Ir ao conteúdo

PC não liga se DVD for ligado com HD

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos.

Tenho um pc gigabyte ga-8vm800M, com 3 hds, um IDE de 40gb(porque por algum motivo os outros hds nao ligam direto sem um IDE), um Sata de 320gb e outro sata de 500gb. De uns tempos pra cá tinha sempre que formatar o hd IDE porque nao iniciava. Comprei outro HD ontem, um maxtor 40gb. Instalei o xp certinho e já tinha planos de formatar os outros 2 hds pra ficar td redondinho, então por isso passei a noite gravando uns filmes pra liberar espaço.

Meu DVD-r é um LGH58N, ele gravou bonitinho uns 20 filmes e depois começou a nao ler mais as midias virgens. Reiniciei o pc e voltou a gravar normal.

Hj pela manhã fui gravar mais filmes e ai o DVD nem mesmo era reconhecido pela Bios. Então troquei cabo flat, resetei bios, coloquei junto com o HD e nada, porém percebi uma coisa estranha:

Ao conectar o DVD-R no segundo slot sozinho ele é reconhecido, ao conectar o HD junto nenhum dos dois são reconhecidos. Se eu colocar só o HD sozinho no primeiro slot ele entra normalmente no XP (win 7 instalados só no Sata 500Gb), mas ao colocar o DVD-R, senha junto no primeiro slot ou no segundo como master o HD já não é reconhecido.

Já tentei ligar o inverso, DVD-r no primeiro slot e e HD no segundo, mas o mesmo acontece. Liguei meu HD antigo e ele é reconhecido porém não entra no sistema, até ai td bem, isso eu já sabia. Porém ao ligá-lo também com o HD maxtor nenhum dos dois funciona.

Pode ser o segundo slot que não está mais lendo? Não, pois já conectei o HD maxtor nele sozinho e ele entra normalmente por esse segundo slot também.

PS: O DVD-R liga o led normal, abre e fecha normal também.

Alguma ideia???

Acabei de verificar os pinos dos slots. 2 pinos do segundo slot estava tortos. Peguei uma caneta bic, daquelas amarelas, coloquei nos pinos e desentortei. Liguei só o DVD-R nesse mesmo slot que desentortei e ele iniciou normal, mas estava sem o HD conectado. Conectei só o HD no mesmo slot sem o DVD-R e o windows iniciou normalmente.

Certo, agora confirmado que o segundo slot está OK, porém liguei o DVD-R no primeiro slot que nao tem nada torto e a bios não reconheceu nenhum dos dois novamente.

------------------

Realmente a placa não está aceitando um dual boot de drivers ou meu DVD-R está em curto quando ligado com outro componente, pois liguei de volta os 2 hds sata e o win XP do hd IDE entrou e consigo acessar meus arquivos nos dois satas.

Simplesmente não entendo porque meu DVD-R tá com tanta frescura.

Postado
tu colocou um como master e outro como slave?

Sim, inclusive alternei os dois, também tentei usar cada um em um slot alterando também master e slave, mas não deu certo ainda. Mas to aqui, continuo tentanto ainda

valeu por tentar ajudar.

• Membro VIP
Postado

o cabo não é aquele com um conector na ponta e outro "no meio"? se sim, tu cuidou a posição? eu lembro que eu tinha uma praga dessas, e só funcionava, o master, colocando no meio

Postado

Eu não sei o que aconteceu, mas deu certo aqui o seguinte: Tenho 3 cabos flat, sendo que um deles eu sei que tá com defeito, porém o Hd que comprei veio com um igual, de modo que acabei misturando.

Coloquei um deles e anotei quais pontas estavam funcionando no HD, ele abriu normal, beleza. Dai testei um outro, que não é desse par igual, ele funcionou o HD sozinho também. Então coloquei o cabo flat que anotei quais as pontas que estavam funcionando e bingo! Funcionou durante este fim de semana!!!

Formatei o HD de 300gb e coloquei o win 7 nele e tava usando até ontem de boa, fechei normal como manda o protocolo. Hoje de manhã ao tentar ligar deu erro 1234F, não estava lendo o HD de novo. Troquei o cabo de energia do HD IDE e ele reapareceu, porém continuou com erro 1234F, então como esse erro parece ser com relação ao MBR retirei os dois HD's sata e bingo! O HD IDE entrou normalmente!!! To usando o XP agora, mas mais tarde vou recolocar os HD's sata e ver no que dá. To achando que é pau da minha mobo, ela não é tão tão antiga, mas já está sendo utilizada a bastante tempo, acho que desde 2005.

Postado
cara... esse erro aí não é do SMART? eu tinha esse erro quando tinha problema no cabo 40 vias do hd... tive de trocar

SMART? Desculpa, não sei o q é isso

Postado
smart é um sistema que tem nos hds, e cuja placa mãe é capaz de ler, que revela problemas no HD.

qual é a tua placa mãe?

Gigabyte GA-8M800VM

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!