Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida com acoplamento em transformador


mroberto98

Posts recomendados

Estive vendo que o acoplamento não esta tão bom num núcleo que eu enrrolei...

 

peguei fio N°30 AWG e com 4 em paralelo eu trancei ele com uma furadeira :D para fazer o primario... e o secundario eu trancei 8 em paralelo...

 

eu enrrolei o primario, isolei com fita isolante e depois o secundario em cima.... ficou 30 expiras no primario e 15 no secundario... (com center tap) o problema é que uma carga em um lado, esse lado a tensão cai mas o outro não!!! (o primario continua com a mesma tensão) ..

 

Não tem nada saturando, ja verifiquei isso... deveria dar pelo menos 2.5A na saida..

 

Como faço pra melhorar o acoplamento disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O erro aí foi trançar os fios, você deve sempre enrola-los lado a lado pois assim perde menos espaço no carretel.

Com espaços maiores entre os fios se perde rendimento. Fora que trança-los na furadeira tem o risco de estragar o esmalte isolante e entrar em curto.

 

Veja na figura com fios redondos já existe um espaçamento entre a fileira de cima e a de baixo, então imagine com fios trançados.

Por isso, em trafos de grande potencia se usa fios retangulares ou quadrados para maior aproveitamento do carretel e maior eficiência na indução.

 

post-681567-0-12018700-1390578208_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...