Ir ao conteúdo

HD Lento Seagate ST1000Dm003 01 Tb

GolpeBaixo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Queria esclarecer uma dúvida referente a um HD novo que eu comprei.

Eu adquiri um Seagate ST1000DM003 , e nas primeiras semanas ele funcionou normalmente. O unico teste que eu havia feito nele foi o Error Scan no hd tune, no qual a velocidade ficou entre 120 Mb/s a 140mb/s. E no final ficou 100 a 80. Eu sei que no final do disco o desempenho cai um pouco.

Ontem fui desfragmentar ele e senti uma demora  com o smart defrag.  Fiquei cismado com aquilo e comecei a testar. Primeiro o Error scan do hd tune. A velocidade começou em 30 mb/s...depois de alguns setores subiu para 130...e depois em algumas partes caia para 8 mb. O error scan é uma boa para achar bad blocks, porém acredito que para base em testes de leituras e escritas não é funcional. Acessei a aba Benchmark e realizei alguns testes, e foi a mesma coisa...começava lento, voltava ao normal...depois em algumas partes o desempenho diminui e muito (8mb/s).

Segue o print do benchmark do hd tune e do crystaldiskmark dele com o windows em uso nele:

post-676632-0-48962600-1393774331_thumb.

post-676632-0-28837400-1393774334_thumb.

Testei com 03 cabos satas diferentes(um azul, um daqueles vermelhos xing-lings e um laranja). Os coloridos são de procedência, pois vieram com placas mãe. Troquei o conector de energia tb por desencargo e em todos os casos os desempenhos foram semelhantes!

Achei os valores muito ruins pelas as pesquisas que eu fiz na net. 

Pensei comigo...deve ser a fonte que não esta alimentando corretamente ou mesmo a  placa mãe(uma foxconn destes pcs de grandes magazines).

Retirei o HD e coloquei no meu outro pc(O quadcore da minha assinatura com fonte melhor e placa mãe Asus)

E realizei o teste do ht tune e crsytaldiskmark. Aproveite para comparar ele com o desempenho de um WD Caviar Blue que ultilizo nele, ja tem uns 4 anos de uso, é normal tem um desempenho inferior, mas mesmo assim se saiu melhor que o novo de 01 tb.

Segue os prints comparando os dois no Crystal Disk Mark(o de um tera ST1000DM003 é o da esquerda):

post-676632-0-04812200-1393774699_thumb.

Eo benchmark do HD tune dele como slave no outro pc:

post-676632-0-83491800-1393774737_thumb.

Reparem na lentidão no começo, nas oscilações durante o teste e na grande perda desempenho no final.

Gostaria de saber a opinião de vocês se isso é normal, lembrando que o hd possui mais ou menos 01 mês de uso...

E também se existe algum procedimento que eu possa fazer para arrumar isso(firmware, etc)...ou seria melhor trocar de uma vez?

Ele esta na garantia da loja ainda...que é de 03 meses, mas meu receio é trocar ele(ja vai ser uma luta explicar para as atendentes da loja o motivo da troca) e o outro vir com o mesmo problema! Se for o caso eu posso ver se eles possuem outras marcas lá...sempre gostei da seagate, mesmo vira e mexe eles soltam uns lotes de hds com problemas rs, mas os WD que eu tenho aqui não fazem feio na durablidade...

Lembrando que ambos os pcs possuem coolers de 120 mm e sistema de resfriamento bem funcional, os hds ficam gelados entre 30ºC e 40ºC.

Abs

Postado

Tio Golpe Wins! rs

Depois de muita luta, tentativas e horas perdidas, resolvi ir lá trocar o HD. 

Não sei o porque, mas suspeito que não fui o primeiro a trocar o HD, pois quando levei lá e expliquei o problema, é como se atendente já soubesse disso. Ela trocou sem muitas perguntas e reclamações, e no momento só tinha Seagate do mesmo modelo lá(Ai a coisa fica tensa rs).

Fiz este "Double post" para ficar mais fácil para os usuários que passarem por este problema.

Realmente o HD estava com problema, Pois comparei os testes dele com os "Testes do Clube do Hardware" em modelos de 02 TB Seagate e SSHDS de 02 e 03 Tb. E as médias do meu estavam muito abaixo, principalmente na parte de "Write (Escrita)". Na hora eu pensei comigo: O meu deveria ser mais rápido que o HD Normal de 02 TB, pois possui menos setores e consequentemente tempo de resposta mais rápido.

Comparei tb para ter certeza com alguns testes do Tom's Hardware, e foi a mesma coisa.

Vou postar abaixo as médias  e resultados corretos para este modelo( Lembrando que o HD acredito ser Sata 3 e a placa mãe que eu uso é Sata 2.

Resultado do CrystalDiskMark:

post-676632-0-46160700-1394157999_thumb.

Benchmark do HD Tune:

post-676632-0-12445000-1394158001_thumb.

Obrigado a todos.

Abs

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!