Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Fala pessoal! Seguinte, eu até sou capaz de escolher minha própria fonte, mas prefiro a resposta de alguém mais qualificado...

Eu imagino algo em torno de 450w, sei que é melhor PFC ativo, e dou preferência as marcas com mais tradição (OCZ, Seventeam, etc), mas a minha dúvida é com o modelo em si, por causa daqueles negócios de corrente nas saídas 12v e tal :wacko:

Quem sabe alguém que tenha uma configuração bem semelhante a minha possa dizer qual fonte possui, e a quanto tempo...

---------------------------------------------------------------------

Configuração:

Core 2 Quad 2.33GHz

GTS 250 1GB DDR3 XFX

2 pentes 2GB DDR3 1333MHz (mas que vão operar em 1066MHz por causa do FDB)

1 HD 320GB Seagate

Amigão, com apenas umas clicadas na barrinha de rolagem ao lado você encontraria minha resposta para o colega com uma dúvida semelhante a sua. Veja só:

A corrente que você diz nada mais é que o limite máximo de corrente em cada linha, no caso, nos 12V que é a principal dela. Essa corrente em conjunto com a tensão, resultará numa potência. Ou seja, obedece a relação:

P [Watts] = U [Volts] x i [amperes]

Sendo assim, quando falamos em tantos amperes na linha de 12V, falamos pois de nada adianta ter uma fonte antigona de 600W que fornece apenas 300W na linha de 12V, se podemos ter uma moderna de 400W que fornece estes mesmos 300W nesta linha. Ou melhor, esse limite de corrente na linha de 12V é o melhor indicativo que temos da total capacidade da fonte.

Tendo isso claro, basta ter em mente o consumo estimado do seu micro. Temos várias formas de fazer isso, seja seguindo tutoriais, seja somando a TDP dos principais componentes, seja utilizando aquelas famosas calculadoras de potência, seja o mais prático de pesquisar por reviews da placa de vídeo e ver o consumo efetivo de uma máquina similar a sua com esta placa montada.

Para o seu caso específico, teremos aí um consumo, jogando já por alto, entre 280 e 300W. Logo, uma boa fonte, já com uma folga bacana para que a mesma trabalhe na melhor região de eficiência, seria uma aí de 400 ou 450W.

Até aí você acertou. Só falta agora escolher uma fonte que seja moderna, capaz de fornecer esses 400~450W com ênfase na tal linha de 12V que discutimos acima.

E aí veio o seu erro: achar que Seventeam é boa marca. Até tem um ou outro modelo que se salva, mas via de regra, especialmente os modelos vendidos no Brasil, são uma verdadeira carga de lixo que não conseguiram vender em outros países. Quanto a OCZ até melhoramos na questão da marca, mas nem ela pode ser confiada de olhos fechados: temos vários modelos problemáticos dela também.

Agora vamos as indicações, na ordem da melhor para as "menos boas":

Seasonic S12II 430W

Antec NEO ECO 400W ou 450W

Corsair CX430

Você encontra as Antecs na Guerra Digital por 130 reais e 150 reais, nos modelos de 400 e 450W respectivamente. A Seasonic sai um pouquinho mais cara, cerca de 170 reais, mas é um pouco mais eficiênte. E a Corsair corre por fora, por não ter certificação 80Plus e não ser mais em conta que as outras (melhores que ela), mas ao menos é mais fácil de ser encontrada caso não possa comprar online.

• Curtir 1
Postado

Configuração:

Core 2 Quad 2.33GHz

GTS 250 1GB DDR3 XFX

2 pentes 2GB DDR3 1333MHz (mas que vão operar em 1066MHz por causa do FDB)

1 HD 320GB Seagate

Para falar a verdade até uma fonte de 350W como a Cougar A350 é o suficiente para a sua configuração, mas pense numa Antec Neo Eco 400C que é uma bela e barata opção.

• Curtir 1
Postado

exato, eu usei aquele site calculadora e deu entre 250w e 300w mesmo

quanto a marca, é verdade, eu tinha escolhido uma OCZ 450w (era toda bonitinha, bem acabada), mas fui pesquisar e vi falarem muito que ela era problemática (isso porque OCZ tem tradição né)

já me indicaram Antec, mas eu fiquei com pé atrás, agora como vocês também me indicaram, tô decidido, brigado ai, me esclareceram muita coisa e ajudaram a escolher de vez! :lol:

• Curtir 1
Postado
Qualquer BOA fonte de 350~400W "segura" fácil essa configuração.

A Corsair CX430 é uma boa fonte. Seguramente não apenas toca com folga esse micro do seu amigo, como o faz com qualidade e boa eficiência.

Agora, na própria Guerra Digital você encontra fontes ainda melhores, como a Antec NEO ECO de 400W ou de 450W, ambas custando até menos que essa Corsair, ou ainda a Seasonic S12II de 430W.

Nao conheco essa Antec, nunca ouvi falar.

Sao de confianca?

E pra futuros upgrades (tipo incluir uma gtx 460 bo lugar da VGA) uma de 400w~resolve?

• Curtir 1
Postado

Pessoal tenho um amigo que montou um PC com video onboard porém ele quer comprar uma VGA pra fazer um upgrade e ele escolheu a HD 5670 1GB GDDR5 só que ele não quer trocar a fonte Seventeam 350W BKV dele antiga pois ele tá com pouca grana pra gastar em uma fonte. Gostaria de saber se essa fonte segura a config dele completa.

Phenom II X4 955 3.2GHZ

4GB DDR3 1333MHZ

HD 1,5TB

ECS A785GM-M

HD 5670 1GB GDDR5

Vlwww

• Curtir 1
Postado
Nao conheco essa Antec, nunca ouvi falar.

são de confianca?

E pra futuros upgrades (tipo incluir uma gtx 460 bo lugar da VGA) uma de 400w~resolve?

Não apenas são de confiança como são melhores do que quase todas as outras fontes que temos no nosso mercado.

Essa linha NEO ECO é fabricada pela Seasonic, que junto com a FSP são duas das melhores fabricantes de fontes.

Além disso, mesmo que não soubesse de onde procedem as fontes, a própria marca Antec diz muito para quem acompanha o setor de fontes a mais tempo, quando sonhávamos em ter alguma fonte desta marca.

Essa NEO ECO de 400W é muito boa e apesar de rotular "apenas" 400W, tem mais potência útil (leia-se maior limite de corrente na linha de 12V) que fontes de 450W aí como as IceAge da vida ou Seventeams.

Se realmente pensa em colocar uma GTX 460 ou algo deste nível de consumo depois, os 400W até são suficientes, mas aí compensaria investir uns 20 reais a mais e ficar logo com o modelo de 450W.

Pessoal tenho um amigo que montou um PC com video onboard porém ele quer comprar uma VGA pra fazer um upgrade e ele escolheu a HD 5670 1GB GDDR5 só que ele não quer trocar a fonte Seventeam 350W BKV dele antiga pois ele tá com pouca grana pra gastar em uma fonte. Gostaria de saber se essa fonte segura a config dele completa.

Phenom II X4 955 3.2GHZ

4GB DDR3 1333MHZ

HD 1,5TB

ECS A785GM-M

HD 5670 1GB GDDR5

Vlwww

Essa linha BKV da Seventeam foi extremamente difundida aqui no fórum nos tempos em que não tínhamos quase nenhuma opção de compra, e ainda tentávamos diferenciá-las como fontes "reais" como alguns ainda insistem em dizer perante a fontes mais comunzinhas.

Apesar de ser bastante antiga e defasada, de não ter um início com PFC ativo nem nada de componentes de primeira linha, cumpre o que promete e entrega a potência rotulada com estabilidade e tudo mais. Apenas tem uma baixa eficiência para os padrões atuais e não prioriza muito a linha de 12V.

De qualquer forma, a HD5670 tem um consumo extremamente contido e não será problemas para a fonte.

• Curtir 1
Postado
Antec 400, Seasonic 430, Cougar 400, Corsair 430. Enfim, alguma boa fonte de 400W que já te deixa inclusive preparado para atualizações posteriores.

Não achei nenhuma dessas acima, mas achei duas na kabum e uma no balão da informática, Huntkey ATX 550W V2.2 LW-6550SG R$ 180,90 -kabum e Thermaltake ATX Purepower 550W W0330RU R$ 214,90 -kabum e FONTE THERMALTAKE PUREPOWER 450W W0329RU

R$ 108,94 - balão da informática. Qual dessas três fontes supre todas as nescessidades do meu pc, visando custo/benefício. a thermaltake 450W já é o suficiente ou não?

Intel Pentium Dual Core E5700;

MB GigaByte p/ Intel GA-G31M-ES2L 775 Box;

memória Kingston 1 x 2GB + 1GB DDR2 800Mhz ;

Placa de Vídeo XFX 9800 GT 512MB 256-bit DDR3 .

desde já agradeço ^_^.

• Curtir 1
Postado
Não achei nenhuma dessas acima, mas achei essas duas na kabum, Huntkey ATX 550W V2.2 LW-6550SG R$ 180,90 e Thermaltake ATX Purepower 550W W0330RU R$ 214,90. Qual dessas duas fontes supre todas as nescessidades do meu pc, visando custo/benefício. a huntkey já é o suficiente ou não?

desde já agradeço ^_^.

Você pode pegar a Antec NEO ECO 450W na guerra digital por R$ 165 ou se realmente precisa de 500W, pode pegar a Antec NEO ECO 520W, também na guerra digital com apenas R$ 30,00 de diferença.

Eu fui na de 450W, só ainda não posso dizer nada, pois estou esperando o novo gabinete pra fazer o transplante. No entanto, eu poderia até por a mão o fogo, pois as duas são homologadas 80 plus, o que garante que elas podem fornecer 80% de eficiência.

• Curtir 1
Postado
Não achei nenhuma dessas acima, mas achei essas duas na kabum, Huntkey ATX 550W V2.2 LW-6550SG R$ 180,90 e Thermaltake ATX Purepower 550W W0330RU R$ 214,90. Qual dessas duas fontes supre todas as nescessidades do meu pc, visando custo/benefício. a huntkey já é o suficiente ou não?

desde já agradeço ^_^.

Se quer um conselho de amigo, não compre nenhuma destas fontes que encontrou. Não apenas estará jogando dinheiro fora numa fonte que não cumpre o que promete, como depois poderá querer gastar mais uma vez numa fonte verdadeiramente boa. Isso sem falar nos riscos que uma fonte de qualidade no mínimo duvidosa oferece, e da baixa eficiência.

Já qu enão encontrou as fontes que o colega te sugeriu, vou tentar ajudar:

Seasonic S12II 430W

Antec NEO ECO 400W

Corsair CX430

As três fontes custando menos do que as que encontrou por aí na kabum e infinitamente melhores. Além disso, fiz questão de selecionar uma fonte em cada loja diferente para ver como é fácil encontrá-las.

Ah, já ouvimos histórias do pessoal falando que quer comprar tudo na kabum pra aproveitar frete e não sei mais o que, mas por favor, pra quem está disposto a pagar 215 reais num lixo da Thermaltake, mais vale pagar 130 reais numa Antec NEO ECO na Guerra Digital, nem que custe mais 70 de frete que ainda ficará mais em conta!

E por fim, caso tenha crédito ou algo que simplesmente o impede de NÃO comprar na grandiosa kabum, eu encontrei SIM uma das fontes que foram recomendadas:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:272

• Curtir 1
Postado

E por fim, caso tenha crédito ou algo que simplesmente o impede de NÃO comprar na grandiosa kabum, eu encontrei SIM uma das fontes que foram recomendadas.

Greatwalker é o seguinte. o pc que eu tenho é um pentium dual core E2140 1.6mhz, 1gb de ram, hd samsung 160gb, fonte padão e gravador de DVD. um dia minha irmã inventou de abri o pc pra limpar e ralou com a tampa do pc a parte de baixo da placa mãe, ai ja era, to com 6 meses sem pc, ai estou pensando em fazer um up nele, reaproveitando hd e ram. Tenho R$420,00 em dinheiro pra gastar com mobo, ram e processador, é o que é mais importante pra mim no momento, e a fonte e a 9800gt vou comprar no cartão.

essa configuração abaixo foi a que eu consegui montar com o pouco que eu sei sobre hardware com R$420,00.

memória Kingston 2GB + DDR2 800Mhz.

não tenho preferência pela cabum e nada me impede de comprar em outras loja, o que eu procuro é o menor preço possível com uma configuração razoável, pois uso pc só para pesquisa, jogos, trabalhos, etc.^_^.

valeu pela ajuda sobre as fontes, e se eu tiver errado sobre mobo, ram e processador e se der para mim aproveitar melhor o meu dinheiro, aceito críticas e recomendações.^_^ valeu

ah essa 9800gt achei por R$200,00 à vista no tech new shop. achei muito baixo o preço, e essa loja é confiável? é melhor uma placa de video 1gb 128bits ddr3 ou 512mb 256bits ddr3?

• Curtir 1
Postado
essa fonte

https://www.guerradigital.net/fontes...-eco-620c.html

na seguinte config:

ASUS P7P55D LE

Core i5 750

PowerColor HD 4890 1GB

Seagate Sata II 1TB

2x2 Markvision

seria possível com ela um overclock razoável + cross de hd 4890, ou até mesmo de placas mid da série 6000?

Sim, perfeitamente. Excelente fonte. Se realmente vai fazer o CF de HD4890, coloque ela como sua primeira escolha e seja feliz. Caso contrário, se for só daqueles que pensam um diiiia fazer o CF mas nunca vão fazer, pode optar pelo modelo de 520W.

Greatwalker é o seguinte. o pc que eu tenho é um pentium dual core E2140 1.6mhz, 1gb de ram, hd samsung 160gb, fonte padão e gravador de DVD. um dia minha irmã inventou de abri o pc pra limpar e ralou com a tampa do pc a parte de baixo da placa mãe, ai ja era, to com 6 meses sem pc, ai estou pensando em fazer um up nele, reaproveitando hd e ram. Tenho R$420,00 em dinheiro pra gastar com mobo, ram e processador, é o que é mais importante pra mim no momento, e a fonte e a 9800gt vou comprar no cartão.

essa configuração abaixo foi a que eu consegui montar com o pouco que eu sei sobre hardware com R$420,00.

memória Kingston 2GB + DDR2 800Mhz.

não tenho preferência pela cabum e nada me impede de comprar em outras loja, o que eu procuro é o menor preço possível com uma configuração razoável, pois uso pc só para pesquisa, jogos, trabalhos, etc.^_^.

valeu pela ajuda sobre as fontes, e se eu tiver errado sobre mobo, ram e processador e se der para mim aproveitar melhor o meu dinheiro, aceito críticas e recomendações.^_^ valeu

ah essa 9800gt achei por R$200,00 à vista no tech new shop. achei muito baixo o preço, e essa loja é confiável? é melhor uma placa de video 1gb 128bits ddr3 ou 512mb 256bits ddr3?

Suas dúvidas quanto as peças devem ser discutidas na área correta. Dê um pulo lá pelos tópicos de recomendação de micro para jogos etc...

Num primeiro olhar, só pra dar uma luz, diria que parece bacana a configuração sim, só não sei se é possível algo melhor com o mesmo orçamento.

Quanto a placa de vídeo, pesquise melhor para não confundir e olhar apenas especificações. Não dá para afirmar ABSOLUTAMENTE nada apenas dizendo que uma tem memória tal com tal largura de banda e outra tem tal coisa a mais ou a menos. Procure por testes, "reviews", ou simplesmente confie nas recomendações do pessoal.

E voltando a sua dúvida pertecente a este tópico, se puder comprar fora da kabum, siga aquelas que indiquei anteriormente. Se tem o orçamento apertado, fique com a Antec NEO ECO de 400W.

• Curtir 1
Postado
Não apenas são de confiança como são melhores do que quase todas as outras fontes que temos no nosso mercado.

Essa linha NEO ECO é fabricada pela Seasonic, que junto com a FSP são duas das melhores fabricantes de fontes.

Além disso, mesmo que não soubesse de onde procedem as fontes, a própria marca Antec diz muito para quem acompanha o setor de fontes a mais tempo, quando sonhávamos em ter alguma fonte desta marca.

Essa NEO ECO de 400W é muito boa e apesar de rotular "apenas" 400W, tem mais potência útil (leia-se maior limite de corrente na linha de 12V) que fontes de 450W aí como as IceAge da vida ou Seventeams.

Se realmente pensa em colocar uma GTX 460 ou algo deste nível de consumo depois, os 400W até são suficientes, mas aí compensaria investir uns 20 reais a mais e ficar logo com o modelo de 450W.

Essa linha BKV da Seventeam foi extremamente difundida aqui no fórum nos tempos em que não tínhamos quase nenhuma opção de compra, e ainda tentávamos diferenciá-las como fontes "reais" como alguns ainda insistem em dizer perante a fontes mais comunzinhas.

Apesar de ser bastante antiga e defasada, de não ter um início com PFC ativo nem nada de componentes de primeira linha, cumpre o que promete e entrega a potência rotulada com estabilidade e tudo mais. Apenas tem uma baixa eficiência para os padrões atuais e não prioriza muito a linha de 12V.

De qualquer forma, a HD5670 tem um consumo extremamente contido e não será problemas para a fonte.

Hmmm, valeu cara.

Nao sabia que essa Antec era da Seasonic.

Muito bom saber que essa marca veio pro Brasil a um preço acessivel.

• Curtir 1
Postado
Hmmm, valeu cara.

Nao sabia que essa Antec era da Seasonic.

Muito bom saber que essa marca veio pro Brasil a um preço acessivel.

Não posso afirmar que todas Antecs sejam da Seasonic. Aliás, até acho que não. Da mesma forma que a Corsair, que adota boa parte das fontes da Seasonic também...

Essa linha NEO ECO é baseada nas S12II da Seasonic. Mudam apenas alguns componentes com menos folga e que no final das contas dão um ou 2% a menos de eficiencia. Daí o preço sempre um pouquinho abaixo quando comparamos os modelos de igual potência, como os de 520 e 620W.

• Curtir 1
Postado
essa fonte

https://www.guerradigital.net/fontes...-eco-620c.html

na seguinte config:

ASUS P7P55D LE

Core i5 750

PowerColor HD 4890 1GB

Seagate Sata II 1TB

2x2 Markvision

seria possível com ela um overclock razoável + cross de hd 4890, ou até mesmo de placas mid da série 6000?

Uma HD4890 é equivalente a HD5830. O que quer dizer que duas delas seja equivalentes a uma HD6950, e o consumo de um CF delas chegue a 540W. Como sua placa-mãe é 16x/4x, o desempenho de duas HD4890 fica como se fosse uma HD5870.

Na boa, como uma HD4890 é muito rara no mercado, venda a sua por R$400 e com o dinheiro que você tem pegue uma fonte como a Antec Neo Eco 520C e a HD6950, que consome muito menos que um CF de HD4890.

• Curtir 1
Postado

Galera gostaria ajuda de vocês..

uma duvida entre fonte x cfg..

tenho uma phenom II am2+ 940 3.0 stock

2x2 corsair 800mhz

a790gxma-a

e uma 4870 512mb

1 hd 1tb

6 fan 120mm c/ led

isso tudo com uma OCZ StealthXStream 500 W.

To pensando em comprar uma hd6950 1gb ou 2gb queria saber se essa fonte iria aguentar, iria usar a vga em stock !! ou teria mesmo que trocar a fonte.

existe a possibilidade da versao de 2gb consumir mais que a de 1gb.

Agradeço a ajuda !!

• Curtir 1
Postado

Não, o consumo das HD6950 são semelhantes. Sua configuração com esta placa de vídeo consumiria 420W no máximo, então não se preocupe com a fonte. Mas veja a questão dos conectores que a placa de vídeo pede, talvez você precise de algum adaptador, pois a fonte é muito mais ou menos.

• Curtir 1
Postado
Não, o consumo das HD6950 são semelhantes. Sua configuração com esta placa de vídeo consumiria 420W no máximo, então não se preocupe com a fonte. Mas veja a questão dos conectores que a placa de vídeo pede, talvez você precise de algum adaptador, pois a fonte é muito mais ou menos.

Intão essa minha 4870 usa 2x6 intao nem precisaria de conector.. posso comprar tranquilo essa vga intao

• Curtir 1
Postado

420W para um X4 e uma HD6950??? :o

Eu diria que o consumo não chega nem aos 300W!

Veja aí:

http://www.bit-tech.net/hardware/2010/12/16/ati-radeon-hd-6950-review/10

http://www.legitreviews.com/article/1488/18/

http://www.tomshardware.com/reviews/radeon-hd-6970-radeon-hd-6950-cayman,2818-21.html

http://www.anandtech.com/show/4061/amds-radeon-hd-6970-radeon-hd-6950/24

E isso que geralmente nestes reviews temos um i7 rodando com overclock, ou seja, maior consumo que o X4 do colega.

Fora esse grande detalhe, concordo: pode ficar tranquilo que na questão de potência, não tem como a fonte desapontar. Apenas é de conhecimento do povo do forum que estes modelos SXS de 500W não são lá muito confiáveis. E quanto aos cabos, geralmente placas de vídeo de maior consumo assim acompanham um adaptador para molex.

• Curtir 2
Postado

Veja aí:

http://www.tomshardware.com/reviews/radeon-hd-6970-radeon-hd-6950-cayman,2818-21.html

E isso que geralmente nestes reviews temos um i7 rodando com overclock, ou seja, maior consumo que o X4 do colega.

Fora esse grande detalhe, concordo: pode ficar tranquilo que na questão de potência, não tem como a fonte desapontar. Apenas é de conhecimento do povo do forum que estes modelos SXS de 500W não são lá muito confiáveis. E quanto aos cabos, geralmente placas de vídeo de maior consumo assim acompanham um adaptador para molex.

greatwalker o medo é esse mesmo.. nos testes do CDH os colegas nao conseguiram tirar mais que 500w dela.. meu medo é gastar uma grana na 6950 e a fonte, acabar nao aguentando e queimar todo.

intao posso bater o martelo nessa placa de video

• Curtir 1
Postado

Veja aí:

Estranho, eu calculei na Outervision e deu 400W sem overclock, não que seja referência, mas acho 250W de consumo total nesse teste muito pouco.

• Curtir 1
Postado
Estranho, eu calculei na Outervision e deu 400W sem overclock, não que seja referência, mas acho 250W de consumo total nesse teste muito pouco.

Sim, os 250 e poucos Watts de um dos reviews também achei pouco. Na verdade pode ser por estar rodando com um processador com TDP mais baixa, sem overclock, etc. Até porque acostumamos a sempre jogar os valores mais altos, com processadores mais vorazes e sempre considerando já um overclockzinho.

Mas repare que nos outros o consumo fica perto de 300W, um valor que considero coerete.

Basta ver que a HD6950 sozinha, consumiu 160W nos testes detalhados do XBit-Labs. Some aí mais uns 40~50W para placa-mãe e memórias, mais uns 10W para o HD e mais uns 80% da TDP do X4 e teremos a confirmação desta estimativa.

http://www.xbitlabs.com/articles/graphics/display/powercolor-hd6950-1gb_3.html

• Curtir 1
Postado
Sim, os 250 e poucos Watts de um dos reviews também achei pouco. Na verdade pode ser por estar rodando com um processador com TDP mais baixa, sem overclock, etc. Até porque acostumamos a sempre jogar os valores mais altos, com processadores mais vorazes e sempre considerando já um overclockzinho.

Mas repare que nos outros o consumo fica perto de 300W, um valor que considero coerete.

Basta ver que a HD6950 sozinha, consumiu 160W nos testes detalhados do XBit-Labs. Some aí mais uns 40~50W para placa-mãe e memórias, mais uns 10W para o HD e mais uns 80% da TDP do X4 e teremos a confirmação desta estimativa.

http://www.xbitlabs.com/articles/graphics/display/powercolor-hd6950-1gb_3.html

Mesmo assim sera que a fonte aguenta... essa configuração com a 6950 ???

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!