o computador completo, incluindo monitor, teclado e mouse.

Placa de vídeo seria interessante uma Nvidia com suporte ao physx, pois ele consegue utilizar para as análises, porém não precisa ser nada muito potente. Uma mais simples que suporte duas telas.

Eu tinha pensando em uma combinação de placa mãe gigabyte com processador AMD vishera e uma placa Nvidia GTX550.

O que me dizem? Teriam algo para indicar melhor para essa situação?

Muito obrigado pela ajuda

Postado

Atualmente ele usa o notebook dele, pois o que tem disponível para rodar análises é muito velho.

O note dele tem um I7 de 2 geração, 16gb de Ram, Nvidia GTX665M, HD 500GB de 7200 rpm, e mesmo assim a Ram foi limitante.

A série quadro é muito fora do orçamento, e mesmo assim poucas análises usufruem do poder de processamento da placa de vídeo.

• Membro VIP
Postado

aqui, eu acho, que está a questão

Nvidia GTX665M

eu não vi comparativos, mas acho esquisito que 16Gb seja tão critico. Credo, eu não sei se jogos usam 8Gb hoje, meu deus.....

cara.... só porque eu uso linux, será que não é o driver de vídeo que tá "eloquente"?

Postado

As analises que são rodadas através do R não utilizam o poder de processamento da placa de vídeo.

São modelagens estatísticas de previsões matemáticas e coisas do tipo.

Análises que demoravam quase duas horas para realizar cada uma delas, com o processador em 100% e a ram em 100% de uso.

Algumas outras aplicações podem utilizar a placa de vídeo, mas nem sempre é suportada, pois, mesmo com os driver funcionando no Linux, ainda tem que ter um pacote no R com suporte para usar a placa.

O ideal seria um servidor, mas infelizmente a grana disponível é limitante, e não podemos fazer um upgrade depois. Por questões de orçamento, a máquina tem que ser comprada pronta.

• Membro VIP
Postado

tem alguém aqui nessa sala querendo vender um servidor, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

mas assim, eu, agora, tasto fora... aguarde opiniões de mais colegas. Entramos num campo que desconheço.

Na DELL não chegou a olhar?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!