Ir ao conteúdo

Corsair Vengeance Pro 8GB 2400MHz (2x4GB) vs ASUS M5A78L-M USB3 - Configurar Clock e Latências

Raijin

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Esse é o barramento HT (Hyper Transport). Ele serve dentre outras coisas para comunicação entre CPU e HD. O que você tem que subir é o HTT clock. ;)

• Membro VIP
Postado

Estou um tanto quanto atarefado aqui no meu trabalho e portanto sem tempo de pesquisar no google. Veja aí no manual da placa se diz algo ou no próprio google. Talvez esteja com outro nome. ;)

Postado

Olhei no manual da placa e acho que é essa opção, "CPU/HT Referency Clock",que vai de 200 a 550 mhz.Nao tinha visto ela porque ela só aparece se o CPU Overclocking tiver em [Manual]

• Membro VIP
Postado

Isso mesmo, lembro de ter ligo algo nesse sentido no manual da sua placa-mãe. Faça os ajustes e nos reporte o resultado dos testes de estabilidade das memórias.

• Membro VIP
Postado

Pode tentar, na pior das hipóteses não vai funcionar e você volta a configuração anterior. :P

Você teria que subir mais o clock base e reduzir o multiplicador da CPU e talvez da memória, pra ficar mais próxima de números redondos (apenas estética).

Talvez peça um pouco mais de tensão pra estabilizar em um valor próximo a 2400MHz nas memórias.

Seria interessante um pouco de over no controlador de memória (CPU/NB), para tirar proveito dessas memórias mais rápidas. Porém, faça uma coisa de cada vez, para que possamos isolar possíveis problemas / instabilidades.

Perceba também que sua CPU está em overclock no momento. Se permanecer estável, não tem problema, mas o ideal é ajustar um por vez, como falei acima.

Postado

Testei o que tu falou aqui. no caso tentei setar as memorias em 2200mhz(2203 pra ser mais expecifico),reduzi  o multiplicador de 18.5 pra 16 e mudei a tensão de 1.65 para 1.7 mas nao  funcionou.Na tela de boot fica escrito a mensagem "o.c failure"   to fazendo algo  errado ou nao vai ter jeito  mesmo ?  :o

E eu notei que o processador está em o.c sim,ele tá em 4.4 ghz ou to interpretando errado ?

• Membro VIP
Postado

Como disse, conforme você sobe o HTT clock, o CPU/NB sobe junto, pois utiliza esse mesmo clock. Procure no bios onde você pode baixar um pouco o clock do CPU/NB. Por hora, mantenha próximo ao padrão. Mas talvez seja a memória que não esteja suportando mesmo, visto que os 2400MHz são para o perfil XMP, voltado a intel. Você relaxou um pouco os timings das memórias ao tentar subir o clock? Tente subir um pouco pra algo como 12-12-12-35. Enfim, são várias as possibilidades. Por isso digo pra ir ajustando um por um, pois se der pau, sabemos onde mexer.

Postado

As latencias  o maximo que consigo são 12-12-12-30(nao vai até 35).

To confundindo uma coisa com o cpu\nb,se eu quiser deixar proximo do padrão do processador eu tenho que fazer: clock base X CPU/NB ?

• Membro VIP
Postado

Sim, é justamente pra isso que serve o clock base. Através dele e utilizando um multiplicador chegamos aos demais clocks, como da CPU, memórias, PCI-E, CPU/NB, HT LInk, etc. Leia o manual da sua placa-mãe e veja onde você deve mexer para ajustar o clock do CPU/NB.

Postado

"CPU/NB Frequency" achei

lfgm.jpg

acho que nao vai dar então,porque clock base(236) x cpu/nb(944) =  222.784,no caso o "944" é o minimo de cpu/nb que eu consigo colocar

• Membro VIP
Postado

O CPU/NB vai ser mostrada no bios do seu PC sob a forma do clock (como nas memórias) ou o multiplicador (como no CPU Ratio). O clock padrão do CPU/NB do seu processador é 2.200MHz (2,2GHz).

Postado

Consegui setar em "2200" as memorias,mas nao ficou estavel,quando abro algum jogo que nem need for speed rivals,dá BSOD! Será que é por causa da temperatura do  cpu quando abre o jogo ? Pode parecer uma coisa obvia,mas quando tu fala de manter o cpu/nb perto do padrão, tem que ser superior ao padrão né ? quando tentei menos que o padrão,nem dava boot no pc. Hm,o over do processador nao para de subir,se eu quisre diminuir isso,tem que reduzir mais cpu ratio  né ?

_t35q.png

• Membro VIP
Postado

Hehehe...eu diria que está instável devido a esse clock todo na CPU, reduz isso pra próximo do padrão, conforme já lhe indiquei. Coloque o CPU Ratio em 17. Mantenha o CPU/NB em 2200 e o HTT clock acho que é 2000 o padrão dos FX. Por hora limite-se a ajustar os clocks das memórias. Como já disse uma coisa de cada vez. ;)

Postado

Cara,o que eu to deixando passar sem ser visto aqui ?(to sem pilha na camera digital) ja cheguei  a colocar  o multiplicador de memoria em 14,mas mesmo  assim  o aida64 continua dizendo que ta em 20.5,sempre.desculpa se eu pareço insistir em algum erro,mas tá difícil de entrar na minha cabeça.

Clock base: 236

memory clock:2203

PCIE clock:100

cpu ratio:17

cpu\nb pfrequency: 2360(nao consigo colocar em 2200,do 2124 pula direto pro 2360 e o 2124 nao dá boot no  pc)

memory voltage: 1.70

latencia: 12-12-12-30

É impressão minha ou tem algo  interferindo no multiplicador do  cpu,fazendo com que mesmo que eu reduza ele pra 17 ou menos,ele fique sempre no padrão 20.5 ?

• Membro VIP
Postado

Tem uns ajustes que sua placa-mãe só aceita mudando pra overclock manual, você até já deve estar sabendo, mas procure por isso.

Outra possibilidade é um bug no bios da placa-mãe. Tente uma atualização de bios. Novas versões por vezes abrem o leque de compatibilidade / estabilidade da mesma.

Postado

Já atualizei a bios,tá na ultima versão 1801,na verdade fizemos isso no inicio do topico xD

Overclok manual da cpu tu diz ? Já fizemos isso também,tanto que a opção de clock base só aparece se colocar em manual

• Membro VIP
Postado

Hehehe...é que já são 4 páginas e acabei me perdendo. :D

Estranha essa questão do multiplicador não salvar um valor menor....Como disse estou um tanto enferrujado no quesito over em AMD, então acho que não terei mais nada a adicionar, mas já pensou em manter as memórias por volta dos 2000MHz mesmo? Ou aguarde algum outro colega. Dê uma pesquisada também no setor de overclock do fórum.

Postado

To contente com 2000mhz mesmo,mas se surgir oportunidade coloco em 2400 eu ponho.Pois é,na bios aparece o multiplicador que eu coloquei,mas no aida64 e outros programas aparece sempre 20.5,pode ser algum conflito de software,vai saber... Bem,vou dar o assunto resolvido,caso eu descubra algo eu digo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...