Ir ao conteúdo

1090t + h50 - Não consigo passar de 3.6ghz

zite

Posts recomendados

Postado

Processador: HexaCore AMD Phenom II X6 Black Edition 1090T, 3200 MHz (Turbo: 3600 MHz)

placa-mãe: Asus M4A87TD/USB3

Memorias:

2X2 OCZ Reaper 2133Mhz 9-10-9-30 (OCZ3RPR2133C9LV4GK)

2X2 OCZ Reaper 1600Mhz 6-8-6-24 (OCZ3RPR1600C6LV4GK)

Eu tinha esses 2 combos de memória e testei botar eles juntos e funcionou, então estou rodando com 8 gigas de RAM a 1600Mhz, e a 9-9-9-24 (no modo automático) e 1.65v

VGA: Geforce GTX 660 Ti

Fonte: Corsair 850w

Sistema de Refrigeraçao: Corsair H50 no CPU, + 8 Aero Cool coolers de 14 e 12 distribuidos pelo gabinete (2 laterais pra dentro, 2 em cima pra fora, 1 embaixo pra dentro, 1 atrás pra fora, 2 na frente pra dentro)

Temperaturas CPU: 48 Graus +-

Processador: 40 graus no windows e internet. 55-60 graus jogando. 60-64 graus sob stress. (os programas mostram a mesma temperatura para os 6 cores)

Temperaturas GPU: 42 Graus +-

Então, eu estou tendo problemas com este processador desde que o comprei (em 2010). Atualmente eu queria fazer um O.C. para 4.0ghz pois eu vi em diversos foruns e videos na internet as pessoas chegando a esse clock com muita facilidade e muito rápido usando o 1090t, mas por algum motivo eu não consigo ultrapassar 3.6ghz, e eu só consigo subir o multiplicador (pelo bus da o mesmo problema) para 3.6 e manter estável se eu subir a tensão pra 1.48w (o que faz rodar no CPU-Z entre 1.44w e 1.47w). Se eu boto a tensão abaixo disso, como por ex 1.45w da BSOD se eu começar a jogar ou stressar o PC. O mesmo ocorre com 3.7ghz, mesmo na tensão a 1.48w, eu testei em 1.50w também, e da BOSD sob stress, em 3.8ghz da BSOD antes de inicializar totalmente o windows. Passei 2 dias fazendo diversos teste e não consigo de jeito algum contornar esse problema.

Atualmente estou mantendo a 3.6 GHZ com 18x 200mhz, e esta super estável com 1.48w, levando em conta que o Turbo do processador é 3.6 não faz sentido precisar aumentar a tensão pra ele rodar nessa velocidade.

Outro sério problema é a temperatura, esta alta demais, mesmo com o water cooler em cima dele. Eu jogo e o processador passad e 60 graus.

Mantive CPU/NB Frequency a 2600mhz e HT Link Speed a 200mhz, estável.

Então esse é o meu OC atualmente, eu sou iniciante em OC mas vi muitos videos e li bastantes foruns gringos sobre o 1090t e nào encontrei ninguem tendo essa dificuldade que eu estou tendo. Então vim aqui pedir socorro hehe, espero que eu esteja fazendo algo errado para conseguir subir esses clocks.

btw: Esse OC esta com o Turbo desligado, CPU Spread Spectrum desabilitado, CPU/NB Freq 1.3000w, Multiplicador 18x300mhz (3600mhz), CPU Freq 1.48w, Ram 1600mhz. Tudo estável.

Peço ajuda para tentar subir esse clock e se possível diminuir a temperatura.

Obrigado.

Postado

Bem vindo ao clube dos X6 "fraquinhos" de overclock. Tenho um 1100T e não consigo estabilidade acima de 3700 MHz (1.48 v para esse clock). Ele consegue funcionar por algum tempo até 4.2 GHz com 1.55 v, mas com um minuto de prime ele dá BSOD.

Postado

Abaixa um pouco o CPU/NB... Deixa ele em 2200 MHz... Só vale a pena aumentar o CPU/NB se você usa SSD ou RAID. Digo por experiência própria. Os seus BSOD's acredito que está ocorrendo pela alta frequência do CPU/NB.

Obs.: O meu ex-Phenom II X6 ficava bem mais estável quando habilitava o Spread Spectrum...

Olha meu over com o X6 com a minha atual motherboard:

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1336678

Olha o máximo que consegui com o X6 numa M4A88TD-V EVO/USB3:

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=2857708

Boa sorte!

Postado

Opa!

Coloco a frequência da NB em 2.6 GHZ. Acima disso fica instável e abaixo disso não permite que o CPU vá alem do overclock atual. Uso SSD e RAID, mas o clock da NB está mais relacionado a memória RAM, não?

Deixo a o HT em 2.6 GHZ, padrão da MB. Nunca tentei diminuir o HT, isso influencia?

Postado

Se entendi corretamente o tópico de configuração de tensões da AMD do CdH, realmente o NB está relacionado ao controlador de memórias, mas também ao Hyper Transport...

Tensões do Processador:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Entendendo-Todas-as-Configuracoes-de-tensão-da-placa-mãe/1985/2

Tensões do Chipset:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Entendendo-Todas-as-Configuracoes-de-tensão-da-placa-mãe/1985/3

Por isso, comentei que deixava o NB e o HT Link baixos (2000 MHz) e fazia o possível para aumentar o clock sempre no multiplicador. Por exemplo, Bus Speed 205MHz * Multiplier 20 = 4100 MHz... eu tinha grande facilidade de deixar nesse clock com uma tensão baixíssima 1,35v... Vide link: http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1336678

Boa sorte!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!