Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores - Aplicação


Richard.Vieira

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

 

Conheço um pouco de programação ( C, C#, Java, VB ) e agora estou aprendo a trabalhar com microcontroladores.

 

O problema é que estou aprendendo por conta própria, e frequentemente me deparo com problemas básicos que não consigo entender. Como por exemplo a aplicação de capacitores.

 

Encontrei textos que explicam seu funcionamento isolado mas não sua aplicação em um circuito. Como no esquema abaixo:

 

20130811125015!PIC18F4550_diagram.png

 

Percebi que sempre há um capacitor conectado a um cristal, mas como sei que capacitor usar, e qual a utilidade dos outros capacitores do circuito?

 

Gostaria muito de aprender pois no momento estou apenas "copiando" os esquemas, mas queria criar os meus.

 

Alguem poderia me ajudar?

 

Té mais...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Richard.Vieira,

 

Os capacitores do cristal seguem a seguinte teoria (boa leitura):

 

http://ww1.microchip.com/downloads/en/AppNotes/00826a.pdf

 

http://electronicdesign.com/analog/fundamentals-crystal-oscillator-design

 

Algumas fórmulas:

 

http://www.lpcware.com/content/faq/how-calculate-value-crystal-load-capacitors

 

Os outros capacitores servem apenas para manter o sinal estável. Lembra que o capacitor armazena energia? Caso ocorra alguma pertubação na alimentação, ele servirá como uma mini bateria. Evitando que o sinal/alimentação sofra a mesma pertubação.

 

esse exemplo seria para o circuito acima. O capacitor tem inúmeras aplicações.

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Richard.Vieira,

 

Existe uma recomendação do fabricante sobre qual o valor sugerido para o cristal oscilar, mas como existem outros fatores internos ao microprocessador que podem modificar um pouco esses parâmetros, sempre consulte no datasheet do microprocessador, e verifique quais os valores são recomendados.