Ir ao conteúdo

Windows não reconhece parte da memória instalada

tyriel

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Minha placa mãe é uma Asus P7H55-M LX, tem 8gb (dois pentes de 4gb cada), processador i7, placa de video pah....

E aparece desse jeito na Tela: 

Alguma sugestão, fui no msg config editei lá a parte de memoria e processadores, mas não resolveu, poderia ser o chip-set da placa mãe?? 

screen.png

Postado

Em relação as opção da Bios, não deu certo, desativei e ativei o memory remap e continuou a mesma coisa.

Já havia visto esse tutorial, até reli ele, da uma olhada aí no arquivo que anexei... veja lá que o  windows reconhece os 8gb mas só utiliza 4...

Será que é a Bios mesmo?

post-709126-0-02963300-1389384958_thumb.

Postado

@tyriel, geralmente isto ocorre por dois motivos:

1. SIstema operacional de 32 bits que não consegue reconhecer mais que 4gb (calma, eu sei que não é o seu caso)

2. Memory remap desabilitado

3. Vídeo onboard "chupando" a memória compartilhada

Se possível, nos envie fotos das telas da BIOS, quanto mais detalhes melhor!!

Além disto, você usa qual placa de vídeo?

Abraços,

Postado

EU to usando uma placa de vídeo offboard GEforce gt 650 ti então isso provavelmente não é, quais telas você gostaria que tirassse da bios, me fala aí se quiser me add no skype eu abre ele pelo celular e abro o video e agente navega pela bios 

Segue abaixo as screens, acredito que terei que fazer a atualização da Bios mesmo, sabe como fazer isso bem? É difícil?

IMG_20140110_192342_087.jpgIMG_20140110_192325_881.jpgIMG_20140110_192302_895.jpg

Postado

@tyriel,

Você montou esse PC recentemente?

Cara, acabei de ver as telas e você está usando a primeira versão da BIOS lançada para sua placa-mãe.

Acho que valeria muito a pena atualizar a BIOS da sua placa, que já está na versão 0406 de 2012/07/11.

https://www.asus.com/Motherboards/P7H55M_LX/#support

Não daria como certeza, mas muito provavelmente deverá resolver esse problema da memória.

LNW

Postado

Para ver sua versão de bios, segue o tutorial da Asus:

https://www.asus.com/support/Article/563/

Quando for atualizar a BIOS, jamais desligue durante o processo, em alguns modelos isto é praticamente

irreversível, pois estas informações ficam numa memória de tipo EEPROM ou parecida.

Certifique-se de que baixou no site da Asus o arquivo .rom correto, grave-o em um pendrive ou cd.

Alguns programas permitem que a BIOS seja atualizada via Windows, mas eu não recomendo. O método tradicional é fazer isto através das opões do Setup.

Espero ter ajudado.

Postado

Galera,

Atualizei a Bios e confinua a mesma coisa sem reconhecer... uma memória é kingston a outra é genérica mas as duas são 1333 e a bios continua identificando apenas 1 pente de 4gb, eu já testei as duas sozinhas e funcionaram. mas juntas não... o que sugerem?

Postado

uma memória é kingston a outra é genérica mas as duas são 1333 e a bios continua identificando apenas 1 pente de 4gb

Essa pode ser a causa do problema.. apesar de terem a mesma velocidade, outros parâmetros diferenciam-nas, fazendo com que apenas um módulo seja escolhido/reconhecido pelo sistema.

Eu particularmente nunca misturo memórias. Normalmente eu já compro o kit (de memórias de boa reputação).

Aguarde outras opiniões/sugestões. ;)

PS: A atualização da placa continua sendo válida e relevante. ;)

LNW

• Membro VIP
Postado

Desative o vídeo integrado. Pode ser que (como já foi falado acima), ele esteja "roubando" um pouco dessa memória ram. Aqui no meu PC isso acontece quando o vídeo integrado do processador está ativo.

• Membro VIP
Postado

Tente o Gerenciador de dispositivos do windows, mas não tenho certeza se dará certo, pois talvez o bios já tenha reservado recursos (memória) pro vídeo integrado, estando ele desabilitado então somente a partir do Windows. O ideal seria pelo bios mesmo. Verifique o manual da sua placa-mãe para ver se encontra como desativar pelo bios.

Postado

Não adianta não, as memórias são diferentes apesar de terem as mesmas configurações. 

Amigo meu disse pra resetar a placa mãe, talvez isso resolva, mas acredito que o problema está nas memórias serem de marcas diferentes. Você acha que pode resolver resetar a placa mãe?

Eu desativei o video integrado também mas não deu muito certo também. 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!