Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Quer saber? Nenhuma delas. Não, pelo menos, para sua configuração que tem um consumo de 370W e requer uma fonte de 500W com dois conectores PCI-express, tanto para alimentação da HD 4890 quanto para manter uma folga confortável.

Então temos:

XFX 450:

Fonte com apenas 1 conector PCI-express, sem testes que lhe demonstrem a regulação de tensão e sem certificação 80Plus. A versão anterior, que era basicamente a mesma fonte, teve resultados muito irregulares nos testes do Jonny Guru

Corsair CX430

Fonte com apenas 1 conector PCI-express e com folga um tanto apertada.

Cooler Master GX450

Ruim

Cougar RX500

Fonte sem testes, portanto tiro no escuro. Pela marca e pelo preço já é de ficar como pé atrás, embora a especificação dela seja válida.

No entanto dos seus links dois deles são da Pichau e outro da Kabum e você, estranhamente, não viu lá nem enxergou que tem a Seasonic 520, tem a Antec HCG-520, tem a Corsair CX500... Será que tudo isso é vontade de fazer mau negócio? Tem gente que é assim, parece que se sente atraída pelas piores opções.

na verdade nao tenho noção nenhuma por isso vim perguntar para vocês

nao vou comprar nada que seja ruim quero algo bom me indique qual dessas e mais barata que você citou

• Curtir 1
Postado
na verdade nao tenho noção nenhuma por isso vim perguntar para vocês

nao vou comprar nada que seja ruim quero algo bom me indique qual dessas e mais barata que você citou

Mais barata é a Corsair CX500. E por ser barata com qualidade vende feito latinha de Skol em porta de estádio. Mas procure a versão atual da fonte, não a versão V2. A atual é a que tem certificação 80Plus Bronze. Ou então fique com a Seasonic 520.

• Curtir 1
Postado
Mais barata é a Corsair CX500. E por ser barata com qualidade vende feito latinha de Skol em porta de estádio. Mas procure a versão atual da fonte, não a versão V2. A atual é a que tem certificação 80Plus Bronze. Ou então fique com a Seasonic 520.

amigo vou ver aqui então

ou você acha eu comprar uma corsair cx600 para por no meu pc e passar a a mnha antec para esse pc

• Curtir 1
Postado
Pelas imagens que você postou ali, aquele cabo que está solto é um adaptador molex de 4 pinos para 6 pinos de alimentação da placa de video. Se não me engano sua placa gtx 560 necessita de 2 cabos de 6 pinos para alimentação da mesma, então verifique se ja existe os dois cabos conectados alimentando, porque pelo que deu pra ver nas fotos só existe um fornecendo energia, não dando a energia necessaria para a placa funcionar em 100%. O que eu acho estranho é que se só tiver um pino ligado a placa, o que provavelmente deve ser isso, ela não deveria ter ligado!!. Lembre-se que não é só colocar o pino, eles tem que estar ligados diretamente com a fonte para funcionar.

Se já tiver os 2 pinos na placa de video conectados corretamente e tá dando esse problema, só existe uma solução que seria testar peça por peça até achar o "problema". Antes de conectar os pinos na placa verifique se a fonte suporta a mesma para que se evite mais problemas.

Pouts, entrei no site da EVGA para ver os requirements da placa.

Bom, o modelo que tenho é superclocked

2GB GTX560 02G-P3-1469-kr

Bom... Está escrito no site que a placa precisa de 450 watts ou mais de energia.

Bom, como tenho um processador I5 3570K , HD externo, outro monitor

(minha tv) que uso a entrada hdmi da placa de video;

Acho que minha fonte realmente não aguenta o tranco;

O que vocês acham?

Melhor trocar de fonte de uma vez por todas e comprar um bom filtro de linha?

Qual fonte e filtro de linha comprar?

E gostaria de saber qual o consumo total do pc. Como posso saber isso?

Não quero danificar o pc, com os reiniciamentos;

Ahh e verifiquei que os 2 conectores estão ligados na fonte ... Não sei porque esse cabo molex fica solto, mas os cabos estão conectados na fonte.

• Curtir 1
Postado

"De boa" não, essa fonte aí é muito ruim. Troque pela Cooler Master Elite Power 350W. Isso se não puder comprar a Corsair CX430, Seasonic 350W (só vendida no ML) ou Antec Neo Eco 400.

ok, achei essa no mercado livre, vou pegar, obrigado pela ajuda, abs

• Curtir 1
Postado

Olá galera, pretendo dar um upgrade no meu pc e tenho umas dúvidas quanto a fonte. Essa é a configuração que pretendo ter:

- I3 2100 3.1Ghz

- ASUS P8H61-M LE/BR

- 1x4GB RAM (pretendo por + 4GB depois)

- HD 500GB SATA

- XFX Radeon HD7750 1GB DDR5

Uma CX430 aguentaria essa configuração?

• Curtir 1
Postado
Olá galera, pretendo dar um upgrade no meu pc e tenho umas dúvidas quanto a fonte. Essa é a configuração que pretendo ter:

- I3 2100 3.1Ghz

- ASUS P8H61-M LE/BR

- 1x4GB RAM (pretendo por + 4GB depois)

- HD 500GB SATA

- XFX Radeon HD7750 1GB DDR5

Uma CX430 aguentaria essa configuração?

Sim, sobrando mais da metade. Lembre-se que vale comprar a CX430 mesmo e não a CX430V2, que é menos boa e não custa menos.

amigo vou ver aqui então

ou você acha eu comprar uma corsair cx600 para por no meu pc e passar a a mnha antec para esse pc

Até faz sentido porque a GTX 480, que suponho ser do seu PC, consome muito, mais do que a série GTX 600. A Antec por outro lado é melhor que a CX600. De preferência pegue então a Seasonic S12II 600. Se ficar com a Corsair, lembre de pegar pelo menos a versão atual porque a Cx600V2 tem 40A na linha +12V, que é exatamente a mesma potência da Antec 520.

Por quê?

Lembrando que aguentou a HD6850 de boa.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1755

Um modelo mais antigo, recomendado.

A fonte testada ali no CdH não tem nada em comum com a sua. Nem mesmo o fabricante é o mesmo. A sua é uma fonte bem capenga fabricada pela FSP, a outra era nos tempos dela uma boa fonte feita pela CWT. O resto fica por sua conta e escolha e risco porque ou não vai aguentar ou vai mandar sua placa de vídeo pro espaço em pouco tempo.

• Curtir 1
Postado

Fala aí galera..

Estou montando um PC nessa configuração, gostaria de uma sugestão para a Fonte que suporte aguente:

Placa Mãe Asus M5A88-V EVO

Processador FX-6300

Memória 8GB DDR3 1333MHz ( 2x4gb )

HD 1TB 7200rpm

Gravador DVD Dual Layer

Placa de vídeo Radeon HD 6870

Gabinete Phantom 410

De acordo com um site a recomendada foi de 650w .. Mas gostaria de uma segunda opinião..

• Curtir 1
Postado
Fala aí galera..

Estou montando um PC nessa configuração, gostaria de uma sugestão para a Fonte que suporte aguente:

Placa Mãe Asus M5A88-V EVO

Processador FX-6300

Memória 8GB DDR3 1333MHz ( 2x4gb )

HD 1TB 7200rpm

Gravador DVD Dual Layer

Placa de vídeo Radeon HD 6870

Gabinete Phantom 410

De acordo com um site a recomendada foi de 650w .. Mas gostaria de uma segunda opinião..

Seasonic 430, Corsair CX500.

Consumo máximo de 320W.

Sobre o que você diz no final, não foi de acordo com um site não, foi de acordo com o que você preencheu ali.

• Curtir 1
Postado

Tenho um computador velho que uso como servidor:

Asus K8N

Semprom 64 3000+ Palermo

GForce MX4000 128MB (Placa mãe não tem vídeo onboard :( )

Um HD Sata comum, que pretendo substituir por um HD de notebook 5400rpm.

Como ele só serve praticamente para torrent e proxy e é usado muito pouco para visitas acessarem a internet, o consumo dele é bem baixo, então pergunto, que fonte uso nele? Queria alguma barata e silenciosa, acredito que uns 200w aguentem. Na calculadora de watts deu menos de 100w considerando que ele fica ocioso (a 1ghz e vcore 1.1v) praticamente sempre.

Valeu!

• Curtir 1
Postado
Tenho um computador velho que uso como servidor:

Asus K8N

Semprom 64 3000+ Palermo

GForce MX4000 128MB (Placa mãe não tem vídeo onboard :( )

Um HD Sata comum, que pretendo substituir por um HD de notebook 5400rpm.

Como ele só serve praticamente para torrent e proxy e é usado muito pouco para visitas acessarem a internet, o consumo dele é bem baixo, então pergunto, que fonte uso nele? Queria alguma barata e silenciosa, acredito que uns 200w aguentem. Na calculadora de watts deu menos de 100w considerando que ele fica ocioso (a 1ghz e vcore 1.1v) praticamente sempre.

Valeu!

Fonte ideal aí só é encontrada no Mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462529208-fonte-seasonic-ss-350bs-350w-reais-80-plus-bronze-pfc-ativo-_JM

Se houver alguma dificuldade na compra, ou se o frete não compensar, nada impede uma Corsair CX430:

http://www.kabum.com.br/produto/34214/fonte-corsair-cx-430w-cp-9020046-ww

Se o PC é um servidor, presumo que fica a maior parte do tempo ligado ou talvez todo o tempo. Uma fonte qualquer de 30 reais funciona aí, mas, em primeiro lugar, a última coisa que ela vai ser é silenciosa; em segundo lugar ia ser um barato que sai caro, dado o desperdício de energia que a baixa eficiência do produto iria provocar.

• Curtir 1
Postado
Fonte ideal aí só é encontrada no Mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462529208-fonte-seasonic-ss-350bs-350w-reais-80-plus-bronze-pfc-ativo-_JM

Se houver alguma dificuldade na compra, ou se o frete não compensar, nada impede uma Corsair CX430:

http://www.kabum.com.br/produto/34214/fonte-corsair-cx-430w-cp-9020046-ww

Se o PC é um servidor, presumo que fica a maior parte do tempo ligado ou talvez todo o tempo. Uma fonte qualquer de 30 reais funciona aí, mas, em primeiro lugar, a última coisa que ela vai ser é silenciosa; em segundo lugar ia ser um barato que sai caro, dado o desperdício de energia que a baixa eficiência do produto iria provocar.

Eu já havia pensado nas Corsair, tenho uma em outro computador e ela é fantástica! É quase impossível ouvir ela trabalhando, fora a qualidade dos cabos e conectores.

Mas como não achei nenhuma com potência menor, resolvi procurar outras alternativas.

E uma fonte ITX? Sabe de alguma de boa qualidade? E será que dá pra adaptar em um gabinete atx normal?

Se não houver alternativa, vou adiar um pouco o upgrade e quando der, compro uma corsair mesmo. Hoje ele roda com uma ThermalTake de 360w, mas ela tem duas ventoinhas barulhentas e tem alguns capacitores começando a estufar.

Valeu!

• Curtir 1
Postado

Eai glr beleza ?

então to com uma duvida aqui...

comprei a fonte Ocz Modxstream Pro 500w e gostaria de saber se ela segura uma saphire hd 4870 toxic ?

minha config é:

i5 2320 3.0 (Sandy Bridge)

intel dz68db

2x2 gb Kingston Hyperx 1600 mhz

1x 1 tb sata

1x 320 gb sata

1 leitor

a placa de video seria essa da foto :

http://www.techpowerup.com/gpudb/b215/Sapphire_HD_4870_Toxic.html

Obrigado desde já..

• Curtir 1
Postado

Olá pessoal, sou totalmente leigo no assunto e preciso tirar uma duvida :

Já faz algum tempo que meu pc só liga se a gravadora de DVD estiver desconectada, um conhecido me falou que isso é devido a um problema na fonte do pc. Gostaria de saber se o problema realmente é esse ? e se for qual a melhor fonte para eu comprar ?

Placa Mão : Gygabyte H55M-S2HP

Processador : Intel Core i5 650

Video : NVIDiA GeForce 8400GS

Ram : 4GB DDR3

Fonte atual é de supostamente 450w, mas não sei dizer se é "genérica".

• Curtir 1
Postado
Olá pessoal, sou totalmente leigo no assunto e preciso tirar uma duvida :

Já faz algum tempo que meu pc só liga se o gravador de DVD estiver desconectado, um conhecido me falou que isso é devido a um problema na fonte do pc. Gostaria de saber se o problema realmente é esse ? e se for qual a melhor fonte para eu comprar ?

Placa Mão : Gygabyte H55M-S2HP

Processador : Intel Core i5 650

Video : NVIDiA GeForce 8400GS

Ram : 4GB DDR3

É possível que o problema seja realmente esse, mas pode também ser problema no gravador. Gravador em curto, por exemplo. Negócio é testar outro gravador e outra fonte. Seasonic 350, Antec Neo Eco 400, Corsair CX430.

Fonte atual é de supostamente 450w, mas não sei dizer se é "genérica".

O Google mostra testes e referências da fonte? Não? Então é genérica. Fonte genérica nada mais é que uma fonte sem nome, sem conceito no mercado.

Olá' date='

Gostaria de saber se com uma Corsair CMPSU-430CX V2.

é possível aguentar com folga um possível up de um core i3 + hd7700

ou um A10 ou A8.

Atual:

Athlon x2 5200

A780gm-a

3gb ddr2 800

500gb[/quote']

Sim, aguentaria quase duas configurações iguais. Só não é mais uma boa opção de compra porque o modelo atual é melhor e custa menos.

Eai glr beleza ?

então to com uma duvida aqui...

comprei a fonte Ocz Modxstream Pro 500w e gostaria de saber se ela segura uma saphire hd 4870 toxic ?

minha config é:

i5 2320 3.0 (Sandy Bridge)

intel dz68db

2x2 gb Kingston Hyperx 1600 mhz

1x 1 tb sata

1x 320 gb sata

1 leitor

a placa de video seria essa da foto :

http://www.techpowerup.com/gpudb/b215/Sapphire_HD_4870_Toxic.html

Obrigado desde já..

Negativo. Seasonic 430 ou Corsair CX500.

Eu já havia pensado nas Corsair, tenho uma em outro computador e ela é fantástica! É quase impossível ouvir ela trabalhando, fora a qualidade dos cabos e conectores.

Mas como não achei nenhuma com potência menor, resolvi procurar outras alternativas.

E uma fonte ITX? Sabe de alguma de boa qualidade? E será que dá pra adaptar em um gabinete atx normal?

Se não houver alternativa, vou adiar um pouco o upgrade e quando der, compro uma corsair mesmo. Hoje ele roda com uma ThermalTake de 360w, mas ela tem duas ventoinhas barulhentas e tem alguns capacitores começando a estufar.

Valeu!

ITX de qualidade no Brasil é como procurar agulha em palheiro, fora as dificuldades para adaptação. Quando não há fonte de qualidade de potência necessária, vai-se com outra de maior potência no lugar.

• Curtir 1
Postado

Boa tarde,

Fiz um belo upgrade no meu micro, mantendo apenas o HD e a fonte.

A fonte é ZALMAN ZM600-RS e tem a marca do 80 plus.

Meu hardware:

- Placa mãe = P8H61M LX R2.0 BR;

- Processador = Core i5 3570 3.4Ghz (terceira geração);

- Memória = 8GB DDR3 1600 Corsair Vengeance;

- Placa de vídeo = Geforce GTS 250 1GB GDDR3;

- HD de 1TB;

- Gravador LG Blu-Ray 3D;

Está funcionando tranquilamente, mas a minha dúvida é se a minha fonte poderá aguentar essa placa de vídeo Gtx660 2gb Asus Direct. Pois irei substituí-la pela minha antiga GTS 250.

Grato.

• Curtir 1
Postado

Olá, comprei uma VGA XFX ATI Radeon HD7850 Core Edition 2048MB (2GB) DDR5 PCI-Express e essa Fonte XFX ATX 550W Core Edition P1-550S-XXB9. Meu processador é o corei5 2500k. 8mb ram.

Gostaria de saber apenas se essa fonte suporta essas configurações, segundo as minhas pesquisas essa fonte é muito boa, pfc ativo e 80 plus bronze.

FONTE LINK - http://www.kabum.com.br/produto/16523/fonte-xfx-atx-550w-core-edition-p1-550s-xxb9-/?tag=Fonte%20XFX%20ATX%20550W%20Core%20Edition%20P1-550S-XXB9

PLACA DE VÍDEO LINK - http://www.kabum.com.br/produto/29037/vga-xfx-ati-radeon-hd7850-core-edition-2048mb-2gb-ddr5-pci-express-fx-785a-cnjc-/?tag=xfx%20radeon%207850

• Curtir 1
Postado
mais nao segura mesmo cara ? nem adianta eu por aqui q nao vai funcionar ?

A tendência é que você tenha problema, pelo menos sofrendo com lags e instabilidades.

Isso acontece porque a sua fonte dispõe só de 18A (na segunda linha +12V) para alimentar placa de vídeo.

17-341-016-16.jpg

Mas, dado o consumo da HD 4870, que não deve passar de 166W, dá até pra ir levando. Mas é uma folga apertada, viu.

Olá, comprei uma VGA XFX ATI Radeon HD7850 Core Edition 2048MB (2GB) DDR5 PCI-Express e essa Fonte XFX ATX 550W Core Edition P1-550S-XXB9. Meu processador é o corei5 2500k. 8mb ram.

Gostaria de saber apenas se essa fonte suporta essas configurações, segundo as minhas pesquisas essa fonte é muito boa, pfc ativo e 80 plus bronze.

FONTE LINK - http://www.kabum.com.br/produto/16523/fonte-xfx-atx-550w-core-edition-p1-550s-xxb9-/?tag=Fonte%20XFX%20ATX%20550W%20Core%20Edition%20P1-550S-XXB9

PLACA DE VÍDEO LINK - http://www.kabum.com.br/produto/29037/vga-xfx-ati-radeon-hd7850-core-edition-2048mb-2gb-ddr5-pci-express-fx-785a-cnjc-/?tag=xfx%20radeon%207850

Testes mostram um consumo em torno de 300W para a configuração. Então alguma fonte decente de 400W alimenta a máquina sem problema e com folga de uns 100W.

Boa tarde,

Fiz um belo upgrade no meu micro, mantendo apenas o HD e a fonte.

A fonte é ZALMAN ZM600-RS e tem a marca do 80 plus.

Meu hardware:

- Placa mãe = P8H61M LX R2.0 BR;

- Processador = Core i5 3570 3.4Ghz (terceira geração);

- Memória = 8GB DDR3 1600 Corsair Vengeance;

- Placa de vídeo = Geforce GTS 250 1GB GDDR3;

- HD de 1TB;

- Gravador LG Blu-Ray 3D;

Está funcionando tranquilamente, mas a minha dúvida é se a minha fonte poderá aguentar essa placa de vídeo Gtx660 2gb Asus Direct. Pois irei substituí-la pela minha antiga GTS 250.

Grato.

Sim. Alguma fonte decente de 400W tocaria a configuração com a GTX660.

• Curtir 1
Postado

tipo , eu so meio leigo nesses assunto.

mas pelo que meu amigo disse, ele ta rodando ela num i5 da primeira geração o primerao, com 8 gb e essa ati 4870 numa dr hank de 500w bem ruim ele falo.

e tipo. fico meio indignado com uma coisa dessas e nao rodar na minha

ate porq nao entendo muito disso de linha. amperes e etc...

nao teria como postar um tutorial pra entende um pouco dessas coisas se fosse possivel senao deixa ;)

• Curtir 1
Postado
tipo , eu so meio leigo nesses assunto.

mas pelo que meu amigo disse, ele ta rodando ela num i5 da primeira geração o primerao, com 8 gb e essa ati 4870 numa dr hank de 500w bem ruim ele falo.

e tipo. fico meio indignado com uma coisa dessas e nao rodar na minha

ate porq nao entendo muito disso de linha. amperes e etc...

nao teria como postar um tutorial pra entende um pouco dessas coisas se fosse possivel senao deixa ;)

Dr. Hank PW-500 sob certos aspectos é melhor que a sua fonte. O Clube do Hardware extraiu dela 17A e 16A das linhas +12V, enquanto na OCZ a fonte desliga extraindo-se 17.5A de cada linha, o que é um pouco mais, porém a Dr. Hank divide a alimentação da placa de vídeo entre as duas linhas, enquanto a OCZ reserva apenas a segunda linha para isso. A Dr. Hank é ainda melhor na energia limpa que fornece, porque a OCZ tem ripple muito alto. Desvantagens da Dr. Hank estão apenas na falta de PFC ativo e na baixa eficiência (maior consumo). Nenhuma das duas fontes, porém, é própria para alimentação de configurações modernas.

Não precisa um tutorial completo para entender. Uma fonte suporta aquilo que ela fornece. Quanto fornece a OCZ para alimentação da HD 4870? 18A. A placa deve consumir 14A de pico. Sobram 4A. Cada A representa 12W. É uma margem apertada. Imagine agora a Corsair CX430. Ela tem 32A numa linha única +12V para alimentar tudo, fora memória (linha +3.3V) e alguns circuitos secundários diversos (linha +5.5V). Vai dar uns 12A para alimentar CPU e outras coisas necessárias, sobrando ainda 20A para a placa gráfica. Portanto aguenta mais que a Dr. Hank e a OCZ, que prometem 500W. É por isso que se botar uma GTX560ti na Corsair ela ainda aguenta. Apertada, mas aguenta.

Mas, como você já tem a OCZ, vai usando, ainda dá. Se não estiver dando você mesmo perceberá porque o computador vai desligar em uso intenso ou de alguma forma te dará a entender que a fonte está fraquejando.

• Curtir 1
Postado

Gostaria de indicações de fontes ATX para meu PC.

Alguma que seja boa tipo as Corsair, mas de algum modelo que tenha sido notável a algum tempo atrás e que não tenha preço de lançamento.

Alguma que forneça pouco mais do que eu preciso.

Configuração:

Placa mãe - M5A88-M

GPU - Saphire HD 4850 - toxic (com a possibilidade substituir por uma placa high end)

Dois pentes de memória de 1.5V cada

Dois Hds sata

Um gravador de DVD Sata genérico.

• Curtir 1
Postado
Gostaria de indicações de fontes ATX para meu PC.

Alguma que seja boa tipo as Corsair, mas de algum modelo que tenha sido notável a algum tempo atrás e que não tenha preço de lançamento.

Alguma que forneça pouco mais do que eu preciso.

Configuração:

Placa mãe - M5A88-M

GPU - Saphire HD 4850 - toxic (com a possibilidade substituir por uma placa high end)

Dois pentes de memória de 1.5V cada

Dois Hds sata

Um gravador de DVD Sata genérico.

Dois problemas na configuração: Falta um processador e falta saber qual a placa high end.

Mas se você pede indicação para a configuração atual, que é com a HD 4850, temos na falta do processador duas variáveis: Consumo de 240W numa configuração mediana e consumo de 290W com um processador mais faminto. Em qualquer dos casos uma boa fonte de 400W atende bem. E a Corsair CX430 custa na média 160 contos. Só que a linha CX não é notável, é apenas uma linha com bom custo/benefício. Notáveis da Corsair são as fontes de 650W ou acima, como a HX650. Mais notável ainda é a Seasonic X-660, disponível na Guerra Digital. Resta ver se seu upgrade pretendido requer tanta potência.

• Curtir 1
Postado
Dois problemas na configuração: Falta um processador e falta saber qual a placa high end.

Mas se você pede indicação para a configuração atual, que é com a HD 4850, temos na falta do processador duas variáveis: Consumo de 240W numa configuração mediana e consumo de 290W com um processador mais faminto. Em qualquer dos casos uma boa fonte de 400W atende bem. E a Corsair CX430 custa na média 160 contos. Só que a linha CX não é notável, é apenas uma linha com bom custo/benefício. Notáveis da Corsair são as fontes de 650W ou acima, como a HX650. Mais notável ainda é a Seasonic X-660, disponível na Guerra Digital. Resta ver se seu upgrade pretendido requer tanta potência.

Esqueci de falar o processador. É um Phenon II x4 965.

Quanto à GPU, quero uma fonte que tenha uma sobra para eu poder colocar qualquer GPU lançada até o começo de 2012, por exemplo.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...