Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler CPU: Noctua NH-U12P SE2 ou Noctua NH-U12S


Robsoncli

Posts recomendados

Olá,

 

Meu PC:

 

Gabinete Aerocool XPredator Black Edition (2 fans 230mm inclusas)
AMD Phenom II X4 975 Black Edition 3.6GHz
Asus M5A97 EVO
G.SKill Ripjaws X 8GB (2x4GB) 1600MHz DDR3 (1.35 v cada)
SSD SATA3 60GB CORSAIR CSSD-F60GB3-BK
ATI Radeon HD6570 1GB DDR3 Sapphire
GRAVADOR DVD SATA ASUS DRW-24B3LT

Corsair CX430 V2

 

 

Então, há um tempo (praticamente desde que comprei meu PC lá no final de 2011, me irrito bastante com o barulho do cooler da AMD. É só esquentar um pouquinho que já vira uma turbina. Minha temperatura sem nenhum estresse fica por volta de 46º e daí só aumenta.

Mas fui enrolando até hoje, o que é uma pena, pois se tivesse comprado o Noctua NH-U12P SE2 há mais tempo tenho quase certeza que estaria mais que satisfeito pois é super recomendado. Mas agora, anos depois, resolvi trocar de vez e queria um cooler por volta de 200 reais que fosse o mais silencioso possível e que ainda de quebra diminuísse as temperaturas, claro. E o problema principal é que o NH-U12P SE2 está datado.

 

Como meu gabinete é um monstro, nem me preocupo com espaço (inclusive mal aproveitado).

Não vou fazer overclock. Não jogo muitos jogos, mas ainda sim acho que se seria bom comprar um cooler bom pra CPU e aproveitar o espaço.

 

Meu problema é que não consegui me decidir entre esses dois coolers do tópico. Li um monte de review, algumas tem até análise de som, mas só fiquei mais em dúvida ainda, até porque não existe comparação entre as duas devido a diferença de idade entre elas.

Meu principal objetivo com tudo isso é silêncio...

 

As vantagens a meu ver do NH-U12P SE2 são:

- Preço (189 reais). A NH-U12S é 216 reais.

- Pelas informações oficiais tem ruído máximo menor que a NH-U12S. Uma review mostra que em baixa rotação não se diferencia do som ambiente. Já a NH-U12S tem um aumento mínimo de decibéis em relação ao som ambiente.

- Tem duas ventoinhas, o que agrega valor... (apesar de que não acho que deva ter um desempenho muito superior ao NH-U12S com uma só ventoinha. Mas mesmo assim, fico pensando que o fluxo de ar no meu gabinete seria melhorado com duas ventoinhas, até porque não tenho nenhuma que puxe o ar por traz, só no alto, então uma que puxasse do heatsink e jogasse pro lado do buraco onde não tem uma ventoinha, por traz pra fora, seria interessante).

- Parece mais robusto e talvez diminua mais a temperatura (mas de novo, pelas review não tenho tanta certeza).

 

Negativos:

- Antiga. Foi muito conceituada, mas tem mais de 5 anos no mercado, se não me engano.

- Não tem controle por PWM. E aí entra minha dúvida: O FAQ no site dela diz que algumas placa-mãe conseguem regular a velocidade por tensão. Então isso faria diferença? Essa minha placa é bastante boa de recursos, mas não consegui achar se tem regulagem por tensão. A ventoinha da minha CPU da AMD tem PWM e é bom que da pra regular os perfis com o programa da Asus. Será que mesmo sem PWN nessa, dará pra regular também?

- Ela tem uma regulagem manual que você instala um fio lá pra diminuir a tensão de forma constante. Mas o interessante mesmo é como é essa minha da AMD, que regula a rotação dependendo da temperatura, e com a NH-U12S com certeza daria.

- Parece não ter borracha antivibração nas ventoinhas (coisa que já tive problema no meu gabinete, mas mais por conta da fonte).

- Tem possibilidade mínima de tampar um slot de memória. Mas pelo site parece que da pra regular a altura da ventoinha pra não bater, caso precise.

- É grande. Parece meio exagerada se comparada a NH-U12S.

 

Já a NH-U12S é mais nova, deve ter mais tecnologias (pra fixar na placa e provavelmente outras coisas), ocupa menos espaço. No entanto é mais cara, vem com uma ventoinha só, e parece fazer mais barulho (pouco) que a outra (no entanto essa já tem PWM, então será que faria diferença em temp baixas?)

 

 

Preciso de umas opiniões mesmo pra decidir de vez. O que vocês acham? Fico com a NH-U12P SE2 mais antiga ou melhor optar por algo mais novo?

Ou sugerem alguma melhor (que não seja mais caro e mais barulhento)?

 

Desculpem a chateação com essa descrição toda, e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...