Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
NVDAM

RESOLVIDO SONY MHC-RG444S com problemas

Recommended Posts

Olá pessoal!

Meu Pai tem um som SONY MHC-RG444S que toda vez que ligava depois de faltar energia ou toda vez que fechava a bandeja do CD, ele fazia tec-tec durante a verificação da presença de algum disco na bandeja.

Ele também estava trocando as funções das teclas no painel.

Resolvi aproveitar que estou de férias e logo fui desmontar o aparelho. Verifiquei que a unidade ótica chegava em sua posição inicial e o motor sled continuava ligado. Dai vinha o tec-tec, das engrenagens.

Testei a chave limite com o multímetro e ela não conduzia. Desmontei ela e limpei, pois estava toda oxidada por dentro. O CD ficou perfeito.

Quanto ao painel, eu já sabia que eram as própria chaves de cada tecla que estavam com mau contato. Cada chave está ligada em série com um resistor de valor diferente que é ligado ao IC do painel. Um mau contato na chave cria uma resistência que acaba sendo somada à resistência do resistor ligado a esta chave. A resistência total pode ficar parecida com valor do resistor de outra chave ligada no mesmo terminal do IC, é ai que ele entende que foi acionada uma outra chave, não a que realmente foi pressionada.

Troquei todas as chaves e o painel ficou perfeito.

Alguns dias depois o aparelho ficou mudo, totalmente sem som nas caixas e subwoofer.

Logo pensei "puts, fiz algo errado".

Peguei novamente o aparelho para verificar qual era o problema e ao ligar já percebi que os relés das saídas não armavam (estou acostumado com o aparelho e sei que ele da um estalo característico de relé alguns segundos após ser ligado). Consegui o esquema elétrico do aparelho em um site da net e fui procurar o driver dos relés. Abri o aparelho para verificar o circuito do driver mas antes de desmontar tudo eu decidi testar se tinha som na saída para fones de ouvido. O som tava normal nos fones e quando eu removi o plug, escutei um estalo de relé. Desconfiei de mal contato na chave do jack dos fones e resolvi ligar as caixas novamente. Som normal nas caixas.

Espirrei limpa contatos dentro do jack dos fones de ouvido e depois eu coloquei e removi algumas vezes o plug dos fones e o aparelho ficou perfeito.

Para mim foi uma novidade que a chave do jack estivesse conectada aos circuitos que armam os relés, pois sou um curioso em eletrônica e ainda estava acostumado com os aparelhos mais antigos nos quais as chaves do jack cortavam diretamente a ligação entre a saída e as caixas de som.

Espero poder ajudar com estas informações, pois acredito que estes defeitos sejam comuns em vários aparelhos e de várias marcas inclusive.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais