Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas FX-8350 + Hyper TX3 Evo


Victor P

Posts recomendados

Olá pessoal

 

Não estava mais aguentando o ruído ensurdecedor do cooler box do meu amd fx-8350 e resolvi comprar outro cooler. Meu gabinete não comporta coolers com mais de 15,5cm de altura e minhas memórias possuem dissipador muito alto, assim minhas opções ficaram muito restritas e não consegui encontrar nenhum cooler com ventoinha de 12cm que pudesse ser usado. Assim, resolvi comprar o cooler master hyper tx3 evo, que geralmente é muito bem recomendado e não ocupa tanto espaço.

 

Ao instalar o cooler, notei que sua base é bem menor que a superfície do processador, deixando as beiradas do cpu (aproximadamente 3mm de cada lado) totalmente expostas. As temperaturas obtidas, por sua vez, foram as seguintes, lembrando que não fiz overclock e meu gabinete é muito bem refrigerado:

 

Temperatura ambiente: 30C
Temperatura do cpu em idle (pelo sensor da placa mãe): 38C - exatamente a mesma obtida com o cooler box
Temperatura máxima atingida com o prime95 ligado por 15 minutos: 64C (pelo sensor da placa mãe) e 60C (pelo core temp) - aproximadamente 3C a menos que as obtidas com o cooler box

Minhas dúvidas são as seguintes:

-É realmente esse o desempenho esperado do hyper tx3 evo com o meu processador? (TDP de 125W) Ele se comportou praticamente igual o cooler box, um pouco melhor talvez. A única vantagem foi ter ficado livre daquele barulho de secador de cabelo...

 

-Existe algum problema com o fato de a base do cooler nao cobrir totalmente o processador? Tenho medo de que os sensores de temperatura estejam lendo a parte mais refrigerada do cpu e as partes expostas estejam com temperaturas bem maiores sem ter ao menos como ficar sabendo...

 

E então, o que vocês acham?

 

Desde já agradeço!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, em tese ele está dando conta do recado apesar dessa temperatura em full estar ainda um pouco elevada, mas se tratando de um air cooler, creio q esteja na media e de acordo com a capacidade dele

 

 

você ta usando uma pasta termica de qualidade ou aquelas de 5 reais? isso tb faz uma diferenca em alguns casos

 

 

já a questao da base do cooler nao cobrir todo o processador nao implica em problemas, senao ele nao seria listado como compatível com a linha am3+ que é a desse processador e como todos, tem a mesma medida padronizada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, a ideia dos cooler box de maior vazao nao é resfriar, se quer resfriar mais, compre Water Cooler!

 

a funcao deles é igual a de ventilador!

 

ele apenas ventila, nao resfria, mesmo que tenha dois cooler, um mega dissipador, ele ira ventilar e impedir que as temp. subam demais.. mas baixar ai ja é demais!

 

AMD esquenta mesmo!

 

o meu, rodando BF3 + Media player, com box original a 5400RPM ficou em 58°C (media) o seu esta bem legal, isso porque aqui beira 38°C a tarde com sensao pra la dos 40°...

 

 

outra cosia, os CPu sao feitos para o calor gerado ir para o meio.. sendo assim as laterais nao afetariam tanto.

 

compre uma boa pasta termica para melhorar na dissipacao e relaxa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é verdade, nem falei antes mas como foi falado pelo amigo acima, se você quer realmente dar uma sussegada nas temps do processador, so com watercooler.. é um pouco mais caro mas em alguns casos e com alguns modelos tá valendo a diferenca que já foi grande e nem está tanto assim atualmente..

 

 

sei bem o que é isso porque tb tenho um fx, so que o 8320 e era esse inferno ano passado.. muito calor, muito barulho com o coolerbox.. so resolvi quando comprei o WC!.. temperaturas baixas e devidamente controladas em idle ou full load

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá pessoal

 

Não estava mais aguentando o ruído ensurdecedor do cooler box do meu amd fx-8350 e resolvi comprar outro cooler. Meu gabinete não comporta coolers com mais de 15,5cm de altura e minhas memórias possuem dissipador muito alto, assim minhas opções ficaram muito restritas e não consegui encontrar nenhum cooler com ventoinha de 12cm que pudesse ser usado. Assim, resolvi comprar o cooler master hyper tx3 evo, que geralmente é muito bem recomendado e não ocupa tanto espaço.

 

Ao instalar o cooler, notei que sua base é bem menor que a superfície do processador, deixando as beiradas do cpu (aproximadamente 3mm de cada lado) totalmente expostas. As temperaturas obtidas, por sua vez, foram as seguintes, lembrando que não fiz overclock e meu gabinete é muito bem refrigerado:

 

Temperatura ambiente: 30C

Temperatura do cpu em idle (pelo sensor da placa mãe): 38C - exatamente a mesma obtida com o cooler box

Temperatura máxima atingida com o prime95 ligado por 15 minutos: 64C (pelo sensor da placa mãe) e 60C (pelo core temp) - aproximadamente 3C a menos que as obtidas com o cooler box

Minhas dúvidas são as seguintes:

-É realmente esse o desempenho esperado do hyper tx3 evo com o meu processador? (TDP de 125W) Ele se comportou praticamente igual o cooler box, um pouco melhor talvez. A única vantagem foi ter ficado livre daquele barulho de secador de cabelo...

 

-Existe algum problema com o fato de a base do cooler nao cobrir totalmente o processador? Tenho medo de que os sensores de temperatura estejam lendo a parte mais refrigerada do cpu e as partes expostas estejam com temperaturas bem maiores sem ter ao menos como ficar sabendo...

 

E então, o que vocês acham?

 

Desde já agradeço!

Dou uma dica, bom, era uma dica do TX3 versão antiga(tenho um), aplique a pasta termica na base do cooler, pois entre os heatpipes há um pequeno vão e uma camada fina no processador, aqui ao preenche-lo com a pasta termica houve uma melhora nas temperatura na época.

 

Prime95 é uma exceção, rode um game e veja a diferença para o cooler box.

 

Outra coisa, o TX3 não é um cooler de alto desempenho ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, em tese ele está dando conta do recado apesar dessa temperatura em full estar ainda um pouco elevada, mas se tratando de um air cooler, creio q esteja na media e de acordo com a capacidade dele

 

 

você ta usando uma pasta termica de qualidade ou aquelas de 5 reais? isso tb faz uma diferenca em alguns casos

 

 

já a questao da base do cooler nao cobrir todo o processador nao implica em problemas, senao ele nao seria listado como compatível com a linha am3+ que é a desse processador e como todos, tem a mesma medida padronizada

 

A pasta térmica que eu utilizei foi a mx-2.

 

Mesmo o cooler sendo 'compatível' eu tenho medo de essa exposição de parte do processador causar redução da durabilidade ou problemas a longo prazo... e não sei se a cooler master está muito preocupada com isso ou se só está querendo vender o cooler... =/

 

 

 

Dou uma dica, bom, era uma dica do TX3 versão antiga(tenho um), aplique a pasta termica na base do cooler, pois entre os heatpipes há um pequeno vão e uma camada fina no processador, aqui ao preenche-lo com a pasta termica houve uma melhora nas temperatura na época.

 

Prime95 é uma exceção, rode um game e veja a diferença para o cooler box.

 

Outra coisa, o TX3 não é um cooler de alto desempenho ;)

 

O TX3 evo tem uma folga um pouco menor entre os heatpipes e a base, mas eu verifiquei se a pasta tinha sido espalhada corretamente.

 

Dos jogos que eu tenho o que esquenta mais é o BF4, fica com cerca de 62C pelo sensor da placa mãe, com o cooler box ficava 65 a 66C. Outros jogos menos pesados costumam ficar entre 50 e 55C.

 

Levando em consideração a temperatura ambiente de 30C, acho que deve estar normal pra esse cooler então...

 

Será que adicionando uma segunda ventoinha melhora pelo menos uns 2 graus? O problema é que não é fácil encontrar uma ventoinha com o fluxo de ar que essa original do tx3 diz ter, então teria que ser uma comum de gabinete mesmo...

 

 

 

Aos amigos que sugeriram o water cooler, realmente é a melhor opção para manter as temperaturas baixas, mas como eu não tenho intenção de fazer overclock eu preferiria usar um cooler mais simples mesmo, desde que as temperaturas estejam pelo menos seguras e longe de chegar ao ponto de danificar o processador.

 

E minha maior preocupação é a parte da superfície do processador que fica totalmente descoberta por esse cooler, já que não dá nem pra saber qual é a temperatura exata dessa região... Alguém por acaso sabe onde exatamente fica o sensor de temperatura dos FX? E será que tem algum problema o processador funcionar com diferenças de temperatura entre a parte coberta e a não coberta pelo cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, como disse, o calor vai para o centro da CPU, a lateral é selada e coberta de cobre, relaxa.

 

a temperatura é gerada pelos pinos (um deles) que trasmitem os dados para a MoBo! adcionar mais um FAN apenas ira retirar o ar que ele puxa.. nem vira por nao! 

 

kkkk

 

no mais é isso, relaxa que ADM esquenta mas é muito boa! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou ter que me conformar com isso então... :unsure:
Agradeço a todos pelas respostas!

 

Talvez no futuro compre um water cooler mais 'de entrada' (que eu espero ser bem melhor que o hyper tx3, pelo simples fato de ser um wc!). O H60 é bom? O que mais me preocupa com wcs é a complexidade adicional da bomba, tubulação e radiador, acho bem mais provável de dar algum problema do que uma simples ventoinha... alguém aí já teve alguma experiência negativa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!