Ir ao conteúdo

Módulo chiando no transformador!

Luan Mateus

Posts recomendados

Postado

Fala galera do CDH, estava eu hoje ouvindo o som interno do meu carro quando me aproximei do modulo e percebi que ele estava chiando, o modulo é um Stetsom CL500, desliguei o som e removi o módulo. Resolvi abri-lo e constatei que eram os trafos que estavam chiando, eles tocavam no ritmo da música!  :eek:

O som parece estar meio diferente, não está normal. Sei que é um módulo barato, mas adoro eletrônica e queria tentar consertá-lo, o que será que dá para fazer? Será que se eu der um banho de verniz nos trafos resolve?  :confused:

Postado
  Em 25/01/2014 às 21:52, Luan Mateus disse:

Fala galera do CDH, estava eu hoje ouvindo o som interno do meu carro quando me aproximei do modulo e percebi que ele estava chiando, o modulo é um Stetsom CL500, desliguei o som e removi o módulo. Resolvi abri-lo e constatei que eram os trafos que estavam chiando, eles tocavam no ritmo da música!  :eek:

O som parece estar meio diferente, não está normal. Sei que é um módulo barato, mas adoro eletrônica e queria tentar consertá-lo, o que será que dá para fazer? Será que se eu der um banho de verniz nos trafos resolve?  :confused:

Isso deve ser normal pois o esquema dele é parecido com este:

booster_auto.gif

São os trafos que dão o ganho na tensão do áudio para os alto-falantes.

É uma tecnologia bem antiga.

Nos anos 40 já se usava isso.

Postado

Obigado por responder albert_emule!

Testei melhor o módulo e percebi que é normal o chiado, e ele só acontece quando o som está muito alto ou quando ele está acima de 50 ºC. Esse sim me parece um problema, sua temperatura está ficando muito alta, acima dos  50 ºC. Isso é normal em módulos booster será? Teria algum jeito de abaixar essa temperatura?

Postado
  Em 25/01/2014 às 23:35, albert_emule disse:

Em 26/01/2014 às 17:03, Luan Mateus disse:

Obigado por responder albert_emule!

Testei melhor o módulo e percebi que é normal o chiado, e ele só acontece quando o som está muito alto ou quando ele está acima de 50 ºC. Esse sim me parece um problema, sua temperatura está ficando muito alta, acima dos  50 ºC. Isso é normal em módulos booster será? Teria algum jeito de abaixar essa temperatura?

Eles são de classe AB que perdem até 40% da potência em puro calor e vai ser normal esquentar.

Se fosse de class D perderia no máximo 10% em calor e quase não esquentaria.

O artigo a seguir vai lhe ajudar a entender melhor:

http://sites.mpc.com.br/albuquerque/dicas/yboost.htm

Postado
  Em 26/01/2014 às 18:52, Luan Mateus disse:

Muito interessante este artigo.Pelo que eu entendi se eu colocar mais TIP 105 em paralelo a impedância diminuirá e irei perder graves? É isto mesmo ou entendi errado?

Primeiro o artigo cita:

Realmente, as grandes deficiências de tais aparelhos são sua resposta em altas freqüências (não ultrapassando os 15kHz) e sua elevada distorção baixo de 140Hz, ocasionadas pelo uso de transformadores de acoplamento e de saída com chapas E-I cruzadas, confeccionados com núcleo de material não apropriado para áudio e, no caso do de saída, agravado pelo sua pequena secção transversal, adequada para fornecer potência sem saturar apenas em freqüências maiores que 140Hz, para o tamanho dos transformadores utilizados normalmente.

Segundo o artigo cita

A concepção do circuito é bastante interessante, acontece que a questão de custo prevalece sobre a qualidade máxima possível de ser atingida por circuitos acoplados a transformador, considerando-se também que um transformador de saída capaz de fornecer tais níveis de potência sem distorção apreciável em 30 ou 40Hz seria muito grande e não permitiria montagens compactas.

E o artigo conclui que o transformador de saída deste aparelho foi calculado para não saturar durante a potência nominal, apenas para freqüências acima de 140Hz.

Por isso que abaixo de 140Hz a distorção é elevada.

Diz também que são projetados assim por questão de custo, pois um transformador de saída adequado para fornecer de 30Hz a 40Hz ou o melhor: de 40Hz a 140Hz ( graves pancadão ), feito com materiais adequado para áudio, além de sair muito caro, também ficaria grande e pesado. Isso não compensaria a fabricação, pois este aparelho foi feito justamente para ser barato.

E ainda explica:

Os transistores em paralelo normalmente permitem ao aparelho funcionar com impedâncias mais baixas (2 ohms) que, pelo mesmo efeito de saturação, pioram ainda mais a resposta em baixas freqüências. Em qualquer caso, se for considerada a potência máxima fornecida para uma determinada distorção (baixa) em todo o espectro de áudio, tais aparelhos não poderão, de forma alguma, ser considerados de alta-fidelidade.

Quer dizer que o uso de transistores em paralelo permite que o aparelho trabalhe em 2 Ohms, mais que isso exigirá uma corrente maior do transformador de saída, fazendo ele saturar ainda mais o núcleo em freqüências abaixo de 140Hz, dando distorções ainda maiores.

Postado

Obrigado mais uma vez albert_emule! Agora entendi! Ficou muito bem explicado.  :-BEER

Aproveitando mais uma vez sua paciência, gostaria de saber se senhor me recomendaria algum lugar para instalá-lo em uma S10 CD? Tenho mede dele, pois esquenta demais e tenho dele pegar fogo. :hehehe:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!