Ir ao conteúdo

Problema em computadores

Sabrewulfer

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, por favor moderadores, se postei na área errada, favor rearranjar.

Vou começar pelas minhas configurações

PC 1 - Processador Core i5

Placa mãe gigabite GA-H61M-S

6 gb ram;

gts 450 2gb point of view;

HD500 gb;

Corsair CX500w;

Ligado a filtro de linha barato

PC 2 - Processador Core i7 2600k

Placa Mãe ASUS 1155 P8H61-M LX

4 gb ram

Vídeo Geforce 1GB DDR3 256 GT9800

HD 500gb

Fonte Cooler master 550 Extreme power plus

Ligado a nobreak 600VA

Os computadores estão em cômodos diferentes de uma casa, compartilhando o mesmo modem/roteador.

Faz menos de 60 dias que deu um raio na região durante uma chuva, o PC2 estava ligado e o PC1 desligado até da tomada, mas acredito que a energia veio pela rede telefônica e acabou queimando o modem, o roteador e a saída onboard do PC1. Comprei um modem/roteador TPlink e uma placa de rede off-board para este PC1. Ontem, durante outra chuva, com os dois computadores ligados e outro raio, queimou novamente o modem/roteador e desta vez, a placa mãe do PC2. Poderiam me dar alguma sugestão para evitar outro prejuízo sem que seja desliga-los da tomada de energia e de rede telefônica?

Abs.

Postado
Olá pessoal, por favor moderadores, se postei na área errada, favor rearranjar.

Vou começar pelas minhas configurações

PC 1 - Processador Core i5

Placa mãe gigabite GA-H61M-S

6 gb ram;

gts 450 2gb point of view;

HD500 gb;

Corsair CX500w;

Ligado a filtro de linha barato

PC 2 - Processador Core i7 2600k

Placa Mãe ASUS 1155 P8H61-M LX

4 gb ram

Vídeo Geforce 1GB DDR3 256 GT9800

HD 500gb

Fonte Cooler master 550 Extreme power plus

Ligado a nobreak 600VA

Os computadores estão em cômodos diferentes de uma casa, compartilhando o mesmo modem/roteador.

Faz menos de 60 dias que deu um raio na região durante uma chuva, o PC2 estava ligado e o PC1 desligado até da tomada, mas acredito que a energia veio pela rede telefônica e acabou queimando o modem, o roteador e a saída onboard do PC1. Comprei um modem/roteador TPlink e uma placa de rede off-board para este PC1. Ontem, durante outra chuva, com os dois computadores ligados e outro raio, queimou novamente o modem/roteador e desta vez, a placa mãe do PC2. Poderiam me dar alguma sugestão para evitar outro prejuízo sem que seja desliga-los da tomada de energia e de rede telefônica?

Abs.

Compre uma proteção contra surtos para o cabo ADSL. Exemplo: http://www.waz.com.br/dps-8-tomadas-clamper-multi-proteo-c-contador-de-surtos-preto-box.html

Lembrando que o surto de energia por vir tanto pela tomada quanto pelo cabo RJ11 (telefone) que vai até o Modem/Roteador.

Postado

Ok, valeu. Poderia recomendar algum modelo para somente os cabos da rede telefônica? Digo isto, pois a tomada do modem fica em um filtro de linha e quando o tempo começa a fechar, normalmente retiramos a tomada de energia.

Abs

Postado
Ok, valeu. Poderia recomendar algum modelo para somente os cabos da rede telefônica? Digo isto, pois a tomada do modem fica em um filtro de linha e quando o tempo começa a fechar, normalmente retiramos a tomada de energia.

Abs

Se você usar um protetor contra surtos na tomada não será necessário tirá-la quando o tempo "começa a fechar". Vale lembrar que surtos de energia não ocorrem só quando o tempo está fechado, ok?

Provavelmente este produto atenda sua necessidade: http://clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=71

Postado

Ok, valeu novamente, o primeiro modelo enviado ficaria sub-utilizado, pois tem várias tomadas e entrada para cabos, ou seja, não utilizaria. Já este segundo modelo me atende bem. Vou adquirir um para o modem.

Não querendo abusar, mas não conheço bem quanto ao funcionamento deste anti surto. O nobreak tem a mesma funcionalidade? Ou deveria comprar mais um e coloca-lo antes deste nobreak?

Já li bastante sobre os dados causados por nobreaks, mas este PC é utilizado na loja do meu velho, e precisamos manter o sistema funcionando sem correr risco de perder dados como já ocorreu antes.

Agradeço a ajuda antecipadamente.

Postado
Ok, valeu novamente, o primeiro modelo enviado ficaria sub-utilizado, pois tem várias tomadas e entrada para cabos, ou seja, não utilizaria. Já este segundo modelo me atende bem. Vou adquirir um para o modem.

Não querendo abusar, mas não conheço bem quanto ao funcionamento deste anti surto. O nobreak tem a mesma funcionalidade? Ou deveria comprar mais um e coloca-lo antes deste nobreak?

Já li bastante sobre os dados causados por nobreaks, mas este PC é utilizado na loja do meu velho, e precisamos manter o sistema funcionando sem correr risco de perder dados como já ocorreu antes.

Agradeço a ajuda antecipadamente.

Somente nobreaks online, senoidais e de dupla conversão podem trazer algum tipo de proteção elétrica, mas estes facilmente custam mais de R$1000. você pode optar por um shortbreaks (esses nobreaks de baixo custo), mas ja sabe os malefícios que eles trazem. Se adquirir um nobreak de verdade está fora de questão (possivelmente devido ao preço), compre um shortbreak.

• 2 meses depois...
Postado

Olá pessoal,

Estou aqui novamente, pois tenho uma grande dúvida: Não sei se da pra tratar este assunto em continuação neste tópico, mas foi o que achei melhor. Bem, como relatado no meu 1° post, tive problemas com raios pela linha telefônica. Hoje, computadores e roteadores estão com anti surto clamper.

A questão é que entrei em contato com a operadora de telefonia para pedir ressarcimento das 2 placas mãe e dois roteadores queimados e eles não estão dispostos a pagar. Tinha um chamado aberto na Anatel desde dezembro de 2013 e essa semana ele foi fechado pela operadora, dizendo que tudo foi verificado minuciosamente, sendo que tivemos apenas a visita de um técnico que verificou apenas se havia interferência na linha telefônica e não tinha nem capacidade nem autorização para emissão de qualquer laudo. Alguém já tentou pedir ressarcimento? Sabe se isso é possível? Pois as empresas de energia se responsabilizam por equipamentos queimados pela rede elétrica, então imagino que e de responsabilidade da prestadora de telefonia quando o problema é causado pela linha telefônica.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!