Ir ao conteúdo

Fonte de alimentacao

Queiros19

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou pensando num pequeno projecto para a minha bancada

Quero fazer uma fonte de alimentacao (1Ampere chega) mas com uma particularidade, quem escolhe a tensão de saida é um micro controlador ligado a um PC por comunicacao, eu preciso de desenvolver a parte electrnica porque a de softwar sera fácil penso eu.

Eu pensei no esquema do LM317 em que consiga trocar externamente o valor das resistencias, alguem sabe como o fazer?

Postado
Qual a referência desse IC? Quero ver se encontro na minha cidade

Obrigado

Não sei te falar, peguei como exemplo. Porém é um potenciômetro digital de 10kohms com essa descrição o vendedor poderá te informar qual ele tem. Uma sugestão, anote primeiro o nome do CI que ele tem, veja as características dele e depois compre, normalmente vendedor não costuma entender muito desses assuntos não.

Postado

Ou também um jeito mais simples é, pegar a palavra binaria e converter em uma tensão analogica. Pegar essa tensão e comparar com a saida, gerando uma realimentaçao para o ci lm.

Postado
Para o crcuito do LM317, teria de utilizar dois IC destes.

Um para cada resistecia de ajuste

porque 2 Cis?

é uma tensão fixa em 5v e a outra é a tensão variável que você quer.

Postado

eu não faço ideia com que nome se pesquisa isso, para fazer isso da pra fazer com simples transistores.. Mas eu teria que projetar... Ou desenhar o modelo para você... Se der eu desenho..

porque 2 Cis?

é uma tensão fixa em 5v e a outra é a tensão variável que você quer.

confirma com ele mas acho que ele quis dizer que teria que regular 5V para esse ci controlar o outro regulador principal de tensão maior..

Embora pelo baixo consumo da pra fazer com zener e resistor.

Postado

sim, teria de ter 5volt para alimentar o CI que por sua vez iria controlar o outro CI, tambem terei de ter 5V para o microcontrolador por isso isso nao a problema.

mas como faria com a sua solução? gostei do que disse, poderia desenvolver mais?

Postado
sim, teria de ter 5volt para alimentar o CI que por sua vez iria controlar o outro CI, tambem terei de ter 5V para o microcontrolador por isso isso nao a problema.

mas como faria com a sua solução? gostei do que disse, poderia desenvolver mais?

como o mroberto98 dá pra fazer com um zener grampeando a tensão em 5v

Provavelmente você está usando um transformador, então pra alimentar o Ci e o microcontrolador você pode fazer assim

zener_regulator.png

Postado

para regular a tensão prefiro utilizar o 7805 que faz tudo direitinho sem me preocupar com nada, mas obrigado pela dica (:

eu preciso mesmo é de arranjar maneira de alterar a resistencia para por no LM317 ou tentar seguir a dica que o nosso amigo mroberto98 deu

Postado

amigo, pode pesquisar por conversor digital analógico

existem vários tipos... tem os que você pode fazer e os comprados ai vai um link sobre os dois

a vantagem dos que você pode fazer é que a tensão de saída pode ser maior que 5V da alimentação do seu pic, basta o amplificador operacional estar alimentado em uma tensão maior

já a dos comprados é que eles usam no máximo 2 ou 3 pinos para se comunicarem, enquanto os feitos pode usar até 12 dependendo da resolução

pesquise por DAC's

http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/21897a.pdf

http://www.poli.br/~marcilio/Sistemas%20Digitais/2o%20Exercicio/Conversor%20DAC%20(Bom).pdf

flowwww

Postado

Tem mas é PWM e nao queria utilizar, gostaria mesmo de saber mais sobre isso da palavra binaria

Mister nintendo, no su segundo pdf, o esquema que eu conhecia era o da pagina 5 e é esse que quero montar, mas falta-me saber como faco a parte que me aumenta a corrent para 1A (mais u menos)

Postado

o que vai sair do seu micro vai ser uma palavra certo? Ela que vai definir a tensão de saida. Pode ser de 4 ou 8bits... 8bits você tem mais precisão na tensão (maiores niveis diferrnte)...

você vai pegar essa palavra e converter para analogica com apenas resistores ja dá. Se quiser por um operacional para aumentar a corrente pode.. Assim você poderia ter qualquer nivel de 0V à 5V. Ai você compara com a saida e realimenta para o ci em tensão, não resistencia. Ainda nem tive tempo de desenhar... Depois posto o modelo.

Postado

Tanto quanto percebi até posso por 15bits aumentando o número de resistências

Mas depois eu pego nesse sinal e faço o que? Ele só deve ter uns 50 ou 100mA e eu queria aumentar para 1A ou 2A

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!