Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Potenciometro Volante, Valor


AmiltonSB

Posts recomendados

Boa tarde, este é meu primeiro post, então me desculpem qualquer coisa.

 

Tenho um volante de PC (leadership 6726)  e ele está com um problema, bem comum pelo que vi. Resolvi então trocar o potenciometro dele. Como no próprio não diz o valor da resistência, tive que medir usando um multímetro.

Com o multimetro selecionado na posição de resistência 20K, foi medido os valores 0,02k - 19,8k (mín. e máx.). Então, gostaria de saber, se medi corretamente e se posso substituir por um potenciometro de 20K, ou há mais alguma coisa que tenho que analisar antes.

 

*Quando o volante fica posicionado no meio o valor é de 9K.

 Também estou em dúvida quanto ao tipo, linear, logaritmico, etc. Não entendo nada sobre hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O correto é medir entre as extremidades do potenciômetro, mais pelas medidas é quase certo que é 20k.

Potenciômetros logaritmos normalmente são utilizados para áudio, por se tratar que o ouvido humano ter sensibilidade logarítma, por isso a intensidade de som é medida em decibéis, que é uma unidade logarítma.  

Portanto, compre um potenciômetro de 20k linear.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu medi onde estão os fios soldados (no extremo esquerdo e no meio).

Aproveitando, os fios estão soldados corretamente? Ou seriam nas extremidades? Ou pode variar? Pois, de tanto fuçar, acabei arrebentando uma hora os fios, e tive que soldar de novo, e não tinha prestado muita atenção nos fios. (O volante está "funcionando" do mesmo jeito).

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você medindo entre as extremidades terá o valor máximo de resistência. esse valor é a especificação do potenciômetro.

Se somente forem 3 fios, a ligação está correta, um fio na extremidade e outro no centro. Se caso o sentido de rotação estiver oposto é só inverter as extremidades

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Andei procurando aqui por casa, e peguei um potenciometro de uma caixinha de som para ver no que dava, mas este era de 10K, ai quando fui testar, ele ficou meio "curto", no eixo X ele ia de 30 a 220 mais ou menos, enquanto o correto seria 0 a 255. Encomendei então pela internet um de 20K. Estou aguardando.

 

Valeu Moley.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!