Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
cauan69

Termometro Digital com ICL7107

Recommended Posts

Alguem poderia me ajudar com este circuito,

Termometro_digital_com_algumas_mudan_s.jpg

não estou entendendo direito a parte que está o sensor 2N2222, O EMISSOR vai no pino 32 do ICL7107?? a BASE e o COLETOR SÃO INTERLIGADO E ligado ao Resistor de 47R?? Por que tem uma linha entre da BASE E O COLETOR ligado ao emissor?? Podem me tirar essas duvidas e falar a forma correta a serem ligados

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim a base é ligada ao coletor, ele eata servindo como um diodo, caindo só 0,6V se polarizado diretamente... E conforme a temperatura aumentaria a corrente de fuga quando reverso ou diminuiria a tensão das junções quando diretamente.

Não posso falar se ele é ligado no pina tal etc... porque eu precisaria ver internamente o ci como é o circuito. então de um jeito de estudar isso ai...

Compartilhar este post

Link para o post

Colega, a um tempo atrás tinha postado um material sobre o assunto na internet, mas por alguns motivos exclui. De fato, guardei em meu micro a cópia original, se te ajudar segue o esquema completo e testado, mais o layout para montagem, deve sanar a dúvida que "ficou em aberto". Não quero apoiar teu fracasso, por isso não deixe de estudar.

Esquema

Desenho Trilhas

Silk Superior

Silk Inferior

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
;6078625']Colega' date=' a um tempo atrás tinha postado um material sobre o assunto na internet, mas por alguns motivos exclui. De fato, guardei em meu micro a cópia original, se te ajudar segue o esquema completo e testado, mais o layout para montagem, deve sanar a dúvida que "ficou em aberto". Não quero apoiar teu fracasso, por isso não deixe de estudar.

Esquema

Desenho Trilhas

Silk Superior

Silk Inferior

Abraço.

Ali no Silk Superior e Silk Inferior são iguais mesmo??

Eu não entendi uma coisa, porque no Esquema eletrico tem varias ligações, e no layout tem apenas DOIS TRIMPOT multivoltas, o BOTÃO para teste, a ENTRADA PARA O SENSOR, e a ENTRADA PARA ALIMENTAÇÃO, onde é que ficam os resistores e capacitores mostrados no esquema eletrico??

agradeço desde já!

Olha meu circuito como ficou, eu fiz a fonte simetrica de 5V(utilizei o 7805 e 7905) na mesma placa do termometro e usei 2 entradas diferentes para o sensor(caso uma de problema),

t5z9.jpg

eu não usei trimpot multivoltas, tem algum problema isso??

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Por acaso o link ficou igual, corrigi o problema, pode verificar.

Se observar, no silk inferior você verá os demais componentes. Estão no formado SMD, 0805, por baixo. Reduziu o tamanho da placa, como pode ver nesta foto: LINK

Ficou legal, parabéns pela montagem. Não há problema, vai funcionar igual.

Compartilhar este post

Link para o post
;6078690']Não. Por acaso o link ficou igual' date=' corrigi o problema, pode verificar.

Se observar, no silk inferior você verá os demais componentes. Estão no formado SMD, 0805, por baixo. Reduziu o tamanho da placa, como pode ver nesta foto: LINK

Ficou legal, parabéns pela montagem. Não há problema, vai funcionar igual.

Este é o circuito da fonte simetrica q vou utilizar:yzr6.jpg

Ficou muito boa a sua, eu fiz com fibra de vidro tabem, mas vou ter q fazer outra pois não funcionou, fica desse jeito, os valores no display não ascende(no meu circuito esqueci de fazer a ligação do pino 32e35 que vão entre os trimpot, no circuito q eu estava vendo antes não parecia ter essa ligação) espero q esse seja o problema

20131102_161516_1_2.jpg eu usei display de tamanho maior(altura:3,5cm e largura:2,8cm), e apenas 3 display para mostrar os dados da temperatura, um exclusivo para apresentar os "°C"

Só tirando uma duvida, aquele J3 quer dizer que a BASE e o COLETOR são ligados no GND e o EMISSOR ligado no -5V??

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana. J3 é o conector para ligar o sensor fora da placa com dois fios, o desenho dele esta ali pois serve de referência, também pode ser soldado diretamente na placa, é opcional.

Compartilhar este post

Link para o post
;6078788']Bacana. J3 é o conector para ligar o sensor fora da placa com dois fios' date=' o desenho dele esta ali pois serve de referência, também pode ser soldado diretamente na placa, é opcional.[/quote']

Ahhh, então o transistor 2n2222 esta ali só para mostrar como q é ligado, meu amigo disse pra mim que era pra ligar o GND na BASE/COLETOR e o EMISSOR no -5V, então agora vou arrumar meu layout e segunda vou testar no protoboard pra ver se o layout q eu fiz funciona, estou fazendo este projeto para o TCC, muito obrigado pela ajuda!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz o circuito no protoboard e display estão mostrando em torno de 25,0°C, mas esses numeros não variam se eu colocar gelo ou ascender um esquero perto no sensor, e quando eu tiro os sensor os numeros continuam os mesmo (em torno de 25,0°C), e esses numeros aumentam um pouco quando eu ajusto o trimpot(estou usando um multivoltas). Você sabe o q de errado pode estar acontecendo, wse pode ser o ICL7107 ou algum outro componente???

20131104_190101_1.jpg

20131104_190011_4.jpg

Ficou assim a montagem, aqui a temperatura estava uns 19°C , mas os termometro marcava esse valor e mesmo tirando o sensor continuava assim, e ficava variando só entre 25

Compartilhar este post

Link para o post

Colega, se você seguir e ligar corretamente conforme o esquema deve funcionar.

Tudo que você precisar além disto esta no datasheet.

Nota: Este ci é um conversor AD, logo converte um sinal analógico em digital (decimal), os parâmetros são: entrada 0~200mV para uma exibição de 0~999/1000 nos displays. Tire suas conclusões.

Compartilhar este post

Link para o post
;6080230']Colega' date=' se você seguir e ligar corretamente conforme o esquema deve funcionar.

Tudo que você precisar além disto esta no datasheet.

Nota: Este ci é um conversor AD, logo converte um sinal analógico em digital (decimal), os parâmetros são: entrada 0~200mV para uma exibição de 0~999/1000 nos displays. Tire suas conclusões.

Meu circuito está certo, conferia varias vezes, não sei c é o CI q está com problema ou algum componente ou o protoboard(mas acho que não porque o protoboad é novo, esse termometro é o primeiro projeto que estamos montando nele)

Qual o tipo de Capacitor para usar, algum deles precisar ser com tensão alta???

E a potência dos resistores precisa ser de quanto, eu usei de 1/4W todos eles??

Compartilhar este post

Link para o post

"meu" amigo, raciocine um pouco.

1-Já te passei o esquema pronto!

2-Quanto ao CI já te disse como ele deve operar

3~4-Qual a maior tensão que podes porventura encontrar no circuito? Para os resistores use a lei de ohm.

Compartilhar este post

Link para o post

A maior tensão são os 5V(+ e -)Estou fazendo essas perguntas pois tenho que montar no protoboard e tirar foto para colocar no relatório do TCC, e ja montei e conferi tudo, o único problema que eu acho por não funcionar, apesar de ter comprado esses dias, é o CI

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais