Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento


Gabriel Fernandes

Posts recomendados

Boa Noite, primeiramente peço desculpas se estiver postando no lugar errado, sou meio perdido quando se trata de área correta em fórum, mas vou descrever aqui meu grande problema.

De uns dias pra cá, quem mora em SP sabe o calor que está fazendo, e não sei se é devido a isso a minha placa mãe está aquecendo de uma maneira sobrenatural, algumas vezes após meu pc dar tela azul e reiniciar enquanto eu jogava, eu decidi abrir, limpar e deixa-lo aberto tomando cuidado para que ele não aqueça tanto mais a ponto de dar tela azul pois é muito chato, baixei um programa chamado speccy e todas informações que tenho, vem dele, em conjunto com o Epu-4 monitoro e tento ajustar as temperaturas, normalmente deixo o pc em max power saving, onde a temperatura não passa de 55ºc mas, pra jogar fica horroroso, o jogo fica travando, o pc fica lerdo, previne de esquentar sim mas, meu pc vira um pc comum onde não posso fazer praticamente nada, muito menos relaxar um pouquinho a noite jogando depois de um dia calorento e cansativo. Quando mudo para high performance, meu pc volta "ao normal" em velocidade, os jogos ficam maravilhosos de se jogar e fica um pouquinho mais rápido pra outras coisas, porém ele esquenta tanto, que é impossível deixa-lo fechado, então eu retiro a tampa já, e mesmo assim ele continua esquentando, ao encostar no gabinete já é possível sentir que ele está extremamente quente, no speccy marca em torno de 70ºc, chega a passar facilmente, então não consigo jogar bem, nem relaxar e me divertir vendo meu pc desse jeito, não sei o que pode ser, será só o tempo? quem mora em SP sabe que o calor está demais, quase 30ºc as 10 da noite! fora do meu quarto, dentro, mesmo com ventilador deve estar um pouco mais quente...
Será que é só esse tempo que está fazendo isso com o meu pc? vou deixar um breve resumo dos componentes com a temperatura atual, enquanto estou só digitando isso com mais nada aberto e se for preciso, perguntem ou peçam qualquer especificação que eu posso mandar um arquivo txt que o próprio speccy pode gerar. desculpem por escrever demais, mas esse problema já vem me atormentando há algumas semanas e ando muito preocupado com meu pc pois se ele queimar, não estou em situações boas para comprar outro. Tenho esse pc há quase um ano se não me engano.

 

Operating System
Windows 7 Ultimate 64-bit
CPU
AMD FX-4100 22 °C
Tecnologia Zambezi 32nm
RAM
8,00GB Dual-Channel DDR3 @ 669 Mhz (9-9-9-24)
Placa mãe
ASUSTeK Computer INC. M5A78L-M LX/BR (AM3R2) 48 °C
Gráficos
T19B300 (1366x768@60Hz)
1024MB ATI AMD Radeon HD 6700 Series (ATI AIB) 44 °C
Storage
931GB Seagate ST31000524AS ATA Device (SATA) 46 °C

Fonte atx 450 wts real bfg
Epu-4 em Max Power Saving

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra ver que a temperatura do processador está bem abaixo do resto do sistema. Tente instalar alguma ventoinha no seu gabinete para ajudar na ventilação interna e ver se dá alguma diferença. Ou faça como fiz uma vez: abra o gabinete e coloque um ventilador do lado, se baixar bem as temperaturas, é seu gabinete que está mau ventilado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Gabinete é do basicão, estou pensando em trocá-lo pois é apertado, feio, e a tampa é horrível de abrir e fechar. no momento ele já está aberto, tenho medo de jogar com ele fechado, então, como ele fica na minha frente,não gosto de deixa-lo embaixo pois acumula muito mais pó, abro-o e deixo assim até desliga-lo para ir dormir.
Meu pc tem 2 coolers, o do processador, que já veio com ele, e o da VGA que também já veio com ela, e, o que esquenta quando eu jogo é SÓ a placa mãe, o processador continua em 33ºc, usando em torno de 40% de seu máximo, ele fica tranquilo, quem fica superaquecida é a placa mãe.


http://www.localintranet.com.br/lin/images/stories/noticias/gabinete.jpg 

Praticamente isso, a lateral é igual, tem essas duas saídas, e atrás tem a da fonte e uma mais pra baixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Gabinete é do basicão, estou pensando em trocá-lo pois é apertado, feio, e a tampa é horrível de abrir e fechar. no momento ele já está aberto, tenho medo de jogar com ele fechado, então, como ele fica na minha frente,não gosto de deixa-lo embaixo pois acumula muito mais pó, abro-o e deixo assim até desliga-lo para ir dormir.

Meu pc tem 2 coolers, o do processador, que já veio com ele, e o da VGA que também já veio com ela, e, o que esquenta quando eu jogo é SÓ a placa mãe, o processador continua em 33ºc, usando em torno de 40% de seu máximo, ele fica tranquilo, quem fica superaquecida é a placa mãe.

Então é bem provável que o problema seja a ventilação no seu gabinete. Tente executar tarefas mais pesadas com ele aberto para melhorar a ventilação e ver se melhora as temperaturas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joguei uma partida agora a pouco e a placa mãe foi para 71ºc mas não desligou.
E Agora que eu percebi, só o pc ligado, sem mais nada, nadica, fechei skype, nevegador, TUDO, só deixei o epu-4, speccy, e:

CPU 23 °C

Placa mãe 48 °C
Gráficos 47 °C
Storage 44 °C

Tudo quase em 50ºc, era pra ser essa é a temperatura normal do meu pc nesses dias calorentos mesmo? porque até antes desse calor todo, não tive problema relacionado a aquecimento dele...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Joguei uma partida agora a pouco e a placa mãe foi para 71ºc mas não desligou.

E Agora que eu percebi, só o pc ligado, sem mais nada, nadica, fechei skype, nevegador, TUDO, só deixei o epu-4, speccy, e:

CPU 23 °C

Placa mãe 48 °C
Gráficos 47 °C
Storage 44 °C

Tudo quase em 50ºc, era pra ser essa é a temperatura normal do meu pc nesses dias calorentos mesmo? porque até antes desse calor todo, não tive problema relacionado a aquecimento dele...

 

Cara moro em SP também e não estou tendo essas temps não... Ainda acho que pode ser ventilação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou quase convencido disso mesmo, já estou fazendo uns planos, vendo as economias e pensando em ir na sta Efigênia esse fds comprar um gabinete novo... Só trocar esse será que resolve? vou ver um bem ventilado, bonitão lá ver se consigo comprar... aproveitando a carona, tento comprar algo extra? um cooler extra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou quase convencido disso mesmo, já estou fazendo uns planos, vendo as economias e pensando em ir na sta Efigênia esse fds comprar um gabinete novo... Só trocar esse será que resolve? vou ver um bem ventilado, bonitão lá ver se consigo comprar... aproveitando a carona, tento comprar algo extra? um cooler extra?

Olha, compra um gabinete maior, e mantenha as ventoinhas que você já tinha. Eu tenho um Thermaltake V3 AMD Edition e é excelente, espaçoso e com boa ventilação, e se você tiver um pouco mais de dinheiro pra investir, coloque mais algumas ventoinhas para ajudar ainda mais na ventilação. Segue link da Thermaltake com a descrição do produto. Mas qualquer gabinete nesse estilo ajudará.

 

Se possível, quando puder troque o cooler do processador (padrão) pois ele tende a enfraquecer com o tempo. Comecei a ter superaquecimento no meu FX6100 por causa disso, apenas 1 ano e meio após a instalação do mesmo com o cooler padrão.

 

Abaixo você pode ver minhas temperaturas mesmo com esse calor terrível

 

post-711754-0-82022600-1391478820_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma avaliada nisso tudo ai e ver o dinheiro como vai ser... mas me tira uma dúvida, a placa mãe esquentar seria o processador? mas como ela esquenta e ele continua normal? isso que eu não entendi ainda... Estou fazendo um curso técnico em informatica mas ainda está no começo então não aprendi quase nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que a dissipação de calor da sua placa mãe não esteja sendo boa. Talvez pelo motivo que citamos anteriormente, a falta de ventilação, pois o processador está recebendo ventinação direta, e a placa mãe está simplesmente ali, recebendo os componentes. É uma placa mãe relativamente, boa, parecidíssima com uma que eu tinha, e não superaquecia mesmo assim... Esses gabinetes "padrão" tem essa tendência mesmo, principalmente com um clima desses em que as temperaturas passam da casa dos 30° mesmo a noite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, ótima explicação, já pensou em ser professor rapaz?! hahaha

Muito obrigado mesmo, vou ver se até esse final de semana já consigo resolver esse problema do Gabinete, qualquer coisa, eu volto aqui em! 

Abraços

Opa, qualquer coisa só voltar que a gente tenta achar explicação pros problemas. Mas espero que resolva e não precise haha

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...