Ir ao conteúdo

Windows 7 congelando no Dell Inspiron N4030

Psycopata

Posts recomendados

Postado

Pessoal, a minha esposa tem Dell Inspiron N4030 com windows 7 64 bits.

Recentemente eu comprei um mouse para ela e coincidentemente o windows passou a congelar. O Mouse em questão era um Microsoft Wireless 1000. Pensei que fosse o mouse, troquei o mouse e o problema persistiu.

Porém, percebi que o computador congela mesmo quando não há nenhum mouse ou dispositivo USB conectado.

O travamento acontece de forma aleatória. Às vezes navegando na internet, às vezes, em repouso mesmo.

Já tentei formatar o computador, já tentei restaurar aos padrões de fábrica mas o problema persiste.

Um fato interessante é que antes de instalar qualquer mouse USB (assim que o mouse é plugado, o windows instala os drives) o computador apresenta um funcionamento normal.

Instalei o Linux nele e o problema também se manifesta. E da mesma forma: se não pluggar nenhum mouse USB, o linux não trava; se utilizar algum mouse USB o Linux trava.

Com essa observação, eu acredito que o problema seja o hardware da Dell: as portas USB devem estar com um problema OU o firmware da Dell tem algum bug - o que pode ser, até porque esse computador não da boot pelo USB, mesmo quando configurado no BIOS.

Não é um cenário muito consolador, e como a garantia do produto expirou, a Dell gentilmente me disse: se *****. Logo, terei eu que resolver isso.

Então a minha estratégia é a seguinte: eu preciso de um software que monitore e log o computador, para que quando ele congelar, eu acesse esse log, analiso-o, e tomo alguma providência, como por exemplo, solicitar à Dell que tome alguma providência ou acionar o PROCON alegando vício no produto.

Qual software eu poderia utilizar para fazer esse monitoramento? Eu preciso saber o instante anterior ao travamento. Pode ser um dump de memória, qualquer interação de hardware, como um string ou comando USB mal formado, um driver que está com problemas. Qualquer informação que me de um direcionamento sobre o que realmente pode estar causando o problema.

E aproveitando, um software bom de diagnóstico de hardware. Esse pode ser em windows ou linux.

Não sei se cabe aqui uma observação, mas: a Apple possui um ciclo de vida para seus produtos de 10 anos. Mesmo quando o produto saiu da garantia, a Apple presta assistência. Na Dell, o produto saiu da garantia e a Dell me "orientou" a procurar um técnico de minha confiança. Diante disso, vocês imaginam quando eu vou comprar um outro produto da Dell, né! NUNCA. Hoje estou no meu 3º Macbook, sendo os outro dois, o Unibody mid-2009 está com a minha irmã e o MB Preto Mid 2008 está sendo utilizado pela minha mãe. Esse último, se tiver problemas, a Apple presta assistência. Quando comprei o Dell, deveria ter aberto a carteira e comprado um Apple.

Postado

Olá amigo,

Se você tiver usando Windows ele já tem um log assim. Você pode ver ele através do Visualizador de eventos do Windows.

No campo de busca do menu iniciar digite eventvwr.exe + enter que vai abrir.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!