Ir ao conteúdo

Controlando um cascateamento de MUITOS shift registers

manoeva

Posts recomendados

Postado

Pessoal boa tarde!

Estou com dúvidas à respeito do controle de um cascateamento de 15 shift registers 74HC595 com um microcontrolador PIC18f2550, estou querendo controlar 120 leds (15 shift registers x 8 bits). O esquemático é o clássico, eu o fiz no proteus, jumpeei toda a alimentação positiva de cada shift register em 5VCC, e também fiz o mesmo no pino negativo no negativo da fonte; Também interliguei todos os pinos do clock, e todos os pinos do latch, e o pino do estouro interliguei com o shift register seguinte, ficando o pino data no primeiro shift register, assim utilizei somente 3 pinos do meu microcontrolador Eu somente estou com dúvida antes de montar a PCI se o meu microcontrolador e o circuito em si vai aguentar toda esta carga no circuito, vocês podem me ajudar?

Obrigado às almas caridosas que me ajudarem lendo e respondendo!

Postado

Primeira coisa, poste aqui o que que vai estar ligado em cada pino do seu 74HC595, isto é, como você vai excitar os leds, pois lembre-se de que existe um limite de corrente por pino E TOTAL que pode circular pelo 74HC595.

Paulo

Postado

aphawk, o esquemático que bolei foi este, o problema é que ele é muito grande, então eu coloquei somente 5 shift registers, então é só continuar o padrão do cascateamento com os demais até o 15° shift register (colocando o led e o resistor em cada pino da saída)

tessrr.png

Pergunta: Será que consigo acender todos os 120 LEDs de uma vez sem multiplexá-los?:wacko:

Postado

Ok, vamos aos cálculos....

Do datasheet do CI, vemos que a corrente máxima de VCC ou de GND é de 70ma, portanto se voce pretende acender simultaneamente 8 leds no mesmo CI, tem de dividir a corrente pelos 8.... Um valor aproximado para cada Led é de 8mA .

Agora, supondo que você irá usar leds vermelhos, com tensão de 1.8 volts, vamos calcular cada um dos resistores de seus respectivos Leds :

R = (vout-vled)/Iled = ( 5-1,8)/0,008 = 3,2/0,008 = 400 ohms.

Assim, eu usaria o valor de 390 ohms, pois deixei um pouquinho de folga na corrente .

Agora, vamos supor que com todos os leds acesos, você consome 70mA para cada CI, vezes 15 CIs = 1050 mA.

Ou seja, se você usar um 7805 ele vai estar no limite, e vai esquentar bastante....

Quanto à sua pergunta, sim, você consegue acender todos sem multiplexar, desde que sua fonte possa fornecer no mínimo 1A, e idealmente pelo menos uns 1,5 A .

Paulo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...