Ir ao conteúdo

Erro na tensão - tensão em vermelho no Setup

Israel Tavares

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal.

Estou com um problema bem chato; no mês de outubro/novembro montei um pc gamer com a seguinte configuração:

- Placa mãe: ASUS M5A97.

- Memória: DDR3 8GB.

- Placa de Vídeo: GE FORCE 550 TI.

- Processador: AMD FX Bulldozer 8320.

- Fonte: Corsair CX600 real.

Dai agora vem o problema, o pc tem desligado toda hora (windows desliga mas pc mantém ligado) então as vezes ele reinicia o windows e as vezes não, então eu tenho que desliga o pc, mudar a memória de slot e tentar religar, as vezes funciona as vezes não, então decidi entrar no SETUP e ver o que aparecia, e vi que as voltagens oscilam muito, tem hora que estão em vermelho tem hora que estão em azul, será que alguém poderia me ajudar a resolver este problema? Eu pensei que poderia ser aquecimento, mas estou com um ventilar praticamente dentro do pc e os dois lados do gabinete estão aberto, sem contar que a temperatura está normal.

OBS: Um amigo meu comentou que pode ser tensão referente ao processador, mas não sei o que é.

Agradeço desde já, Israel Tavares.

post-711418-0-48664200-1390872533_thumb.

Postado

Pela tela, fica claro que a fonte não está fornecendo a tensão correta pro processador, aí tem algumas coisas que você pode tentar:

Tire e reconecte os conectores da placa-mãe, aperte-os bem, inclusive os conectores extras da placa-mãe.

Verifique no setup se por um acaso, nas opções de overclock você não acabou fazendo um underclock e diminuindo a tensão que vai pra o proc.

Teste uma outra fonte e verifique se o problema aparece novamente.

Postado

Cara sua vCore está absurdamente alta. Você estava tentando fazer overclock na CPU? Se sim, desfaça as configurações de OC, restaurando as configurações de fábrica no setup 'Reset to factory settings' ou 'Load factory settings' ou algo parecido.

Caso não, faça o seguinte: 

A - Entre no modo avançado do setup, clicando no canto superior direito em "Exit/Advanced Mode" (eu sei que sua mobo está em espanhol, mude para inglês)

B - Acesse o menu AI Tweaker

C - Scrolle o menu pra baixo, até encontrar 'CPU & NB Voltage' e coloque-o em 'Auto'.

Eu te diria para atualizar a versão da BIOS também, pois a sua mobo conta com várias novas versões que visam a melhora na estabilidade. No entanto é bastante arriscado faze-lo, já que sua máquina está reiniciando sozinha. Se quiser fazer, é aqui. Mas dá uma olhada aqui antes.

Outra coisa, sua placa mãe possui um conector EPS 12v, o que significa que há uma conexão dupla, de 8 pinos de energia 12v para o processador próxima ao seu soquete, ela está com os 8 pinos conectados corretamente? 

veja aí e nos traga os resultados.

abraço!

Postado

Obrigado, pessoal! Vou tentar tudo o que vocês me falaram e vou voltar aqui para dizer o que resolveu o meu problema (embora ela tenha parado de desliga o que me faz acreditar que fosse queda de energia aqui da rua).

Obrigado à todos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...