Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Curioso Caso do Monstrinho


Mcsdorneles

Posts recomendados

Bom dia pessoal!

Bom, esse e meu primeiro tópico de verdade no fórum, já que somente tinha criado o profile pra resolver um problema de rede...(foi mal... :wacko: )

 

Então, eu trago a vocês o curioso caso do monstrinho.

Monstrinho e o meu Computador. Sim, meu PC. Meu Mainframe que insiste em querer morrer, mas eu digo: Nao (_(  .

 

configuração do bicho:

Processador AMD Phenon X3 8450 (de 2009, sim. Ta vivo. Calma que melhora) :tantan:

Memoria DDR2 x2 2GB Kingston mini (aquela que ocupa menos espaco)

placa-mãe Asrock N68S (Sim. Pode me chingar)

2X HD Samsung de 500GB cada ( e mais meio quilo de poeica em cada um....)

Fonte real de 500Watts

Placa de Video Radeon HD 5770

100_0494.jpg

O problema? Ele esquenta. MUITO. :muro:

 

A placa mãe a muito tempo já me mandou o testamento. 2012 eu tive de inventar uma torre dissipadora pro chipset, que esta fritando igual uma eletrolux. O processador continua firme e forte, ate hoje não deu pau, ate hoje não reclamou de nada. O problema principal e o superaquecimento do chipset. Mas vamos aos mini problemas e suas soluções:

 

Processador Esquentando muito - Cooler Buffalo no bicho. Comprei o meu por 47 reais com frete. hoje ele ta uns 90 se não me engano... Um ótimo investimento.

 

Chipset FRITANDO - Peguem com um colega de trabalho 3 dissipadores de chipset de outras placas queimadas. Colando um em cima do outro (com super bonder somente nos lados e ocupando o menos espaço possível de transferência de calor) não se mostrou suficiente. Então, cooler de processador colado direto no gabinete, jogando ar nessa torre dissipadora. Problema resolvido.

 

O computador não "respira" o suficiente - Bom, ele respirava bastante, com a tampa aberta. Então eu aceitei Jesus e comprei um Cooler frontal de 12 para sugar tudo pra dentro. Claro que coloquei também um filtro de ar, que se mostrou conveniente.

 

O computador não "Expira" - Comprei um exaustor da Gamer, que atualmente serve de retirador de poeira, dado que não ha real caminho de vento para ele. Também coloquei 2 coolers nos slots traseiros, que trabalham em conjunto com o buffalo, e fazem uma corrente de ar digna de uma ferrari.

 

O inimigo numero 1: Poeira - Meu apartamento fica no centro da cidade. por centro eu digo centro, miolo de pão, onde tem movimento demais de dia, e movimento nenhum a noite. A poeira não e simplesmente poeira que você limpa com espanador. Ela contem também massa asfáltica e pneu. sim, gruda. Feio e mortal pra maquina.

100_0499.jpg

 

100_0498.jpg

 

100_0500.jpg

 

Nao se enganem, eu limpei meu pc em dezembro, olha o estado dele hoje...

 

Bom, passado todo o drama e explanação, considere algumas coisas antes de responder as perguntas que farei:

 

- Nao vou trocar o computador. Nao tenho dinheiro para isso. Se tivesse ja tinha.

- Nao coloco resfriamento hidraulico pela mesma razao acima.

- Tenho mais coolers sobrando e não tenho medo de usá-los.

- Comprarei um desengripante pra lubrificar as ventoinhas na próxima limpeza, que eu espero realizar domingo agora.

- Nao vou mudar de casa

- Nao vou me matar. :devil:

 

 

O que eu posso fazer para resolver a problemática do calor? De forma racional, tenho algum dinheiro reservado pra gastar no concerto do bicho, mas fico receoso de fazer algo que não vá contribuir. Nao tenho uma retifica, se não o bicho estaria planando pelo quarto.

Pesquisando pela web ai, encontrei sobre placas dissipadoras (aquelas cinza que parecem borracha) para serem colocadas na memoria. Vi também sobre pasta térmica de prata, a que eu tenho... se tiver ainda e aquela beem vagabunda...

 

Bom pessoal... Aceito dicas.. sugestões.. doações eheheh :aplausos:

 

PS: Antes que eu esqueça! O painel frontal não funciona direito( comprei aquele que lê cartões e tem 1 entrada USB), e a placa USB frontal que veio no Gabinete simplesmente também não tem forca pra ler nada... como arruma isso?

 

 

Coloquei aqui uma edição malfeita no gimp (odeio editor de imagem linux...) pra voce entenderem o esquema de temperatura...

Zona de calor

AreadeCalor.jpg

 

fluxo de vento

rotadovento.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para resolver a poeira, só vejo uma solução, filtros, pode ser um comprado(que não é caro) ou uma gambiarra(uma espuma bem fina PODE resolver).

 

Pra resolver os centros de calor, compre um cooler novo para a placa de vídeo, não é caro também, cooler que vem na placa não costuma ser bom, e compre duas ventoinhas para HD, é bem barato.

 

Outras coisas que você pode fazer:

  • organizar os fios(melhora o fluxo de ar. você pode usar aqueles espirais para isso)
  • colocar mais ventoinhas, tornando seu monstrinho mais monstruoso
  • mudar o fluxo de ar, deixando mais sopradores do que exaustores(li não sei aonde que pode reduzir a poeira, mas como não tenho problema com isso nunca testei)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo há uma sugestão que posso lhe dar a troca de seu gabinete  (de preferenciaria aos que a fonte fica na parte de baixo ) você se esqueceu de citar a fonte como uma potencial geradora desse problema já que ar quente daquele lugar não e expulso da forma desejada. A em especial um modelo que gostaria de recomenda-lo por seu excelente custoXbeneficio: ttp://www.pichau.com.br/home/produto/codigo:5471/gabinete-aerocool-strike-x-one-army-edition-en52155-box

A troca de gabinete no seu caso é a melhor opção ja que apresenta um bom retorno e um baixo investimento.

A ventilação  superior e lateral devem aliviar o seu "monstrinho" 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez a "torre" q você criou para esfriar o chipset esteja com pouco contato entre as partes, ou seja o calor não consegue ser trasmitido do "pé" da "torre" até o topo dela, numa placa mãe antiga que eu tinha eu consegui prender um cooler pequeno e potente no chipset original dela, e resolveu o problema. sobre as memorias esquentando eu nunca vi um caso desse que não houvesse overclock envolvido.

Organizar as coisas dentro do gabinete é algo essencial.

Me parace que você usa cooler de fontes antigas, eles são uma porcaria

Concordo com o colega acima, que trocar de gabinete é uma opção com excelente custo beneficio para você, ainda mais que eu tenho certeza que você não planeja ficar com essa configuração por pelo menos mais 2 anos, sendo que o gabinete você não precisaria trocar na proxima atualização de peças. tem gabinetes que se encaixariam melhor no seu perfil, do que esse que ele recomendou, basta pesquisar, ou então construir seu proprio gabinete a partir de outros antigos, da pra achar gabinetes de servidores usados, por excelente preço.

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renatodru, sim, essa duvida poderia surgir... 

 

na realidade eu planejei a implementacao da "torre dissipadora" calculei no olhometro mais ou menos ondeo ventro entraria, pois nao adianta por um dissipador onde o vento so pega de um lado...

 

eu estou pensando em colocar como citado por outro colega, coolers nos HDs. aquele parafusado direto no bicho. e alem disso tambem me interessei pelos "tapetinhos" termicos, aqueles bem pequenos que voce poe na memoria...

 

Em relação a troca de gabinete, estou namorando esse aqui a algum tempo:

http://www.biginformatica.com.br/ecommerce_site/produto_21686_8139_Gabinete-Cooler-Master-HAF-912-Plus-RC-912P-KKN1-4-Baias-Suporte-p-Water-Cooler-s-Fonte

 

ele tem uma coisa que me encanta: HD de lado. Pode parecer bobagem mas isso facilitaria horrores minha vida.

 

gostaria que o pessoal me desse tambem informações a respeito das placas frontais do computador. a minha placa frotnal, e o hub de cartao que eu comprei, simplesmente nao tem forca pra funcionar... existe uma maneira diferenciada de jumpeamento ou algo assim que fortifique a entrada?

 

ate agora, muito obrigado pela ajuda pessoal. Vamos rir, porque se parar pra chorar nao sai mais do lugar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico me fez lembrar o biscoito "Monstrinho Creck" onde cada biscoito vinha com a mordida de aprovação do monstro.

 

Olha ele aí:

 

monstrinho_creck1.jpg

 

Voltando ao assunto do tópico, eu acho que a raiz do problema reside no modelo do gabinete. Um gabinete pequeno, sem abertura na parte superior e com a fonte na parte de cima.

 

Se fosse eu, jogaria fora esse gabinete (que não tem valor de revenda) e colocaria o hardware em cima de uma mesa. Sim, o uso do gabinete é necessário mas não imprescindível. Desse modo acumularia menos poeira no hardware e as peças ficariam menos quentes, para otimizar essa solução bastaria colocar um ventilador comum jogando o ar em direção da placa mãe e HD.

 

Essa seria a solução no caso de não poder gastar nada para melhorar a questão das temperaturas.

 

Outra solução, desta vez com algum custo, seria adquirir um bom gabinete usado em bom estado - ventilado e com fonte embaixo - o que pode ser conseguido na internet. 

 

Eu me livraria desse gabinete e deixaria tudo em cima de uma mesa até conseguir um gabinete melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!