Ir ao conteúdo

Qual é o correto (imagem)

rodrigocirilo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, pode até parecer uma coisa besta hehe, mas me bateu uma duvida aqui, preciso, com o mesmo sinal acionar o rele e acender o led.

Fiz duas maneiras testei as duas na bancada e as duas funcionaram, porém, qual teria a menor e qual teria a maior durabilidade??

slru.png

ps: esqueci de colocar os diodos de proteção, desconsiderem isso.

Postado

@rodrigocirilo,

Sempre é melhor a primeira, pois independe do relé em questão.

A segunda só funcionaria se o rele fosse de tensão menor, tipo 5V, e mesmo assim poderia necessitar um resistor adicional em série.

Paulo

Postado

@aphawk, o que eu pensei é que a primeira mesmo que o led vier a queimar o rele ainda funcionaria certo!!  mas o segundo metodo eu testei na bancada, nao precisa de resistor pois a bobina do rele ja abaixa a corrente para o led... e o rele é de 12V..

Mas como está em serie se um parar para tudo!! certo!!

Postado

as duas estão ruim ! porque  estou  falando isto  porque  seria  bem melhor o  coletor esta  pois  rele  e não  relé  pois emissor portanto   as duas  não  vai bem

porque a base  flui   bem melhor  quando o emissor  esta diretamente  polarizado  para  gnd no caso  npn

• Membro VIP
Postado

@aphawk, o que eu pensei é que a primeira mesmo que o led vier a queimar o rele ainda funcionaria certo!!  mas o segundo metodo eu testei na bancada, nao precisa de resistor pois a bobina do rele ja abaixa a corrente para o led... e o rele é de 12V..

Mas como está em serie se um parar para tudo!! certo!!

De qualquer modo o melhor mesmo e que a carga, seja relé seja led, esteja no coletor, com o emissor em massa e um resistor entre a base e o uC..

- Aproveitar a corrente do relê para acender o led tem a desvantagem de ter de encontrar um relê com a correta resistência ou vais ficar com a corrente do led sem saber qual e. Geralmente leds pedem 20 mA ..

- Se seu led for um led branco, de alto brilho, sua tensão ao operar bem pode ficar ai pelos 3,2 Volts. Se seu relé for de 12 Volts podes ter de alimentar tudo ai com 12V do relé + 3,2 Volts do led, + 0,2 Volts do VCEsat do transistor = 12+3,2+0,2 = 15,4 Volts be seu relé deveria ter uma resistência da bobina de 12V / 0,02A = 600 Ohms

Ter de alimentar com fonte de 15,4 Volts e ter de conseguir um relé de 600 Ohms é tarefa inglória.. Simplifique o projeto..

Um relé de 12 Volts do + Vcc ao coletor, em paralelo ao relé um led em série com seu resitor. Agora some a corrente do led  (20 mA) mais a corrente do relé que vai depender da relação 12v/Rrelé e divida por 30 para ter Ib.. Essa será a corrente necessária para saturar o transistor e botar tudo isso dai para operar..

Uma tensão da ordem de 3,5 Volts já poderia ser considerado valor 1 para a saída do uC..

Pois calcule o resistor de base desse modo Rb = (3,5V - 0,6V ) / Ib

Exemplo:

Imagine que seu relé tenha 500 Ohms de resistência

Irelé = 12v/500 = 0,024A

Iled = 0,02A

Ic total = 0,044A

iB = 0,044/30 = 1,47 mA

Rb = (3,5-0,6 )/0,00147

Rb = 1977 ohms => Um resistor de 1k8 vai assegurar a saturação do transistor de sinal se o uC largar nível 1 na saída..

Postado

De qualquer modo o melhor mesmo e que a carga, seja relé seja led, esteja no coletor, com o emissor em massa e um resistor entre a base e o uC..

- Aproveitar a corrente do relê para acender o led tem a desvantagem de ter de encontrar um relê com a correta resistência ou vais ficar com a corrente do led sem saber qual e. Geralmente leds pedem 20 mA ..

- Se seu led for um led branco, de alto brilho, sua tensão ao operar bem pode ficar ai pelos 3,2 Volts. Se seu relé for de 12 Volts podes ter de alimentar tudo ai com 12V do relé + 3,2 Volts do led, + 0,2 Volts do VCEsat do transistor = 12+3,2+0,2 = 15,4 Volts be seu relé deveria ter uma resistência da bobina de 12V / 0,02A = 600 Ohms

Ter de alimentar com fonte de 15,4 Volts e ter de conseguir um relé de 600 Ohms é tarefa inglória.. Simplifique o projeto..

Um relé de 12 Volts do + Vcc ao coletor, em paralelo ao relé um led em série com seu resitor. Agora some a corrente do led  (20 mA) mais a corrente do relé que vai depender da relação 12v/Rrelé e divida por 30 para ter Ib.. Essa será a corrente necessária para saturar o transistor e botar tudo isso dai para operar..

Uma tensão da ordem de 3,5 Volts já poderia ser considerado valor 1 para a saída do uC..

Pois calcule o resistor de base desse modo Rb = (3,5V - 0,6V ) / Ib

Exemplo:

Imagine que seu relé tenha 500 Ohms de resistência

Irelé = 12v/500 = 0,024A

Iled = 0,02A

Ic total = 0,044A

iB = 0,044/30 = 1,47 mA

Rb = (3,5-0,6 )/0,00147

Rb = 1977 ohms => Um resistor de 1k8 vai assegurar a saturação do transistor de sinal se o uC largar nível 1 na saída..

Olá amigo, excelente explicações, obrigado mesmo...  Eu ja tinha notado em respostas anteriores que led+resistor em paralelo com o rele entre vcc e coletor... vou fazer testes aqui..

Obrigado a todos...

Postado

Eu já usei o segundo método devido a uma falta de espaço na minha pcb.

Funciona... Mas o correto mesmo é o primeiro método, mas com o relé ligado ao VCC e coletor do transistor, como o pessoal aí em cima falou.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!