Ir ao conteúdo

Problemas Placa mãe-Processador

Matheus Dias

Posts recomendados

Postado

Novamente venho pedir ajuda, da ultima vez foi falado que o problema era com a fonte, mas não resolveu meu problema, peço ajuda novamente agora (sou meio iniciante em relação a hardware):

Comprei um processador i7, como eu prefiro comprar peça por peça do meu PC, chamei o técnico de confiança, ele aumentou a memória RAM (para um slot de 8GB), checou a fonte e placa mãe e disse que estava tudo OK, porém quando ele colocou o novo processador, o computador simplesmente "não ligou"... Ele chegava a iniciar, mas logo depois desligava.

Quando colocamos o i3 (processador antigo) o computador funcionou perfeitamente.. Alguém tem alguma sugestão??

Detalhes:

Placa Mãe: Intel Hunter Cove DH55HC

Processador novo: Intel Core i7-870 2.93GHZ/8M/89B

Memória RAM: 8GB

Memória Física Disponível: 5062MB

Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 550Ti

Preciso comprar uma placa mãe nova e um processador i7 novo de socket 1155??

Valeu

Postado

Atualização de BIOS talvez,vi no site da intel que dependendo da revisão do processador precise de uma BIOS mais recente.

http://processormatch.intel.com/CompDB/SearchResult.aspx?BoardName=DH55HC

Estranhamente lá no site diz que a placa suporta duas revisões deste 870,mas o modelo destes 2 é igual.

E esse tecnico fez um erro sofrivel aí,deixou sua RAM em single channel,que é bem lento,o certo é colocar 2x4GB.

Depende tambem de que fonte você está usando,não somente a potência dela,mas o modelo.

Postado
Atualização de BIOS talvez,vi no site da intel que dependendo da revisão do processador precise de uma BIOS mais recente.

Estranhamente lá no site diz que a placa suporta duas revisões deste 870,mas o modelo destes 2 é igual.

E esse tecnico fez um erro sofrivel aí,deixou sua RAM em single channel,que é bem lento,o certo é colocar 2x4GB.

Depende tambem de que fonte você está usando,não somente a potência dela,mas o modelo.

Se a ideia do colega acima não resolver, verifique a revisão da placa mãe, pois ali no site tem especificações de revisão para este processador. E cuidado com os técnicos "de confiança", pois precisa um pouco de prática e pesquisa hoje em dia (antigamente era mais simples montar um conjunto, hoje existem vários detalhes que podem travar sua configuração).

Postado

Se a ideia do colega acima não resolver, verifique a revisão da placa mãe, pois ali no site tem especificações de revisão para este processador. E cuidado com os técnicos "de confiança", pois precisa um pouco de prática e pesquisa hoje em dia (antigamente era mais simples montar um conjunto, hoje existem vários detalhes que podem travar sua configuração).

Certo, então vocês recomendam que eu realmente atualize a BIOS para uma versão mais recente?

Eu realmente não entendo quase nada em relação a hardware, e quanto a memória RAM, vou verificar isso...

Baixei o EVEREST para checar a minha verão de BIOS e é essa: TCIBX10H.86A.0027.2009.1119.1517 segundo o programa a bios é de 2009, eu lembro de ter perguntado se não era a BIOS quando ele tentou instalar o processador e a memória RAM, pois um amigo me disse que poderia ser isso mas o técnico falou que é arriscado atualizar a BIOS, por isso tive medo.

Outra coisa que li em um site agora a pouco é que poderia ser a pasta térmica, isso é verdade ou não faz diferença no caso?

Abraço

Postado

Não é arriscado desde que não falte energia no processo,como cortar a energia etc,aí irá corromper a BIOS se estiver durante o processo de atualização,e só regravando o chip de BIOS ou substituindo o mesmo em lojas especializadas.

Já atualizei BIOS muitas vezes na minha DG41RQ da Intel e não deu problema.

Mas no seu parece que a BIOS é 0027,a versão que o site diz que necessita ser compatível dependendo da versão da sua placa.Tem revisões dessa placa que aceitam o processador,a mais recente E70933-503 aceita sem precisar atualizar,as mais antigas(E70933-500/501/502) necessitam de pelo menos a bios 0027,mas você já possui ela segundo o programa,mas uma atualização para a mais recente enterraria esta dúvida.

Em vez tentar solucionar deste jeito você tem que testar este processador em outra placa mãe.

Postado

Eu testaria o update da BIOS, fazendo cópia de segurança da atual antes.

https://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&ProdId=3142&DwnldID=20725&ProductFamily=Desktop+Boards&ProductLine=Intel%C2%AE+5+Series+Chipset+Boards&ProductProduct=Intel%C2%AE+Desktop+Board+DH55HC〈=eng

Aqui diz que a versão da BIOS mais atual é a 0048, de 2011. Sendo a sua de 2009, mais antiga, talvez traga alguns benefícios na atualização, e o processador pode ser uma delas. Mas se for fazer, recomendo que procure alguém que já tenha feito, só por precaução. Apesar de ser um procedimento simples, algo malfeito pode inutilizar a placa mãe (ou pelo menos dar uma dor de cabeça em ir atrás de alguém para regravá-la).

Postado
Não é arriscado desde que não falte energia no processo,como cortar a energia etc,aí irá corromper a BIOS se estiver durante o processo de atualização,e só regravando o chip de BIOS ou substituindo o mesmo em lojas especializadas.

Já atualizei BIOS muitas vezes na minha DG41RQ da Intel e não deu problema.

Mas no seu parece que a BIOS é 0027,a versão que o site diz que necessita ser compatível dependendo da versão da sua placa.Tem revisões dessa placa que aceitam o processador,a mais recente E70933-503 aceita sem precisar atualizar,as mais antigas(E70933-500/501/502) necessitam de pelo menos a bios 0027,mas você já possui ela segundo o programa,mas uma atualização para a mais recente enterraria esta dúvida.

Em vez tentar solucionar deste jeito você tem que testar este processador em outra placa mãe.

Eu testaria o update da BIOS, fazendo cópia de segurança da atual antes.

https://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&ProdId=3142&DwnldID=20725&ProductFamily=Desktop+Boards&ProductLine=Intel%C2%AE+5+Series+Chipset+Boards&ProductProduct=Intel%C2%AE+Desktop+Board+DH55HC〈=eng

Aqui diz que a versão da BIOS mais atual é a 0048, de 2011. Sendo a sua de 2009, mais antiga, talvez traga alguns benefícios na atualização, e o processador pode ser uma delas. Mas se for fazer, recomendo que procure alguém que já tenha feito, só por precaução. Apesar de ser um procedimento simples, algo malfeito pode inutilizar a placa mãe (ou pelo menos dar uma dor de cabeça em ir atrás de alguém para regravá-la).

Certo, muito obrigado aos dois, vou testar esse processador em outra placa mãe e se funcionar perfeitamente vou atualizar a BIOS, provavelmente acabaria com o problema certo? Se isso não adiantar não tenho a mínima ideia do que fazer a não ser trocar a placa mãe e o processador, o que custaria muito mais dinheiro e daria muito mais dor de cabeça, tomara que o problema realmente seja apenas com a BIOS e não com o processador.

Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!