Ir ao conteúdo

Problema com cristal no uC PIC

Lucas Pereira de Souza

Posts recomendados

Postado

Olá, queria saber porque meu cristal não funciona  no  proteus mesmo eu configurando tudo direitinho, sera que eu errei no código, me ajudem me desculpe sou iniciante ainda estou aprendendo uC por isso que comecei por assembly.Eu uso o mplab x 1.95

;LED POR BOTÃO;VERSÃO: 1.0;AUTOR: LUCAS PEREIRA DE SOUZA #include "P18F4550.INC";CONFIGURAÇÕES DO PIC    CONFIG  FOSC = XT_XT ; aqui esta configurado como cristal externo.    CONFIG  WDT = OFF;VETOR RESET    ORG     0X000    GOTO    INICIO;VETOR INTERRUPÇÃO    ORG     0X008    GOTO    INICIO;CONFIGURAÇÕES DOS PINOS:INICIO        MOVLW   B'00000001'        MOVWF   TRISD        MOVWF   PORTD        MOVLW   B'11000000' ; aqui coloquei no pino A6 e A7 com entrada para o cristal        MOVWF   TRISA        CLRF    PORTA        GOTO    VOLTA            ;PROGRAMA PRINCIPAL:        VOLTA      BTFSS   PORTD,0     ;ESTA LIGADO ?           GOTO    DESLIGA           GOTO    LIGALIGA    BSF     PORTD,7    GOTO    VOLTADESLIGA    BCF     PORTD,7    GOTO    VOLTA     END

o engraçado e que funciona como se estivesse com cristal,porém, eu configurei ele para usar cristal externo que estranho não.

post-709648-0-10573900-1389872311_thumb.

Postado

O 18F4550 tem varias configuraçãoes de oscilação.

1-QUal o valor do cristal pretende usar.

2-Pretende usar a velocidade máxima de instruções deste pic?

Postado

Como ainda eu estou estudando uC eu vou utilizar um cristal de 4MHZ para fica fácil para mim no caso seria 1 uS a cada ciclo de máquina.

O 18F4550 tem varias configuraçãoes de oscilação.

1-QUal o valor do cristal pretende usar.

2-Pretende usar a velocidade máxima de instruções deste pic?

Como ainda eu estou estudando uC eu vou utilizar um cristal de 4MHZ para fica fácil para mim no caso seria 1 uS a cada ciclo de máquina.

Postado

Use as configurações abaixo para utilizar o cristal com 4MHZ mas o núcleo do pic trabalhando com 48 MHZ(12 MIPS).

Eu acho esse PIC para começar usando ASM um pouco 'confuso',voce poderia começar como 16F628 ou 16F877.

CONFIG PLLDIV = 1			      		CONFIG CPUDIV = OSC1_PLL2		CONFIG USBDIV = 2					CONFIG FOSC   = XTPLL_XT
Postado

Use as configurações abaixo para utilizar o cristal com 4MHZ mas o núcleo do pic trabalhando com 48 MHZ(12 MIPS).

Eu acho esse PIC para começar usando ASM um pouco 'confuso',voce poderia começar como 16F628 ou 16F877.

CONFIG PLLDIV = 1			      		CONFIG CPUDIV = OSC1_PLL2		CONFIG USBDIV = 2					CONFIG FOSC   = XTPLL_XT

Obrigado você me ajudou muito,acredito que o pic16f628 seria  melhor para aprender ,porém,o kit que estou aqui é o 18f4550 devido a isso acabei indo para ele.

Você salvou a patria carinha valeu pela ajuda.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!