Ir ao conteúdo

Continuar com Nobreak ou trocá-lo por um bom filtro de linha?

André Luiz 78

Posts recomendados

Postado
Olá pessoal. Bom dia. 

Minha dúvida é a seguinte:

Tenho um Nobreak da APC modelo Back-UPS ES BE600-LM desde 2008,(Esse modelo consta que além de segurar o pc por alguns minutos, ele também é filtro de linha e estabilizador) e uso até hoje.

Lendo vários artigos/matérias, várias opiniões, vi que Nobreaks ( inclusive já me disseram que nada mais é do que um "estabilizador com baterias") e estabilizadores não servem para nada, porque,além de não proteger, ainda podem estragar a fonte do pc. Lendo essas matérias, vi que o ideal mesmo é usar um bom filtro de linha no lugar de Nobreak ou estabilizador.

Acontece que, certo dia quando eu estava com meu pc ligado ao nobreak , caiu um raio aqui perto que acabou queimando na hora 3 Televisores, minha impressora,(que estava desligada), porém, meu pc continuou ligado e intacto, a tela do monitor ficou toda manchada e colorida, certamente por causa da descarga elétrica, mas depois voltou ao normal. Isso na primeira vez.

Na segunda vez, (mais ou menos 1 ano ou 1 ano e meio depois),caiu outro raio que queimou 2 televisores e meu home theather, mas meu pc (que estava ligado ao mesmo Nobreak) continuou ligado e funcionando perfeitamente bem.

Obs.: Minha Tv e meu home theather não estavam ligados ao nobreak. Apenas o Pc, o monitor (sempre) e a impressora (apenas na primeira vez que o raio caiu).

Acredito que, de alguma forma, esse meu Nobreak tenha protegido meu pc de raio por 2 vezes. Não acredito que tenha dado a mesma sorte por duas vezes, mas enfim...

Agora, preciso trocar a bateria do meu Nobreak por uma nova, que fica em torno de R$ 50. Porém, aqui está tendo queda de energia quase que diariamente devido ao calor. Caso eu troque por um filtro de linha, meu pc irá desligar quando houver queda e com isso poderei perder meu HD ou corromper o windows. Minha dúvida é se vale a pena eu substituir a bateria e continuar com ele, já que em caso de queda da energia, terei tempo de salvar o que estiver fazendo e desligar o pc, além das 2 experiências com raio, ou é melhor eu substituí-lo por um bom filtro de linha. Vi que filtros da marca CLAMPER são bons.

Qual dos dois me recomendariam? Meu Nobreak APC BE600-LM ou um bom filtro de linha?

Enquanto espero que decisão tomar, onde devo conectar o PC? Num filtro de linha da marca Clone modelo Line Protection, no estabilizador marca SMS, no Nobreak, (mesmo com a bateria ruim, já que ele também é filtro de linha embutido), ou devo ligar o pc direto na tomada?

Minha fonte é uma CORSAIR CX 430 Builder Series. Com PFC ativo. (Inclusive, essa fonte já foi testada aqui no site e aprovada)

Desde já, agradeço.

Postado

Você teve essas duas experiências e ainda pergunta ?

Eu uso um BE600N-BR que é bem parecido com o seu e troquei a bateria dele mês passado por R$90,00 na autorizada e com esse teu relato fico ainda mais satisfeito por ser uma situação real que ocorreu.

Comprei esse nobreak por indicação do participante _rau_ aqui do fórum que se mostrou entendido no assunto. Aliás, ele mesmo comprou para ele um e o abriu para ver sua construção e ficou maravilhado com o que viu.

Ele disse que o nobreak possui excelente filtro e ótimo supressor de surtos que foi o que exatamente protegeu teu PC dos raios que caíram perto de você e que queimaram os seus outros aparelhos.

A questão do estabilizador que ele possui não chega a me preocupar pois não é sempre que ele entra em modo bateria e também é raro fazer comutações por oscilações na tensão aqui.

Esse nobreak tem filtro de saída o que elimina parte da agressão do estabilizador interno á fonte do PC. Disse o _rau_ em outro fórum que a bateria só é mais prejudicial á fonte do PC se ela o estiver alimentando com o computador desligado.

O que você poderia fazer é comprar filtro bom e recomendado para os outros aparelhos ou então fazer o que é mais seguro que seria tirá-los das tomadas pois raios podem cair tão próximos que nem supressor de surtos consegue segurá-los.

Teu nobreak está com bom aterramento ?

Onde encontrou essa bateria por R$50,00 ?

Tome cuidado pois existem baterias ruins no mercado e mais baratas que duram pouco tempo e outras que são destinadas a alarmes e não a nobreaks.

Postado

Henrique-RJ

Só perguntei mesmo pelo fato de ter lido várias matérias, de várias pessoas dizendo que nobreak também não protege assim como os estabilizadores. Também não encontrei nenhum tópico a respeito de testes com esse meu nobreak. Eu gostaria de ver como é sua construção interna, assim como fiz com minha fonte Corsair que encontrei.

O valor de R$ 50 foi o que paguei há 3 anos. Liguei agora há pouco pra loja e me disseram que a bateria está no valor de R$ 80.

Essa bateria é original sim. A loja que eu comprei é uma assistência técnica de nobreaks, autorizada da APC.

Eles dizem que no ato da troca, precisam reconfigurar o nobreak com software próprio, e atualizar o software, e , pra isso, cobram uma taxa a mais. Mas eles vendem só a bateria também, mas ciente de que eles não se responsabilizam caso a bateria/nobreak não funcione corretamente.

Da última vez, comprei a bateria sem fazer essa tal configuração no aparelho e eu mesmo troquei e atualizei o software do site da APC. Funcionou tudo normal. A última vez que troquei a bateria foi em fevereiro de 2011, ou seja, durou praticamente 3 anos, que é a média de duração dessas baterias mesmo. Claro que dependendo da frequência com que o nobreak é exigido, da rede elétrica e etc..

Sobre o fato: " a bateria só é mais prejudicial á fonte do PC se ela o estiver alimentando com o computador desligado." 

Para evitar esse tipo de coisa, o ideal seria desligar o botão da fonte, ou então retirar o cabo da fonte da tomada do nobreak quando desligá-lo ?

Com o trauma que tive com queima de aparelhos por causa de raio, desde esse dia , toda vez que chove forte, independente se, com trovões e/ou relâmpagos, eu desligo e retiro todos os aparelhos da tomada pois quando caíram os 2 raios, nem chovendo forte estava na primeira vez, e na segunda vez, estava apenas choviscando e sem trovões e relâmpagos, por isso eu fui pego de surpresa. (Por um lado foi bom, pois serviu para testar o nobreak)

sobre aterramento, eu ligo o nobreak numa extensão com um adaptador de 3 pinos, que fica para o nobreak mesmo, pois a tomada fica longe.

Vou procurar novamente sobre testes com esse nobreak da APC.

Agradeço pela ajuda anterior.

Postado

Aqui um review do rau

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/754065-review-nobreak-ups-apc-back-ups-be600n-br/

Essa questão de a bateria causar problema á fonte com o PC desligado é só se ficar muito tempo nessa situação. Seria o caso por exemplo de você sair de casa e deixar o PC ligado e ao faltar a luz o nobreak desligar o PC após um tempo na bateria e continuar alimentando a fonte.

Isso de reconfigurar o nobreak com software próprio é mentira. O técnico que trocou minha bateria disse que isso é só para nobreaks de servidores. No teu caso é só trocar a bateria e clicar no botão do programa que monitora para atualizar.

Esse programa da APC que monitora também atrapalha mais do que ajuda. É que ele com o tempo de uso vai diminuindo o tempo útil da bateria de modo irreal até condená-la após 3 anos. Se desinstalar esse programa a bateria alimenta o PC por muito mais tempo e talvez até 8 anos.

Como eu troquei a bateria por uma original mês passado vou deixando por enquanto o software da APC instalado. Mas daqui a um ou dois anos eu vou desinstalar esse programa para que ele não fique limitando sem necessidade o tempo de bateria quando falta a luz.

O que você deveria providenciar é um bom aterramento para as tuas coisas pois o surto originado por raios ou curtos pode vir pelo neutro e o filtro ou o teu nobreak não ter como escoar esse excesso de corrente e acabar descarregando nos teus aparelhos e computador.

Postado

Eu desconfiei na época que essa deles de ter que "reconfigurar" o nobreak fosse só fachada pra poder cobrar mais caro, por isso não o fiz.

No caso como vou comprar a bateria nova semana que vem, assim que colocá-la no Nobreak, é melhor eu atualizar o software, deixar por um tempo e depois desinstalar também ou já uso sem o software de imediato?

No caso de usar o nobreak sem o software da APC, como saber se o nobreak está funcionando corretamente,? Já que ficaremos sem monitoração sem esse software. Tirando da tomada mesmo e calculando o tempo de autonomia mais ou menos? O nobreak funciona normalmente sem ele? Não haverá riscos de causar algum dano ao pc quando o nobreak for acionado sem esse software?

Fui informado pela loja vendedora de que a bateria está em falta e chegará somente na semana que vem. Por enquanto posso deixar o pc conectado ao nobreak sem bateria??

Muito obrigado pelo link sobre o review. Eu havia passado por ele sem ler, pelo fato do modelo não ser exatamente igual ao meu, além de ser mais recente. Então fui procurar por reviews do meu modelo exato.

Darei uma lida com bastante calma neste link. Valeu mesmo!

Postado

Se você usar o nobreak com a nova bateria sem o software ela vai te manter o PC ligado mais tempo no caso de falta de luz.

Se fizer um teste com a nova bateria retirando o nobreak da tomada vai perceber que o PC ficará ligado uns 15 ou 20 minutos e depois o nobreak irá cortar a energia para o computador.

A pessoa instala o software se quiser pois o nobreak funciona do mesmo jeito.

O nobreak talvez não aceite ser ligado sem bateria mas se conseguir ele ficará fazendo o papel de estabilizador, de supressor de surtos e de filtro.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...