Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a diferença desses processadores?


ViniciusAMD

Posts recomendados

O Phenom II X6 é uma raridade, não se encontra mais esse processador novo.

 

O 6300 é uma arquitetura mais recente, está em produção e, claro, assim como o primeiro é bom processador. 

 

Mas como te disse antes, o primeiro ele já está fora de linha, e em relação a desempenho o FX-6300 ganha em alguns aspectos. 

 

Caso deseja ver um comparativo http://www.anandtech.com/bench/product/203?vs=699

 

Antes de adquirir um novo processador, veja se sua placa-mãe é comparativo e os demais periféricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMD FX-6300 e AMD Phenom II X6 Black 1100T

 

Qual é a diferença deles? Qual é melhor para jogos? Qual compensa mais para comprar?

 

Vi em um site que o Phenom X6 leva vantagem sobre o FX-6300, mais querto tirar essa dúvida aqui.

 

Obrigado!!

 

A diferença são arquiteturas completamente diferentes. Os processadores da linha Phenom (assim como todos os Athlon e Sempron baseados nele) são baseados nos antigos Athlon do final dos anos 1990 e início dos anos 2000 (mas com diversos aprimoramentos, clock e cache maiores, fora multi-core). Ele possui núcleos completos, ou seja, um Phenom II X6 1100T BE possui efetivamente seis núcleos completamente independentes e eficientes. O Phenon II X6 1100 BE é compatível com placas-mãe Socket AM3 e AM3+ recentes, assim como em algumas placas AM2 e AM2+ antigas (desde que haja suporte de BIOS por parte da fabricante da placa-mãe), sendo uma opção interessante de upgrade para quem possui máquinas antigas. Ele saiu de linha já faz algum tempo, mas não é impossível de se achar usado para comprar.

 

Já o FX-6300 é baseado numa arquitetura completamente nova, presente em todos os processadores da linha FX Socket AM3+ e nas APUs Socket FM2 e FM2+, chamada de arquitetura modular. Essa arquitetura modular funciona da seguinte forma: os núcleos do processador se complementam em duplas, ou seja, um núcleo isolado do processador sozinho não é completo e possui performance inferior a arquitetura adotada pela AMD anteriormente, mas ao mesmo tempo permitiu que a AMD elevasse o número de núcleos (até oito para as versões desktop do FX, mantendo em até quatro núcleos para as APUs). A ideia da AMD era criar algo que concorresse com a tecnologia HT (Hyper Threading) da Intel (que dobra o número de núcleos do processador de forma virtual), com a diferença que na arquitetura modular o número de núcleos é real. Na prática, dizemos muito que os núcleos da linha FX não são completos, então um FX-6300 seria composto por três módulos de dois núcleos (totalizando os seis núcleos), o que é sim inferior aos seis núcleos completos do Phenom II X6, mas que ainda apresenta uma performance decente ao usuário final, devido ao aumento de clock e de cache presentes na linha FX. Lembrando que qualquer FX só é compatível com placas Socket AM3+ recentes, então para quem possui placas AM3, AM2+ e AM2 antigas não pode nem sonhar de usar esses processadores novos.

 

Qual dos dois é melhor? Eu sou mais o Phenom II X6 1100T BE, mas na prática a diferença de performance é pequena, fora que o FX-6300 tem um potencial interessante para overclock, então usado em conjunto de uma placa-mãe e fonte adequadas, acaba matando a diferença entre os dois processadores (o Phenom II X6 1100T BE também não é nada ruim de overclock, mas nesse ponto a linha FX se destaca mais). Levando em consideração que o Phenom II X6 1100T BE é um processador antigo que já saiu de linha, a compra do FX-6300 é uma opção razoável sim. Outros modelos da linha FX que acho interessantes são o FX-8320 e o FX-8350.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!