Ir ao conteúdo

Dúvida Recursos Chipsets H87 e H81

eubond

Posts recomendados

Postado

Olá galera, estou montando um PC e tenho pesquisado bastante. Me desculpem caso essa dúvida já tenha sido sanada aqui, não encontrei nada sobre o assunto. Se alguém puder me recomendar leitura, agradeço.

A configuração por enquanto está em:

• I5 4440  
  • 2x4GB
  • Corsair CX430
  • SSD 120GB

O meu problema está na escolha da placa mãe. Pesquisando aqui, encontrei sobre as diferenças entre os chipsets e no meu entender se resumem a isso:

H87:

Rapid Storage Technology

SSD Caching

4 slots e capacidade até 32GB

Maior número de conexões USB

H81:

Sem as duas tecnologias

2 slots e capacidade até 16GB

Número menor de conexões USB

*tem a Z87 também, mas pelo que vi a única diferença entre ela e a H87 é o suporte a Overclock, que não é algo que imagino fazer.

Bom, as considerações óbvias eu já fiz que seriam sobre a capacidade de memória e o número de conexões USB. Claro que quanto mais melhor, porém como o foco é o "custoXbenefício" e a diferença entre uma e outra nas minhas pesquisas beira os R$150,00.

Eu acho que posso ficar com a H81 usando como argumento que até necessitar de mais do que 16GB de memória eu já troque o kit todo e as USBs até queria pesam mais na escolha, mas posso conviver sem, visto que meu gabinete só tem 1 saída de cada no painel frontal.

A dúvida "pega" é nas duas tecnologias adicionais. Do que se tratam? Tentei fazer o meu dever de casa e pelo que entendi o RST (Rapid Storage Technology) se trata de uma otimização na transferência de arquivos, utilizando um SSD como cache ou não. O SSD caching, eu não entendi, na vdd achei q estava misturando as coisas.

É aí que preciso de ajuda: Existem outras diferenças que eu não tenha conhecimento? Talvez não só de características? Do que se tratam? Essas duas tecnologias extras valem o investimento maior?

Espero que possam me ajudar e desculpe possíveis erros.

Desde já, obrigado.

PS.: O link do meu tópico é esse: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1062557-upgrade-at%C3%A9-r-2000/

PS2.: O uso do PC é pra animação 3D (Maya) e pacote Adobe, até jogo mas não sou encanado com tudo no high e coisas do tipo. Usarei para animar e só, então também não preciso de uma otimização para render ou algo do tipo.

• 2 semanas depois...
Postado

Bom galera, pelo que vi aqui, resumindo:

O RST está atrelado ao uso do modo AHCI nos HDs SATA, então apesar de não ter um inicialmente, acredito que valha investir para posteriormente visto que pelo que li os ganhos do NCQ.

Já o SSD Caching pelo que vi é o Intel Smart Response, ele foi criado como incentivo para as pessoas utilizarem SSDs, porém usando os de baixa capacidade, funcionando como um HD Hibrido, ele otimiza o uso do HD normal utilizando o SSD como cache dos arquivos mais utilizados. 

Uma coisa que não descobri, é se posso utilizar as duas tecnologias ao mesmo tempo, sei lá se o SSD tem q ser totalmente dedicado para isso.

De qualquer forma, me decidi pelo chipset H87, pelas características físicas e as tecnologias adicionais.

Muito obrigado pela ajuda galera.

Até mais.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!