Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Trava Na Tela Inicial


Astronis

Posts recomendados

Olá!

 

Recentemente fui tentar formatar um computador por pendrive pela primeira vez. Pois bem, ocorreu o boot normalmente, consegui excluir as partições e formatar, quando cliquei para instalar o Windows na partição desejada sai e fui almoçar. Quando voltei ele estava "parado" na tela de inicio "SIM+". Reiniciei e o mesmo não fez nada: não dá boot para o Windows, não dá para acessar as BIOS e não dá para selecionar o dispositivo de boot.

 

Alguém tem ideia do que possa estar acontecendo? Seria por formatar por pendrive?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lucas.

 

Seu PC não sai da tela "SIM+" ou nem chega a aparecer essa tela?

 

Você pode dar um reset na BIOS, abrindo o PC e retirando a bateria.

 

Boa Sorte!

 

Olá!

 

Ele não sai da tela "SIM+". Vou tentar fazer isso. Você saberia me dizer se tem alguma conexão em tentar formatar o PC pelo pendrive?

 

Abraços, valeu pelo apoio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que aparece essa tela "SIM+" você vai conseguir entrar na BIOS sem problemas.

Esse método que te falei é para caso essa tela não aparecesse.

 

Bom, geralmente instalações por pendrive demoram muito mais tempo se fossem feitas por CD ou DVD, mas ocorrem normalmente.

 

Esse problema foi ocasionado pela falta de boot.

Há um setor em seu HD onde ficam gravadas as entradas de boot chamado "MBR".

 

Suponhamos que o processo de instalação foi iniciado, assim como o de formatação, e ao formatar o HD esse setor do disco é apagado, ficando sem iniciar pois não há setor de inicialização (Não existe "MBR"). Entende? Por isso seu PC fica nessa tela "SIM+", significa que ele está procurando esse setor, ou procurando o boot.

 

Possivelmente a instalação não foi bem sucedida pelo método usado para a criação desse pendrive de instalação.

 

Você terá que formatar o PC novamente.

Aconselho a você usar um CD ou DVD de instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique na hora da inicialização, qual o estado do led que indica atividade do hd.

Nessa tela do "SIM+" aperte a tecla tab, aquela q fica em cima do capslook.

Se nada acontecer aperte delete ou f12.

Se mesmo assim nada acontecer faça o reset na bios

 

Pois bem, nos 3 primeiros segundos (aproximadamente) que o logo "sim+" fica visível na tela é possível pressionar DEL, muda para a a tela preta e diz que está indo para o setup das bios ("Entering SETUP"), mas não sai disso, nesta tela também faz a análise dos dispositivos que estão conectados à máquina (teclado e mouse). Quando eu aperto TAB, vai para a mesma tela, podendo pressionar F8 para entrar na janela de boot e DEL para carregar a BIOS, porém nenhuma das opções funcionam, diz que está processando a ação, mas não sai disso.

 

Qual a localização deste LED dentro do PC? Eu liguei o computador sem o HD conectado e para a minha supresa, consegui acessar a BIOS normalmente tanto quanto a janela de seleção do BOOT. Alterei como prioridade do boot o driver de DVD, conectei o HD e liguei o PC novamente. Sem sucesso, voltou a travar na tela do "sim+".

 

- Logo então, podemos concluir que o problema é o HD?

- Como posso saber se o mesmo está queimado, ou se é o cabo que está mal conectado?

- Tem alguma relação por eu ter tentado formatar o pc pelo pendrive e ter danificado o HD?

- Bom, conversando com meu irmão, ele disse que a placa mãe (P5GC-MX) não é muito capacitada para conseguir processar todas as configurações e ainda dando boot por um dispositivo USB, Poderia ser isso mesmo?

 

OBS.: Já realizei o RESET das bios e sem sucesso.

 

Abraços, mais uma vez, valeu pela força.

 

EDIT

 

O motivo que me levou a formatar pelo pendrive foi que o leitor de DVD só está processando CDs, quando eu insiro algum DVD não reconhece.

 

Consegui formatar o HD novamente, utilizando o CD do Windows XP. MAS, foi necessário desconectar o HD, dar o boot pelo CD e depois conectá-lo de novo enquanto o disco estava iniciando o processo de instalação. Tudo ocorreu normalmente.

 

Mas ainda estou com dúvida:

 

- Foi por formatar pelo pendrive?

- Se sim, por que deu este problema?

- Por que não consigui dar o boot com o CD do Windows XP com o HD conectado sendo que funcionou depois que desconectei ele?

- Sabe me explicar o motivo pelo qual o driver de CD/DVD não está lendo DVDs?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de você conseguir formatar usando esse método, quando o PC inicia ainda trava na hora do "SIM+" não é mesmo? Como você deve ter percebido, nesse momento ele está tentando reconhecer o HD ou outro drive.

 

- Foi por formatar pelo pendrive?

Não. Geralmente instalações feitas por pendrive demoram mais do que se fossem feitas por CD ou DVD, isso não quer dizer que não são bem sucedidas.

 

- Se sim, por que deu este problema?

Como disse anteriormente o problema não foi o pendrive. Mas apenas para complementar, se fosse essa a causa, o máximo que ocorreria seria a perda do sistema operacional, sendo solucionado com uma reinstalação. O seu problema vai além do sistema operacional (não estou querendo te assustar  :P), ele está na hora do reconhecimento de algum drive, que está engasgando a BIOS.

 

- Por que não consegui dar o boot com o CD do Windows XP com o HD conectado sendo que funcionou depois que desconectei ele?

Bom, podemos deduzir então que o problema não está necessariamente no HD, pode ser alguma configuração da BIOS ou em outro drive.

 

Minha hipótese:

A BIOS está reconhecendo os drivers, como o HD, leitor de DVD, etc...

Ela engasga em algum momento por não conseguir reconhecer algum deles, que pode ser causado por algum conflito.

Ao desconectar o HD a BIOS consegue reconhecer os outros drivers, pois não há conflito, supondo que você tenha apenas o drive de DVD ligado a placa.

E, ao reconectar o HD, a BIOS consegue reconhecê-lo, pois ela não está reconhecendo todos os drivers ao mesmo tempo.

 

- Sabe me explicar o motivo pelo qual o driver de CD/DVD não está lendo DVDs?

Pode ser problema do próprio driver ou um jumper mal colocado.

 

 

*Preciso de detalhes como o tipo de conexão, IDE ou SATA, inclusive do HD.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inclusive, aconselho você ligar o computador apenas com um driver, apenas o leitor de DVD, ou apenas o HD, assim você consegue mais informações a respeito do problema.

 

Estamos aí amigo! Boa Sorte! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de você conseguir formatar usando esse método, quando o PC inicia ainda trava na hora do "SIM+" não é mesmo? Como você deve ter percebido, nesse momento ele está tentando reconhecer o HD ou outro drive.

 

- Foi por formatar pelo pendrive?

Não. Geralmente instalações feitas por pendrive demoram mais do que se fossem feitas por CD ou DVD, isso não quer dizer que não são bem sucedidas.

 

- Se sim, por que deu este problema?

Como disse anteriormente o problema não foi o pendrive. Mas apenas para complementar, se fosse essa a causa, o máximo que ocorreria seria a perda do sistema operacional, sendo solucionado com uma reinstalação. O seu problema vai além do sistema operacional (não estou querendo te assustar  :P), ele está na hora do reconhecimento de algum drive, que está engasgando a BIOS.

 

- Por que não consegui dar o boot com o CD do Windows XP com o HD conectado sendo que funcionou depois que desconectei ele?

Bom, podemos deduzir então que o problema não está necessariamente no HD, pode ser alguma configuração da BIOS ou em outro drive.

 

Minha hipótese:

A BIOS está reconhecendo os drivers, como o HD, leitor de DVD, etc...

Ela engasga em algum momento por não conseguir reconhecer algum deles, que pode ser causado por algum conflito.

Ao desconectar o HD a BIOS consegue reconhecer os outros drivers, pois não há conflito, supondo que você tenha apenas o drive de DVD ligado a placa.

E, ao reconectar o HD, a BIOS consegue reconhecê-lo, pois ela não está reconhecendo todos os drivers ao mesmo tempo.

 

- Sabe me explicar o motivo pelo qual o driver de CD/DVD não está lendo DVDs?

Pode ser problema do próprio driver ou um jumper mal colocado.

 

 

*Preciso de detalhes como o tipo de conexão, IDE ou SATA, inclusive do HD.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inclusive, aconselho você ligar o computador apenas com um driver, apenas o leitor de DVD, ou apenas o HD, assim você consegue mais informações a respeito do problema.

 

Estamos aí amigo! Boa Sorte! :D

 

Muito boa a explicação, valeu.

 

Depois de formatado, não trava mais na tela inicial. Porém instalar o Windows 7 está um tanto que complicado nele. Pesquisei alguns casos semelhantes em que tentaram formatar por pendrive e deu isso como resultado também.

 

Vou ver essas informações e já posto. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você criou uma nova partição como "Novo Disco" pelo prompt de comando antes de excluir tudo e formatar??

Os computadores tem partições criados para disco C:, e alguns com B: , D: dependendo de quantos HD`s tem o PC, quando você insere um novo HD no seu computador, automaticamente ele instala o software e criando compartilhamento e partição, mas os pen drives não, o PC reconhece pendrive como "Disco Removível Genérico em FAT32"

Então você teria que ter primeiro formatado o pendrive para NTFS, depois pelo prompt de comando criado uma unidade de reconhecimento pra ele com uma letra atribuida como por exemplo :F, eai sim ter começado a formatar....

Pelas descrições da situação esta parecendo que até a sua BIOS foi deletado da EEPROM.... Tente fazer uma atualização da BIOS e depois formata pelo CD, dou total garantia que isso vai resolver o problema. Aguardamos respostas....o/

Doutor House da Eletrônica.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá!

 

 

cara eu sou novo aqui no fórum, mas estou passando pelo mesmo problema que você. Tenho uma placa mãe P5GC-MX, aonde tinha dois HD's instalados rodando o windows 8 Enterprise que tinha instalado pelo pen-drive, dai fui instala o windows 7 ultimate e deu erro na instalação do sistema em um dos meus HD's, acabei não conseguindo mais acessar este HD com minha placa , tentei com outra ISO do windows 7 e ocorreu o mesmo problema com o HD que me restava, acabei formatando os dois HD's em outra placa, mas mesmo assim eles não reconhecem na minha placa, tranca na tela do carregamento dos dispositivos e eu não consigo acessar o setup da placa mãe, então comecei a pesquisar sobre a placa, e vi alguns casos onde só foi resolvido com a atualização da BIOS da placa mãe, assim como falou o Bruno S.G,  ainda não atualizei a minha placa para ver o resultado, pois não encontrei nenhuma forma confiável de atualização da BIOS por pen-drive, ja fiz o processo de retirar a pilha da CMOS, mas continuou a mesma coisa, vou continuar procurando alguma alternativa de confiança para atualizar a BIOS...

 

 

valeu, abraçs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...