Ir ao conteúdo

Algoritmo Pascal

FraanF

Posts recomendados

Postado

Não é tarefa de casa.

Não tenho noção de como fazer e quero uma ajuda!!

Faça um algoritmo onde se possa resolver o determinante de matrizes quadradas de ordem 2 ou 3. O usuário decidira a ordem da matriz desejada. Uma vez escolhido ele alimentara a matriz e em seguida aparecerá como resultado o determinante da matriz escolhida. Para resolver esse algoritmo use o PROCEDURE e FUNCTION. Ao longo do programa use um tipo de modulo para resolver o problema.

• Membro VIP
Postado
Não é tarefa de casa.

Não tenho noção de como fazer e quero uma ajuda!!

Faça um algoritmo onde se possa resolver o determinante de matrizes quadradas de ordem 2 ou 3. O usuário decidira a ordem da matriz desejada. Uma vez escolhido ele alimentara a matriz e em seguida aparecerá como resultado o determinante da matriz escolhida. Para resolver esse algoritmo use o PROCEDURE e FUNCTION. Ao longo do programa use um tipo de modulo para resolver o problema.

Olá.

Dá mesma forma que a sua outra postagem, precisamos que poste o que já conseguiu fazer, ok?. Tente... não tenha medo de erra... e poste aqui o seu código..

Em relação especificamente a esse algoritmo, tente fazer um mais simples... Por exemplo um programa que simplesmente lê uma matriz 2x2 e imprime essa mesma matriz na tela... não precisa, por enquanto, ser nada sofisticado. Poderia ficar mais ou menos assim:

Imaginemos que queira informa essa matriz:

2 7
5 8

No programa ficaria mais ou menos assim:

Insira os quatros valores da matriz 2x2
2
7
5
8

Matriz informada:
2 7 5 8

Obs.: Lembrando que esses dados DEVEM ESTAR EM UMA MATRIZ (um variável array de 2 coordenadas) e não em "quatro variáveis separadas". :D

Depois de pronto, vai modificando até ajustar os requisitos do enunciado... a medida que vai surgindo dificuldades, vai tentando resolver e, caso necessário, pode usar o fórum para tirar as dúvidas...

• 2 semanas depois...
Postado

Amigo. Esse seu caso aí envolve matemática.

Não sei bem explicar o que é determinante. Mas procure no Youtube: Como encontrar a determinante de uma matriz, lá eles explicarão melhor. Mas o programa é o seguinte:

program exemplo;
uses crt;
//biblioteca de vídeo, se tu tiver usando o dev pascal os comandos como gotoxy, clrscr só funcionarão com essa biblioteca definida. Obs: Apague esse comentário qundo for compilar.
var
matriz: array[1..2,1..2] of real;
determinante: real;

begin
writeln('A B');
writeln;
writeln('C D');
writeln('De os valores de seus respectivos locais');
Writeln('A:');
read(matriz[1,1]);
Writeln('B:');
read(matriz[2,1]);
Writeln('C:');
read(matriz[1,2]);
Writeln('D:');
read(matriz[2,2]);
determinante:= (matriz[1,1]*matriz[2,2]) + (matriz[1,2]+matriz[2,1]);
writeln('Resultado: ', determinante);
readkey;
readkey;
readkey;
end.

Esse aí foi o código para ver o determinante da matriz 2x2.

obs.: É de suma importância saber a diferença entra a matriz em uma programação e a matriz usado em cálculos matemáticos. Sem querer dizer nada com o Simom. É só pra alertar, pois eu confundi muito no começo! Qualquer dúvida, eu me garanto em Pascal.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Amigo. Esse seu caso aí envolve matemática.

Não sei bem explicar o que é determinante. Mas procure no Youtube: Como encontrar a determinante de uma matriz, lá eles explicarão melhor. Mas o programa é o seguinte:

uses crt;
//biblioteca de vídeo, se tu tiver usando o dev pascal os comandos como gotoxy, clrscr só funcionarão com essa biblioteca definida. Obs: Apague esse comentário qundo for compilar.
var

begin
writeln('A B');
writeln;
writeln('C D');
Writeln('A:');
read(matriz[1,1]);
Writeln('B:');
read(matriz[2,1]);
Writeln('C:');
read(matriz[1,2]);
Writeln('D:');
read(matriz[2,2]);
determinante:= (matriz[1,1]*matriz[2,2]) + (matriz[1,2]+matriz[2,1]);
writeln('Resultado: ', determinante);
readkey;
readkey;
readkey;
end.
program exemplo;

Esse aí foi o código para ver o determinante da matriz 2x2.

obs.: É de suma importância saber a diferença entra a matriz em uma programação e a matriz usado em cálculos matemáticos. Sem querer dizer nada com o Simom. É só pra alertar, pois eu confundi muito no começo! Qualquer dúvida, eu me garanto em Pascal.

Só uma pequena correção:

A cálculo da determinando é feito com "ad - bc" (e não "+").

Outra dica importante é para NÃO USAR READ, USE SOMENTE READLN.

Vejam mais sobre aqui:

Qual a diferença entre READ e READLN ???

Aproveito e sugiro algumas exemplos de modificações:

program exemplo_matriz_quadrada;
uses
CRT;
var
BEGIN
writeln('|A','B|':4); //:x = reserva x espaços a esquerda
writeln('|','|':5);
writeln('|C','D|':4);
//Obs.: coordenadas da matriz: coluxa x linha
write('A:'); readln(matriz[1,1]);
write('B:'); readln(matriz[2,1]);
write('C:'); readln(matriz[1,2]);
write('D:'); readln(matriz[2,2]);
determinante:=(matriz[1,1]*matriz[2,2]) - (matriz[2,1]+matriz[1,2]);
writeln('Resultado: ',determinante:0:2); //:x:y = formata com x=casas a esquerda, y=casas decimais
ReadKey; //arguarda uma tecla ser pressionada
END.

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!