Ir ao conteúdo

Melhor maneira de usar um HD Externo...(?)

luisfranope1109

Posts recomendados

Postado

Comprei um HD externo Samsung 1TB... Qual a melhor maneira para usar-lo:

- deixo ligado direto no USB;

- ligo ele algumas vezes na semana...

O que vocês tem sobre isso? Gostaria de entender melhor pois quero fazer um bom uso dele e possivelmente prolongar a vida util dele.

Luis:D

Postado

HD's externos tem uma vocação natural para cópias de segurança, não compensa utiliza-los para uso direto em aplicações "on-line", pois serão um gargalo terrível na gravação e leitura de arquivos, trabalham entre 8(USB2.0) e 30 MB/s(USB3.0), enquanto que qualquer HD interno SATA 2 ou SATA3 trabalham entre 90 e 200 Mb/s. Portanto eu recomendaria usá-los para guarda de arquivos ou transporte de dados de um lugar para outro.

Um porém desse tipo de HD é a alta taxa de mortalidade devido geralmente á acidentes e mal uso da porta USB, sofrem com o mesmo tipo de problemas dos PEN-Drive.

Postado

Na verdade, no meu PC tenho um HD interno de 500MB para o sistema e um HD interno de 1TB para backup... esse HD EXTERNO é para salvar fotos, pois trabalho com fotografia.... então estou sem saber como melhor usar ele, ou seja, se plugado direto ou se plogaria-o quando fosse usar....

Luis

Postado

Bom dia Luis. Em se tratando de trabalho profissional o bom mesmo é o sistema de backup em duas vias de mídia( no seu caso o mais viável acredito que seja DVD), o recomendado é a guarda em local seguro e distante uma cópia da outra. Se puder pagar, o sistema de armazenamento em "nuvem", tipo skydrive é bem interessante, a vantagem é ter o arquivo á disposição praticamente em qualquer lugar com uma conexão de internet.

Postado

Bom dia Luis. Em se tratando de trabalho profissional o bom mesmo é o sistema de backup em duas vias de mídia( no seu caso o mais viável acredito que seja DVD), o recomendado é a guarda em local seguro e distante uma cópia da outra. Se puder pagar, o sistema de armazenamento em "nuvem", tipo skydrive é bem interessante, a vantagem é ter o arquivo á disposição praticamente em qualquer lugar com uma conexão de internet.

Postado

Postado
HD's externos tem uma vocação natural para cópias de segurança, não compensa utiliza-los para uso direto em aplicações "on-line", pois serão um gargalo terrível na gravação e leitura de arquivos, trabalham entre 8(USB2.0) e 30 MB/s(USB3.0), enquanto que qualquer HD interno SATA 2 ou SATA3 trabalham entre 90 e 200 Mb/s. Portanto eu recomendaria usá-los para guarda de arquivos ou transporte de dados de um lugar para outro.

Um porém desse tipo de HD é a alta taxa de mortalidade devido geralmente á acidentes e mal uso da porta USB, sofrem com o mesmo tipo de problemas dos PEN-Drive.

O HD USB 3.0 em uma porta USB 3.0 é bem mais rápido do que os 30MB/s, passando fácil dos 70MB/s.. Eu falo isso porque eu tenho alguns HDs de notebooks( um de 750GB, um de 500GB e um de 320GB) instalados em cases USB 3.0 bem furreba de U$$7,00, em em todos os casos, os HD quase não perderem desempenho e se perderem não da para perceber a diferença, funcionam praticamente igual a como se tivesse instalados da porta SATA...

Já quando usados em Portas USB 2.0, ai sim , existe uma diferença bem grande de desempenho... Chegando no máximo a uns 30MB/s...

Eu não recomendo o uso de HD de desktop como HD externo a não ser que use uma Docking station ....

Um dos motivos é que eles sempre precisam de uma fonte externa para funcionar, o outro motivo é que eles não possuem as mesmas proteções contra impacto existente em HDs de notebook...

Nos meus HD externos, eu sempre deixo apenas 1 partição primaria ( NTFS ou FAT32)...Usando desse jeito, eu nunca tive nenhum tipo de problema como perda de dados ou de partições...

O meu HD de 750GB eu deixo o tempo todo ligado, sempre alternado entre o notebook e o desktop....

Postado

O HD USB 3.0 em uma porta USB 3.0 é bem mais rápido do que os 30MB/s, passando fácil dos 70MB/s.. Eu falo isso porque eu tenho alguns HDs de notebooks( um de 750GB, um de 500GB e um de 320GB) instalados em cases USB 3.0 bem furreba de U$$7,00, em em todos os casos, os HD quase não perderem desempenho e se perderem não da para perceber a diferença, funcionam praticamente igual a como se tivesse instalados da porta SATA...

Já quando usados em Portas USB 2.0, ai sim , existe uma diferença bem grande de desempenho... Chegando no máximo a uns 30MB/s...

Eu não recomendo o uso de HD de desktop como HD externo a não ser que use uma Docking station ....

Um dos motivos é que eles sempre precisam de uma fonte externa para funcionar, o outro motivo é que eles não possuem as mesmas proteções contra impacto existente em HDs de notebook...

Nos meus HD externos, eu sempre deixo apenas 1 partição primaria ( NTFS ou FAT32)...Usando desse jeito, eu nunca tive nenhum tipo de problema como perda de dados ou de partições...

O meu HD de 750GB eu deixo o tempo todo ligado, sempre alternado entre o notebook e o desktop....

Postado
Gostaria de saber apenas qual é mais indicado para aumentar a vida útil do mesmo:

1) Deixar o HD externo ligado direto na porta USB;

2) Ligar o HD externo apenas quando for utiliza-lo

Luis

é claro que o fato de você ligar e desligar sempre vai trazer a longo prazo o desgaste dos componentes eletromecanicos do hd, mas sendo um hd externo a necessidade de deixar ele ligado direto por causa disso inexiste ou ele nao teria a alcunha de ser externo para ser portátil

o que vai aumentar ou diminuir a vida util do mesmo é a forma de uso... nao use em superficies trepidantes quando estiver ligado, nao faca movimentos bruscos com ele ligado, sempre mantenha ele em local firme e ventilado e pronto, seguindo essas premissas basicas o hd dura anos!

Postado

também pensei assim.

Acho q vou ligar ele quando precisar dos arquivos existentes nele. (Ligo pc todo dia mas acredito q uns 3 ou 4 dias em uma semana que precisarei dos arquivos).

Enquanto isso vou pesquisando aqui.

Grato

Postado
também pensei assim.

Acho q vou ligar ele quando precisar dos arquivos existentes nele. (Ligo pc todo dia mas acredito q uns 3 ou 4 dias em uma semana que precisarei dos arquivos).

Enquanto isso vou pesquisando aqui.

Grato

Só lembrando para tomar os cuidados ao desplugar o cabo USB, deve mandar o sistema remover o HD antes de tirar o cabo( como se faz com o pendrive, só que no caso do HD externo esse cuidado é mais crítico devido á maior quantidade de corrente elétrica envolvida- o cabo USB é que alimenta o motor do HD). Fazendo isso não deve ter problemas .

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!