Ir ao conteúdo

Deletado partição e instalado XP acidentalmente em HD externo.

Julio Hegedus

Posts recomendados

Postado

ola,

Tenho um note com windows 8 (lento demais) e fui instalar o windows XP para ver se melhorava.

Reiniciei com Windows XP, entrei na parte de discos, deletei a partição, criei uma com apenas 30Gb (só para SO) e mandei instalar. Ao reiniciar entrou no Windows 8, foi ai que percebi que meu HD Seagate (p/n 9scal5-500 s/n 2ghc7plx 1TB) USB estava conectado e conclusão: apaguei a partição deste HD externo (contendo minha vida inteira) e instalei o Windows XP nele.

O que fiz foi deletar todo o conteudo dele novamente (que era a instalação do XP) e estou tentando passar a ferramenta "testdisk 6.14) que o pessoal diz que é excelente.

Sem resultado; ele sempre me mostra os arquivos do XP que apaguei, e não o conteúdo que havia antes de deletar a partição.

Alguém sugere algo?

Grato,

Postado

Antes de partir para uma medida tão extrema, você deveria primeiro tentar descobrir qual era a causa da lentidão. Qual é a configuração do seu notebook? Será que ele é mesmo limitado demais para o Windows 8? Considerando que o Windows 8 não é mais pesado que o Windows 7 (a maioria das análises diz que o Windows 8 é até um pouco mais rápido), e que eu cheguei a rodar o Windows 7 tranquilamente no PC supervelho que eu tinha até alguns anos atrás (AMD Athlon 64 single-core, de 2004, com 2 GB de RAM), a menos que seu notebook seja realmente muito velho e limitado, dificilmente isso seria problema. Haveria várias outras possibilidades para a lentidão: HD fragmentado, antivírus mal configurado, excesso de programas inúteis instalados (especialmente residentes na memória), arquivo de swap mal configurado, plug-in de segurança de Internet banking de vários bancos brasileiros (um horror, agacha o desempenho do PC em vários casos), e a lista é longa...

Só depois de tudo isso verificado e corrigido, num caso realmente extremo, você poderia pensar em passar seu notebook para um sistema operacional de 13 anos de idade, sem suporte a várias coisas que apareceram depois (HDs SATA - pelo menos sem o driver apropriado, HDs com Advanced Formatting, USB 3.0, TRIM em SSDs etc.), sem vários recursos de segurança e proteção incorporados nas versões posteriores do Windows, e que ainda por cima vai perder todo o suporte de segurança da Microsoft a partir de abril de 2014 - se aparecer algum novo ataque de malware depois disso (e vai aparecer), o XP vai estar indefeso, porque a Microsoft não vai mais lançar atualizações de segurança.

Então, por um lado, ainda bem que você ainda não "desatualizou" seu PC, na verdade. Por outro lado, a c...da com seu HD externo já está feita. E aí a c...da maior não foi nem a sua desatenção ao apagar a partição e instalar o XP nele. Foi ter apenas um lugar para guardar os seus dados, sem ter backup. Se seus dados não cabiam no seu HD principal, ainda mais se eram dados importantes (sua "vida inteira", como você disse), você tinha que ter no mínimo dois HDs externos, com backups diários dos novos dados de um para o outro, e ainda fazendo backups periódicos na "nuvem" (Dropbox, Google Drive, Microsoft Skydrive etc. - ainda mais com a integração ao Skydrive que o Windows 8 tem). Aqui ainda tenho e-mails, fotos e documentos de 1995 (mais de 18 anos atrás), intactos, mesmo vários PCs, HDs, reformatações e reinstalações depois, porque nunca me descuidei dos backups: costumo ter três cópias separadas dos meus dados mais importantes, atualizadas todos os dias.

Lamento informar, mas no momento em que você apagou a partição anterior do seu HD, seus dados foram todos para o espaço. Depois que você ainda por cima criou uma nova partição, a formatou e gravou dados nela, o alinhamento do drive mudou, todos os ponteiros que permitiam localizar dados dentro dele foram apagados ou sobregravados, e o que porventura ainda existir ali que por milagre não tenha sido sobregravado está perdido num limbo inacessível. É claro que a ferramenta só mostra os arquivos apagados do XP: é a única partição que consta na tabela do MBR do drive, a única acessível e os únicos setores do disco que ela enxerga.

Se esses dados forem realmente muito importantes para você, talvez você possa tentar uma empresa especializada em recuperação de dados. Eles têm ferramentas e técnicas de leitura física que não estão ao alcance de nós, pobres mortais. Você ainda tem alguma chance (ínfima, remotíssima) de recuperar alguma coisa, porque criou apenas uma partição pequena. Mas aviso que essas empresas cobram uma fortuna só para tentar a recuperação (costuma custar o preço de vários HDs novos, o que espero que faça você refletir sobre sua política de backup) e fazem você assinar um contrato que não dá garantia nenhuma de sucesso. Boa sorte, porque você vai precisar... :(

Postado

Bom dia.

Ainda estou em dúvida: voce tentou me ajudar ou me deixar deprimido? Agradeço sua "tentativa" de ajuda (apesar de não conseguir) mas bastava um "não há como recuperar" ou talvez um "dificilmente conseguira, somente em empresas especializadas" ou quem sabe "NÃO RESPONDER".

Preciso de ajuda e não de um sermão.

Postado

Olhe, não tive a intenção de ofender e peço desculpas se o fiz. Mas seu caso era de sermão, sim, e um sermão duro, senão você não aprenderia e faria tudo de novo da próxima vez. Era muito importante você entender que a burrada maior não foi ter apagado seus dados por engano - isso poderia acontecer com qualquer um, inclusive comigo. O que você não poderia ter feito era deixar dados preciosos sem backup e vulneráveis a essa e outras possíveis tragédias. Se você tivesse backup, o problema não existiria - bastaria voltar com a cópia e tudo estaria resolvido. Espero que agora a lição esteja aprendida, ainda que a duras penas, e que daqui para a frente você não descuide mais disso.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!