Ir ao conteúdo

Problemas com Rede Doméstica

Nathanx

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, no momento estou precisando de ajuda para criar uma rede doméstica, isso porque os outros computadores que uso não enxergam o computador que criou o grupo.

Tem coisas que vejo que me deixam meio desconfiado não sei se tem alguma coisa haver.

* Uso um modem da oi velox, ligado a um roteador ligado a cabos que conectam aos demais pcs.

* Nós demais pcs aparece a mensagem (Atualmente não há grupos domésticos na rede).

* Em Central de rede e compartilhamento, logo abaixo da frase: *Exiba suas informações básicas de rede configure as conexões*, existe esse desenho assim exemplificado:

Usuario PC -- Rede -- Internet

(Este computador)

Só que o que me chama atenção é o fato de cada computador ter um nome de rede diferente no quesito rede. tipo um é rede, outro é rede 2 e outro rede 4.

Isso tem algo haver?

* Em mapa de rede consigo ver os outros computadores que estão ligados ao roteador.

Agradeço desde já a todos que puderem me ajudar.

Postado

1. é roteador com wireless ?

2. mudou a senha de configuração do roteador ?

3. mude o nome da rede no painel de controle, aba sistema, configurações do sistema, nome do computador. Todos tem que ter o mesmo nome, mas voce deve ter configurado a "rede domestica" para habilitar todos os serviços, isso em cada PC.

Por exemplo "workgroup" ( é default) ou "rede", pode ser qualquer nome.

Postado

Realmente ele é um router wireless, mas eu não estou usando ele sem fio, e sim com os cabos ligados do router para os pcs.

E não sei como verificar esse negocio de senha do roteador.

Desculpe sou meio leigo, pode me explicar como é? na verdade nem sei se ele tem uma senha.

a outra parte de configuração e mudança de nome dos pcs para o mesmo acabei de fazer.

Postado

você deve entrar no "prompt" DOS, no menu "iniciar" procure a janela "executar" e lá digite "cmd"( sem as "") na janela execute o comando

>ipconfig.

Vai aparecer o endereço do "gateway padrão", normalmente é algo como:

192.168.0.1

Sabendo o endereço IP do roteador na sua rede você vai no Internet explorer e aí vai digitar esse endereço lá na janela( onde aparecem o htpp://....etc etc)

Vai entrar no menu da configuração do roteador, lá você entra com o usuário "admin" e a senha em "branco".Procure onde dá para modificar a senha para entrar no roteador .

Normalmente está em "branco"( tipo ""), sacou ? você modifica para uma senha que você queira. O maior perigo está justo aí, pois se você deixar em"branco" qualquer pessoa entra na sua rede "wireless".

Feito isso você deve entra na aba da wireless, dá um nome para sua rede e coloca uma senha de acesso.

Dica: anote tudo para não esquecer, toda vez que você for colocar outro PC ou smartfone na rede wireless vai precisar dessa senha

Postado

Mas serio que é o melhor que devo fazer? porque eu estou usando os computadores conectados a cabo no roteador, o wireles não é para usar sem fio?

------------------------

De qualquer forma tentei o que você disse, mais falou que para eu acessar essa pagina do router dsl eu teria que usar um login e senha quais não tenho. existe forma de recuperar?

------------------------

Existe alguma forma de fazer um grupo domestico e ingressar os computadores apenas usando eles a cabo e não o wireless?

-------------------------

Tava vendo que preciso ter um nome de usuario e um dominio no computador, mas eu tento colocar um nome para o dominio.

Postado

Sim, pode fazer a rede usando as portas do roteador( com cabo RJ45).

Mas o problema da segurança do roteador wireless é sério, já que a banda fica aberta se não tiver nenhum tipo de senha.

1) qual é a marca e modelo do roteador?

2) qual é o seu fornecedor de internet ?

3) o login "default" deve estar no manual do rotedor, normalmente é admin e está em "branco". Se não conseguiu acessar é porque alguém já andou entrando e mudou a senha, nesse caso vai ter que resetar o equipamento.

4) não defina domínio, já que a rede será "doméstica". É bom você dar uma estudada no próprio site da Microsoft antes de definir cada um dos PC's

Postado

tava dando uma olhada naquele lugar que você me ensinou para mudar o nome do computador e foz isso, olhei realmente o site da microsoft e vi que em vez de usar dominio poderia usar grupo de trabalho e é o que fiz, agora tenho 2 pcs ligados, mais ainda falta um que ta ligado aos dois mais não esta utilizando a impressora, pelo que parece também tenho que instalar o programa da impressora nele, isso é verdade?

-----------

meu roteador é esse: d-link 802.11g/2.4ghz

Não tenho certeza de ainda ter o manual dele já que já é bem antigo era do meu pai.

Meu fornecedor de internet é a OI, uso o Oi velox.

------------

Mais praticamente já consegui quase fazer o que queria graças a você e a Deus, só preciso realmente entender se o programa da impressora precisa ou não estar instlado em todos os pcs. é que um deles consegue identificar a impressora do outro pc e utiliza-la, mas o outro pede o driver dela.

Postado

Ao instalar a impressora em um PC, você deve disponibilizar para a rede local e aí em cada PC da rede você deve instalar essa impressora, inclusive com o software completo dela.

Postado

Obrigadão PedraX consegui fazer o que queria agora todos os 3 pcs podem imprimir, no momento estou tentando compratilhar o scanner dela, so que pelo que andei pesquisando o scanner não pode ser compartilhado, so o de algumas impressoras mais modernas...

a minha é uma multifucional hp deskjet 4615, bem fraquinha, mais parece que talvez um programa chamado scanjet precision pro resolva isso.

Valeu Pedrax por me ajudar a terminar de instalar a rede domestica, suas informações foram valiosas, qualquer coisa pode contar comigo...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...