Ir ao conteúdo

Aproveitar caixas de som de um micro-system antigo

paschoaal

Posts recomendados

Postado

Olá galera,

meu primeiro tópico aqui, queria pedir uma ajuda.

Meu micro-system pré-histórico Aiwa pifou e parece que não tem conserto. Porém, ele vinha com umas caixas de som bem potentes, que eu não queria descartar.

Cada uma tem duas entradas: 1 de "fio desencapado" e outra de RCA. a de "fio desencapado" entra mais acima, acredito que é pro alto-falante geral. a de RCA fica mais abaixo e acho que é pro subwoofer. acredito que elas não sejam amplificadas, necessitando de um pré-amp (no caso, a função era cumprida pelo micro-system). acredito que o sistema era do tipo 2.1.

A princípio, pensei no seguinte: comprar um som automotivo 2.1 usado (já que todos são pré-amplificados, correto?) e conectar as caixas na traseira desse som automotivo, subwoofer via RCA e alto-falantes gerais via "fio desencapado".

Minha grande dúvida é a diferença entre o RCA e o "fio desencapado", se a aplicação estaria correta, se pode sair descascando fio ou soldando no RCA que tá tudo certo. E qual seria o modelo de som automotivo mais indicado.

Eu usaria uma bateria 12v de nobreak para ligar e ter um sistema portátil. Essa parte da ligação de energia já compreendi como faz, acho que bastaria comprar um recarregador de bateria 12Vdc pra tomada 110Vac.

• Coordenador
Postado

O fio desencapado (descascado), é o fio que vai para o falante da caixa, o fio com a ponta RCA alimenta o Tweeter e o Falante de médios (Quando a caixa possui).

Você pode usa-las com qualquer aparelho estéreo, pode ser sim um som automotivo ou um outro som qualquer.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!