Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2x2GB + 2x4GB vs Asus PX58D-E - Dual / triple channel


Toxicstrike

Posts recomendados

Buenas.

Estou com um par de memórias kingston ddr3 1333hz 2gb. Totalizando 4gb.

Preciso dar um upgrade para 8GB. Penso em comprar dois pentes de 4gb cada.

A principio eu tiraria o par 2x2gb e deixaria somente o par de 2x4gb.

Mas andei pensando, e aí que entra minha dúvida, se posso deixar os dois pares diferentes ao mesmo tempo? (tendo a mesma frequência)

Pois assim eu ficaria com 12gb de ram..

Ex:

A1 e B1: 2x4gb

A2 e B2: 2x2gb

Os pares tendo frequencia igual mas capacidade diferente... estragaria o dual channel?

Meu processador é uma i7 930, e minha mother é uma Asus PX58D-E que suporta até 24gb em tri-channel.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais importante é você manter todos dos bancos de memoria com a mesma capacidade.... Como você diz que possui uma placa mãe Tri-channel, você pode instalar as memorias na seguinte configuração...

Os 2 pentes de memoria de 2GB você coloca em um canal , os 2 pentes de 4GB você coloca nos dois canais restantes( um pente em cada canal) assim você poderá usar e triple channel .... e ainda manter os 12GB....

O que eu falei só vai funcionar se a placa mãe tiver 2 slots por canal... e 6 slots no total...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, a minha placa mãe é divida em 3 pares:

a2

a1

b2

b1

c2

c1

cada par é um canal, isso?

Deixa eu ver se entendi, tu sugeres que eu use assim:

2gb a2

2gb a1

4gb b2

vazio b1

4gb c1

vazio c2

Ouvi dizer que para usar dual channel teria de ter uma em cada canal.. sendo assim ficaria:

2gb a2

4gb a1

2gb b2

4gb b1

vazio

vazio

O que tu acha?

edit: Ou o que tu tá dizendo é que é possível fazer tri channel mantendo a mesma capacidade em cada canal, mesmo sendo com pentes diferentes? Se for assim, realmente a tua sugestão é melhor.. abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, a minha placa mãe é divida em 3 pares:

a2

a1

b2

b1

c2

c1

cada par é um canal, isso?

Deixa eu ver se entendi, tu sugeres que eu use assim:

2gb a2

2gb a1

4gb b2

vazio b1

4gb c1

vazio c2

Ouvi dizer que para usar dual channel teria de ter uma em cada canal.. sendo assim ficaria:

2gb a2

4gb a1

2gb b2

4gb b1

vazio

vazio

O que tu acha?

edit: Ou o que tu tá dizendo é que é possível fazer tri channel mantendo a mesma capacidade em cada canal, mesmo sendo com pentes diferentes? Se for assim, realmente a tua sugestão é melhor.. abração

Eu sugiro assim.. como você mesmo citou... Assim você conseguirá usar o triple channel..

2gb a2

2gb a1

4gb b2

vazio b1

4gb c1

vazio c2

Nessa configuração a baixo você só conseguirá usar só dual channel...deixando de usar 1 canal...

2gb a2

4gb a1

2gb b2

4gb b1

vazio

vazio

A dica que eu passei funciona desde os tempos mitologicos do athlon xp o velho nforce2 , inclusive eu tenho um aqui que está com o dual channel ativado na seguinte configuração .... 2X 256mb no banco 1 e 1X512mb no banco 2 .... totalizando 1GB em dual channel...

Só não posso garantir 100% de compatibilidade entre as memorias e a placa mãe caso as memorias sejam de marcas( misturadas) e modelos diferentes... Hoje em dia é bem raro de ter incompatilidade, mas pode acontecer...Mas s testar, não terá como saber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!