Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SCR para ligar rastreador


zikizira

Posts recomendados

Olá amigos, 

 

Vou direto ao assunto. Preciso alimentar um rastreador GPS com a bateria da moto (na moto) e tomei conhecimento dos danos elétricos que podem ser causados, principalmente no que se refere ao bom funcionamento da bateria. Para isso estou elaborando um circuito para ligar e desligar o rastreador em momentos apropriados, segue abaixo a minha ideia:

 

1 - o rastreador alimenta-se e permanece funcionando após ligar a ignição e, após desligá-la, não desliga-se o rastreador sem um novo comando externo;

2 - o rastreador pode ser ligado por meio de comando externo mesmo com a ignição desligada e permanece funcionando até receber novo comando;

O ponto 1 deve ser obedecido para garantir que se o veículo for levado com a ignição desligada, o rastreador se ligará por meio do comando que o bandido dará ao ligar a ignição e não se desligará se ele apenas desligar a ignição quando estacionar.

O ponto 2 me garante que eu ligue o rastreador por um controle remoto com a ignição do veículo desligada e, do mesmo modo, possa desligá-lo nos momentos em que eu parar o veículo.

 

Para isso eu imaginei o seguinte cenário: 

1 - Ligar o gate de um SCR na ignição da moto e os outros dois pinos na alimentação direto da bateria para o rastreador, criando-se assim uma chave eletrônica que ao ser desacionada não interfere no comando inicial e mantêm o rastreador ligado;

2 - Fazer um interruptor com reed switch e relé para desativar a retenção do SCR desligando o ciclo de alimentação do rastreador;

3 - Utilizar um segundo reed switch ou receptor de controle remoto para dar um pulso no SCR, obrigando-o a realimentar o rastreador

 

Gostaria de saber se este cenário vai funcionar e se o fato de a ignição da moto ficar retida por muito tempo pode fazer o funcionamento do SCR variar?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara  se você    ligar um scr  em DC  você  não  conseguira   desligar somente resetando tudo  seria melhor colocar um transistor porque o scr   so trabalha  bem  em AC em poucas palavras    o gate  dele  se  desliga  quando  a   tensão  alternada  passa  pelo estado  de zero  ou  negativo  desligando assim a porta e  altomaticamente  a carga "lampada etc..." se  desliga  entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não compreendi muito bem sua resposta.

Este esquema mostra um SCR sendo utilizado em DC e faz parte de um site famoso. Não acho que ele deva ser utilizado somente em AC.

E o reset seria feito na entrada da carga, a menos que o SCR fique polarizado em estado permanente, deveria funcionar da forma que eu mencionei.

 

controle_de_potencia_usando_o_SCR_fig-03

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!