Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acentos não funcionam (Ubuntu 12.04)


fulanis

Posts recomendados

E aí, pessoal. Como disse no título, os acentos não estão funcionando. O layout do teclado é o ABTN2 e está configurado do jeito que deveria estar: Português (Brasil); não está em nenhum americano, nem sem dead keys, nem nada, o único problema são os acentos. Estava tudo normal, e ficou por um bom tempo, antes disso acontecer. Percebi que quando o IBus está fechado os acentos funcionam, mas como teclas normais (separados das letras) e não como dead keys. Um tempo antes desse problema, fiz uma gambiarra para conseguir digitar em japonês (IBus, Scim, Anthy etc.), mas acho que não deve ser por isso, porque ficou por mais uns dias com os acentos normais. Só pra constar: aqui não tem o arquivo "/etc/X11/xorg.conf", mas tem "/usr/share/X11/xorg.conf", que não havia no meu Ubuntu, mas foi criado depois de um procedimento que fiz. Não é defeito no teclado, porque tenho dualboot com o XP e nele o teclado funciona normal.

 

O que já tentei:

 

1.


sudo dpkg-reconfigure keyboard-configuration


E as opções corretas já estavam todas por default, sendo:

 

Generic 105-key (Intl) PC

Português (Brasil)

Português (Brasil)

O padrão para o layout do teclado

Sem tecla compose


 

2. Tudo o que é recomendado nesse tutorial, e novamente, todas as opções corretas já estavam por default.

 

 

Existe alguém que tenha conhecimento do real problema, que não seja todos esses que eu citei? O que me impressiona é que todos os principais possíveis problemas não são os causadores disso. Eu estou a meses com esse problema e não achei em lugar algum a solução, e estou sendo obrigado a usar o XP até que tudo se resolva.

 

Agradeço muito a resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@,

 

O tutorial que seguiu é de 2011 e isto pode estar relacionado com o facto de não funcionar.

Eu sugeria duas alternativas e espero que em alguma delas consiga resolver seu problema.

 

Em primeiro lugar a minha sugestão é que você tente reverter as alterações que fez quando fez sua "gambiarra";

 

A segunda sugestão é que tente instalar ou reconfigurar o localpurge.

 

Explico: O localpurge permite configurar ou alterar as configurações do ubuntu para teclado. Durante a instalação você deverá deixar selecionados as linguagens de seu interesse, ou seja, en_US.utf-8 para inglês, pt_PT.utf-8 para Português de Portugal ou pt_BR.utf-8 para Português do Brasil.

 

 

para instalar:

$ sudo apt-get install localepurge

No caso de já o ter instalado, pode reconfigurar com o seguinte:

$ sudo dpkg-reconfigure localepurge

Não se esqueça de reiniciar a máquina após fazer as alterações.

 

Com o comando $locale você vê as configurações atuais no seu sistema.

 

Espero que esta informação o ajude,

 

Cumprimentos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!