Ir ao conteúdo

Quantos Amperes de pico uma bateria de carro Tem?

mroberto98

Posts recomendados

Postado

Este manual é de um respeitado fabricante de no-breaks falando justamente de baterias.

As baterias são seladas reguladas por válvulas, mais com relação a isto não muda muita coisa pois eles também são do tipo chumbo ácidas e funcionam com base na mesma teoria.

http://www.rta.com.br/arquivos/Manual-Baterias-Rev.01.pdf

Considere que neste caso a corrente de curto-circuito das automotiva seja até maior, pois as automotivas foram justamente projetadas para proverem correres elevadas, adequadas à partida dos motores. Seus bornes são mais reforçados e tal.

Eles citam a corrente de curto-circuito no momento em que ocorre o curto-circuito e em regime de 1 minuto:

Bateria de 12V por 65AH, modelo DJM1265 = 2197A, depois de 1 minuto= 315A

Bateria de 12V por 150AH, modelo DJM12150= 4696A, depois de 1 minuto = 853,5A.

Estes valores não são exatos, pois como sabemos, as baterias funcionam com base em reações químicas que variam de intensidade dependendo de milhares de fatores. Não são reações exatas. Então cada marca de bateria vai variar um pouco para mais ou menos estas correantes.

Contudo é isso que ocorre durante um curto-circuito.

Postado

Interessante isso, é que eu tava pensando, como é que conseguem ter 2, 5, 10 mil watts de potencia em amplificadores em carros.... Embora eu nunca ter ouvido ABSOLUTAMENTE NENHUM que desse isso sem distorçao.. Aí eu estava pensando.. No pico do audio, no pivo de consumo da corrente, pela resistencia interna da bateria a tensão cairia... Mas o que eu queria saber é uma ideia de como isso cai, a resistencia interna delas...

então essa de 65Ah deve ter por volta de 0,005 ohm de resistencia para limitar em 2200A no curto...

Postado
Interessante isso, é que eu tava pensando, como é que conseguem ter 2, 5, 10 mil watts de potencia em amplificadores em carros.... Embora eu nunca ter ouvido ABSOLUTAMENTE NENHUM que desse isso sem distorçao.. Aí eu estava pensando.. No pico do audio, no pivo de consumo da corrente, pela resistencia interna da bateria a tensão cairia... Mas o que eu queria saber é uma ideia de como isso cai, a resistencia interna delas...

então essa de 65Ah deve ter por volta de 0,005 ohm de resistencia para limitar em 2200A no curto...

Existem amplificadores que dão uns 30kw pico e uns 16Kw contínuos. Não é mentira.

Mas não é em 12V. Estes amplificadores são alimentados em alta tensão, com 16 baterias em séria, dando uns 192V.

16000 watts dividido por 192V = 83,33A que dividido por 10 mosfets em paralelo dará 8,33 amperes para cada um. São amplificadores classe D

Estes amplificadores são full bridge, não usam fonte simétrica.

É uma fonte simples de 192V = 16 baterias em série.

Já na prática a potência de áudio média média durante o tempo de uso não ultrapassa 4000 watts.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!