Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Topologia RCC para fontes chaveadas


felipefpt

Posts recomendados

Olá pessoal, estou vendo algumas coisas sobre essa topologia só que tem pouca informação na internet. Eu simulei um circuito no LTSPICE, mas não estou conseguindo o que eu quero...

 

A tensão que estou obtendo na saída é de 12v, na simulação a tensão em cima do coletor do transistores é mais de 5KV, isso na realidade não existe... Alguém já montou esse tipo de circuito? Normalmente é utilizado em carregadores de celular chinês, pois mais baratos por não conter CI, também são menores.

post-499032-0-39843200-1390087986_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu jovem, isso ai não existe!

E claro que vai ter 5kV, pode ter ate mais que 5kv ai! É quem falou que isso ai tem em carregadores chines? No max que vi em carregadores daqueles mpx chineses São todos flybacks auto oscilante, esse também não usa ci, e funciona perfeitamente bem!

que topologia é essa que nem realimentação tem? E também nem pode ser imitação de flyback porque as fases dos indutores não estão conforme para ser flyback. Pode ter certeza que se isso fosse usado nos carregadores chines, os dispositivos iriam queimar!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu jovem, isso ai não existe!

E claro que vai ter 5kV, pode ter ate mais que 5kv ai! É quem falou que isso ai tem em carregadores chines? No max que vi em carregadores daqueles mpx chineses São todos flybacks auto oscilante, esse também não usa ci, e funciona perfeitamente bem!

que topologia é essa que nem realimentação tem? E também nem pode ser imitação de flyback porque as fases dos indutores não estão conforme para ser flyback. Pode ter certeza que se isso fosse usado nos carregadores chines, os dispositivos iriam queimar!

B)

 

De fato a polaridade do secundário tava errada e nem percebi. E quanto a realimentação, não tem pois o desenho não está completo... Você tem algum circuito auto-oscilante ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta, é parecida mas o circuito que hc ppstou não funciona!

 

Na simulação funcionou, e concertando a a polaridade do secundário a tensão caiu para +/- 480v no coletor e eu coloquei uma tensão de alimentação de 400v... Porém o transformador influi na frequência de chaveamento e na tensão de saída e como não tenho ideia dos cálculos não consigo chegar num resultado que quero.. Por isso postei aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente Eu projetei uma flyback auto oscilante de uns 100 ~ 150W...

os calculos para a indutancia do trafo é meio complexo, e alem disso se você diz que é esse circuito que você postou, então tem varios problemas nele:

Não tem realimentação;

O controle de tempo que é feito pelo capacitor de 10n ali na base, esta mal feito, não digo no valor, digo na arquitetura mesmo, desse jeito não tem nem calculo, fica na dependecia das condições fisicas do momento.

O controle de tempo é em base de 2 coisas e nunca só de 1! Ai no caso é o valor do indutor e desse capacitor.

E o pior, alem de não ter nem calculo certo para descobrir a frequencia e assim saber a potencia, saber o periodo de tempo saturado e cortado (para saber a potencia do conjunto), a tensão na saida vai depender da carga, isso porque nem realimentação tem.

Alem de que do jeito que ta ali no esquema, a o transistor vai queimar e provavelmente a carga que por na saida ja que ai não se tem base de nenhum valores..

Uma pergunta: Onde você viu essa tal de topologia RCC??? <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente Eu projetei uma flyback auto oscilante de uns 100 ~ 150W...

os calculos para a indutancia do trafo é meio complexo, e alem disso se você diz que é esse circuito que você postou, então tem varios problemas nele:

Não tem realimentação;

O controle de tempo que é feito pelo capacitor de 10n ali na base, esta mal feito, não digo no valor, digo na arquitetura mesmo, desse jeito não tem nem calculo, fica na dependecia das condições fisicas do momento.

O controle de tempo é em base de 2 coisas e nunca só de 1! Ai no caso é o valor do indutor e desse capacitor.

E o pior, alem de não ter nem calculo certo para descobrir a frequencia e assim saber a potencia, saber o periodo de tempo saturado e cortado (para saber a potencia do conjunto), a tensão na saida vai depender da carga, isso porque nem realimentação tem.

Alem de que do jeito que ta ali no esquema, a o transistor vai queimar e provavelmente a carga que por na saida ja que ai não se tem base de nenhum valores..

Uma pergunta: Onde você viu essa tal de topologia RCC??? <_<

 

 

Por isso está na simulação e não na construção física

E na saída como você viu só tem uma carga... Um resistor de 10R...

Eu sei que o transistor provavelmente queimaria quando montasse esse circuito, POR ISSO TA NA SIMULAÇÃO... 

Entendi o que você falou, indutância e capacitor..

 

e quanto onde eu achei 

 

https://www.google.com.br/#q=ringing+choke+converter

 

Pelo visto é a mesma coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.elecfans.com/article/UploadPic/2010-7/201071414502499218.gif

Essa funciona, mas ta meio mal feito, esquecerão de por o capacitor de filtro da rede... E outra coisa q também n ta bom é que o transistor vai esquentar bastante, tendo perdas consideráveis!

Mas funcionar funciona, e alem disso essa tem realimentação negativa, na saida vai dar 9V conforme meus calculos...

Considere o valor das bobinas (16T, 15T) como a proporção entre as espiras.

A realimentação é simples um pouco mal feita com bastante defeitos mas funciona, para teste é bom...

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...