Ir ao conteúdo

Problema: PC travando em Jogos

jlbj

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

comprei um PC novo a uma semana, instalei minha antiga placa de vídeo nele, o problema que estou tendo é que após 10-15 minutos jogando, ele trava e só reiniciando mesmo, segue configuração da máquina:

Gabinete RAIDMAX HURRICANE 248WB

placa-mãe Gigabyte GA-78LMT-S2, Chipset AMD 780L, Socket AMD AM3+ - BOX

Fonte RAIDMAX 500W 80Plus, RX-500AF

Memoria DDR3 Markvision 4GB(1x4GB) CL9 1333MHz DDR3 BMD34096M1333C9

Processador AMD FX-6300, Socket AM3+, 3.5ghz, 14MB Cache, Six Core

Gravador LG GH24NS95 Sata

HD Western Digital 500GB Caviar Blue WD5000AAKX 7200RPM, Sata III 6GB/S, 16MB Buffer

Placa de vídeo: GTS 250 1GB 256Bits DDR3

Ele trava nos jogos, será que esta fonte não está aguentando? Já verifiquei memória, HD...todos os componentes funcionando inclusive a placa e processador (coolers, etc).

Atualmente não tenho outra fonte para realizar um teste.

Agradeço qualquer ajuda, obrigado.

Postado

Olá! seu pc não tem alto consumo, mas mesmo assim sua fonte não deve entregar a potência rotulada. Já verificou a temperatura dos seus componentes?

Postado

Ele trava nos jogos, será que esta fonte não está aguentando?

Melhor review de sua fonte até o momento:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=6u5WofQVXD4]Raidmax RX500AF - YouTube[/ame]

É decente, se for vista como sendo de 420W como de fato é. O que já faz aguentar a configuração com excesso de folga.

Passos para computador travando:

1 - Estabilizador

Tirar o estabilizador se tiver algum. Computadores e eletrônicos modernos não devem ser ligados em estabilizador de tensão.

2 - Verificar memória

Para computadores modernos com Windows 7 ou Windows 8 basta digitar mdsched no Pesquisar, dar Enter e seguir as instruções.

3 - Fonte

Teste o computador com outra fonte, que por melhor que seja pode sempre estar sujeita a algum defeito.

4 - HD

Verifique a saúde do HD com o programa Crystal Disk Info ou HD Tune.

5 - Windows

Drivers mal comportados, vírus e malware também podem causar travamentos ou telas azuis.

6 - Placa-mãe

Examine atentamente se há capacitores estufados ou vazados na placa-mãe.

Isso é raro em boas placas-mães modernas, mas muito comum em placas

antigas com anos de uso.

7 - Verificar capacitor estufado em placa gráfica. Também testar com outra placa gráfica. Olhar temperatura máxima atingida no programa Furmark ou OCCT.

Postado

Olá, segue resultados dos testes que realizei.

1 - Estabilizador: Não uso. É ligado ao filtro de linha, que está ok.

2 - Verificar memória: mdsched não encontrou nenhum problema na memória.

3 - Fonte: ainda não testei com outra fonte.

4 - HD: HDTune não encontrou nenhum problema com o HD.

5 - Windows: Realizei um scan e nada foi encontrado.

6 - Placa-mãe: Nenhum capacitor estufado ou algum tipo de defeito físico.

7 -Placa gráfica: quanto ao físico da placa tudo parece ok, fiz os testes com o OCCT da GPU no burn mode e ela chegou aos 95°.

Seria esta temperatura o problema? Ao esquentar estaria forçando o desligamento da máquina?

Aconteceu enquanto estava sem jogar agora e por duas vezes o monitor ficou "sem sinal" como se o cabo tivesse sido removido, já testei o cabo HDMI também e está ok.

Acredito que a placa esteja com defeito visto que a fonte da conta da minha configuração. Usava esta placa no pc antigo da minha assinatura e não tinha este tipo de problema.

A imagem é da temperatura em modo normal, sem jogos ou outro aplicativo rodando.

temptest1.jpg

Em tempo,

estou em dúvidas quanto a placa de vídeo e fonte que nesse exato momento começou a emitir um chiado e depois de uns 5 minutos parou.

Em tempo,

a fonte agora começou com um chiado anormal, fraco porém não estava acontecendo antes, vou acionar a garantia.

Postado
Segue o teste do OCCT onde mostra 94° no TMPIN0 (2) (se refere a qual componente?

Está normal?

Sem_t_tulo.jpg

Parece ser temperatura da VGA. Curioso que tenho também aqui uma GTS250, da EVGA, que chega no máximo a 77º. Muitas placas suportam 90 - 105 no máximo. Pode ser o motivo do seu travamento. Essas placas saem de fábrica priorizando o silêncio, ou seja, com a ventoinha numa rotação mais baixa. O usuário pode alterar a definição padrão e modificar a curva de rotação, colocando por exemplo a ventoinha em rotação máxima quando a placa estiver com 60% de uso.

Postado

Sua placa está esquentando demasiadamente, anormal amigo.

Põe mais potencia no cooler dela como o amigo Kayke falou e troca sua fonte por uma de 500W para o PC rodar bem suave.

Espero que em todos estes esquentes, sua placa de vídeo já não tenha estragado

por força-la ligando novamente após reinicio.

Postado

Olá,

sem resultados com o aumento do cooler da placa também.

Acredito que ela passou dessa pra melhor, agora nem precisa mais entrar em jogos para "congelar" tudo, quando ligo o monitor na placa da a mensagem de sem sinal no monitor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!