Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ViniciusKruz

Dica de site - calculador de Timer

Recommended Posts

Esse site ajuda bem.

Mas acabei de adquirir a nova versão do CCS. A versão 5.013 e está recheada de novas opções.

Veja como é fácil habilitar o canal PWM. Nem precisa fazer conta para calcular a frequencia. O programa faz isso por você.

#include <16F628A.h>

#fuses HS,NOWDT,NOPROTECT,NOLVP
#use delay(clock=8000000)

#use pwm(OUTPUT=PIN_B3, TIMER=2, FREQUENCY=5000)

void main()
{
pwm_on();

pwm_set_frequency(10000);

pwm_set_duty_percent(500);

while(TRUE);
}

Caso uma frequência escolhida esteja fora da capacidade do hardware, tanto para baixo, quanto para cima, o compilador te informa com uma mensagem.

Tem muita coisa legal nessa nova versão....

Falou

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda estou usando a versão 4 rsrs. Já acho essa IDE muito boa, porém tem muitas coisinhas que se eles fizessem ficaria melhor, por exemplo apontar erros básicos como por exemplo variável que nunca é usada, ou nome inválido, checagem do código digitado... enfim... são coisas que o Visual Studio deixa agente viciado rsrs. A propósito, sabe me dizer o valor dessa licença da versão 5? a minha versão 4 é "genérica" e eu gostaria de adquirir uma original.

A propósito, gostei da forma como o CCS criou o PWM por software, realmente muito interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

Todas essas pendências que você informou, foram adicionadas na nova versão.

Ele está caminhando para ficar igual o Visual Studio mas ainda falta um longo caminho.

Agora o CCS te indica erros durante a digitação do código, mostra várias mensagens que ajudam a diagnosticar problemas.

USB driver/library foi atualizada para criar um sistema que contenha tanto uma conexão CDC quanto uma HID AO MESMO TEMPO. Não sei extamente como isso funciona na prática. Mas já é uma coisa para eu brincar mais tarde.

As novidades podem ser conferidas aqui:

http://www.ccsinfo.com/content.php?page=version5_info&navcode=/fpbVer5

Ela custa $600 na versão FULL com todos os addons. Tem versões mais em conta que chegam a $250. E há a versão para estudante que se não me engano custa $50 mas é limitada a somente 1 PIC à escolha do freguês e cada PIC adicionado custa $2.5 se não me engano.

A propósito, gostei da forma como o CCS criou o PWM por software, realmente muito interessante.
Cuidado com essa frase pois ela tem duplo sentido. Sim, ficou legal como o CCS configura o PWM. Esse PWM que postei é por hardware e não software. Vou dar uma olhada mais tarde, caso tenha tempo, se ele melhorou no caso de criar as interrupções.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais