Ir ao conteúdo

Placa mãe Intel DG31PR com som muito baixo

psagostinho

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, fiz upgrade de placa num pc para uma placa da Intel,inclusive foi instalado win7 e antes era xp, e o som está com nível muito baixo, os drivers estão todos atuais, a placa de video é nvidia 210 de 1G ddr3 e o programa dela instalou drivers de audio junto com os de gráficos, nas configurações de audio está tudo a 100%. A dúvida que eu tenho é em relação ao conector do painel frontal, no gabinete não tem a saida para som na frente e no manual da placa não diz nada a respeito de jumpers para esse caso.

Nas placas mais antigas se usava jumpear esse conector se não houvesse saidas dianteiras, mas ai se não jumpeasse não saia som nenhum.

Sabem me dizer se é necessário os jumpers? Ou o som é baixo assim mesmo?

É uma placa Intel DG31PR com processador core2 duo E6550, 3G de ram ddr2 800mhz, placa de vídeo Geforce 210 1Gddr3.

Obrigado desde já.

Postado

Fala Agostinho!

Segundo seu depoimento, era pra que tudo estivesse funcionando ok. Pode ser que na bios a opção "Azalia Codec" esteja desabilitada ou talvez algo passou desapercebido no gerenciador de áudio do chipset (Realtek ALC888), sendo que o dispositivo primário esteja configurado para outros, como o dispositivo nVidia por exemplo.

Agora sobre o lance de jumpers, pelo que eu vi nas placas G31 que passaram por aqui, não creio que seja configuração por jumpers. Talvez descolando os drivers mais recentes da Realtek para High Definition Audio Codecs resolvam o problema:

http://www.realtek.com.tw/downloads/downloadsCheck.aspx?Langid=1&PNid=14&PFid=24&Level=4&Conn=3&DownTypeID=3&GetDown=false

É só aceitar o termo de responsabilidade e procurar pelo sistema operacional que está usando, assim como a versão (32 ou 64bits).

Pra finalizar, Agostinho, procure testar também os speakers em outro aparelho para certificar-se de seu funcionamento. É que eu tive uma experiência de som falhando recentemente e realmente o problema era o cabo do alto-falante que está parcialmente quebrado por dentro. O pior de tudo é a minha preguiça de repará-lo...uaehuaehaeuhaeuh!

Abraço!

Postado

Fala cabelo, beleza? É isso ai mesmo que gerou a dúvida, eu fiz recentemente uma outra máquina com uma foxconn com o mesmo chipset, o g31, e a situação era identica, gabinete sem som frontal, nada foi jumpeado, com placa de vídeo instalando drivers de audio mas nesse caso funcionou tudo normal, eu testei com tres fones de ouvido e as caixas também testadas em outro pc falam normal. Essa opção do Azalia codec não tenho no setup. Já instalei inclusive os drivers da realtek direto da intel, segundo o site são os mais recentes.

Essa placa é osso velho, to tentando atualizar a bios que é de 2007 e tem uma mais recente de 2010 pra ir eliminando possibilidade de problema, só que quem disse que atualiza? Nem pelo windows (da erro interno) nem pelo DOS com o Iflash2, nesse caso quando entro com o comando iflash2 /pf pr0069.bin, a máquina reinicia e não atualiza.

Tem mais alguma dica?

Postado

Bom dia Agostinho!

Essa placa é osso velho, to tentando atualizar a bios que é de 2007 e tem uma mais recente de 2010 pra ir eliminando possibilidade de problema, só que quem disse que atualiza? Nem pelo windows (da erro interno) nem pelo DOS com o Iflash2, nesse caso quando entro com o comando iflash2 /pf pr0069.bin, a máquina reinicia e não atualiza.

Estranho...será que a bios pertence a uma revisão diferente de sua placamãe? Isso é danado de acontecer em Gigabyte. Pode ser esse o motivo da BIOS não concluir o update.

É isso ai mesmo que gerou a dúvida, eu fiz recentemente uma outra máquina com uma foxconn com o mesmo chipset, o g31, e a situação era identica, gabinete sem som frontal, nada foi jumpeado, com placa de vídeo instalando drivers de audio mas nesse caso funcionou tudo normal, eu testei com tres fones de ouvido e as caixas também testadas em outro pc falam normal. Essa opção do Azalia codec não tenho no setup. Já instalei inclusive os drivers da realtek direto da intel, segundo o site são os mais recentes.

Realmente pelos múltiplos procedimentos que já realizou, Agostinho, não resta muitas suspeitas....maaaas, antes de condená-la de vez e pensar em por a mão no bolso para adquirir uma placa de som offboard, já tentou fazer um clear BIOS?

Por incrível que pareça, já aconteceu de faltar luz enquanto testava um PC "ximbica" que tinha aqui. Quando a energia foi restabelecida, o PC tava ok, mas não tinha som. Já "felizão" e cantando "cantigas de amor" em relação ao ocorrido, já contabilizava o preju matutando uma placa off entre "os versos bonitos" da qual eu recitava, daí veio a ideia do clear. Retirei a bateria por alguns minutos, recoloquei-a e liguei o micro...não é que voltou o som?

Bem, já que deve estar declarando "poemas" a respeito deste problema, Agostinho, tenta o clear pra ver o bicho que vai dar. Se falhar...ouvirá muitas canções do escorpião da carteira quando for pegar um placa de som.

Boa sorte aí, meu camarada! Abraço!

Postado

É isso mesmo cara, já to cantando funk de tão alegre, mas eu não fiz ainda o clear cmos, vou tentar, não vai custar mais do que uma placa off com certeza, hahaha, só rindo mesmo. E o que é pior, é uma toda poderosa "INTEL", que os caras se revoltam quando voce fala mal....

Beleza Cabelo, vou encerrar o tópico e tudo de bom pra voce cara...

Postado

Boa madruga...ou bom dia?

mas eu não fiz ainda o clear cmos, vou tentar, não vai custar mais do que uma placa off com certeza, hahaha, só rindo mesmo.

Podes crer, Agostinho! mas confio que o clear tem boas possibilidades em reviver o som de sua Intel...

E o que é pior, é uma toda poderosa "INTEL", que os caras se revoltam quando voce fala mal....

Putz, tem maluco fanboy de Intel a esse ponto?? Então peça aos doidos que reponham a sua placamãe, aehuaeheuahaeu! Epa! tenho aqui uma Intel G945 encostada também, troca aí, rapaziada!

É isso mesmo cara, já to cantando funk de tão alegre

Meu irmão....a revolta aí então tá bem pior que nos rebeldes da Síria! Brabo!!

Abraço Agostinho e tudo se resolva legal pra tu! (ou que algum "revoltadinho-puxador-de-calcinha" da Intel te arrume outra placa...)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...