Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
fabiorns

Teria alguma forma de um cooler de 3 pinos ter velocidade controlada mb?

Recommended Posts

Tenho um zalman cnps 9500 porém ele nao veio com 4 pinos, ou seja , a velocidade dele nao da pra ser controlada

pela motherboard, existiria alguma forma dele poder ser controlado pela mb, tipo no cool n quiet?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguns fans trazem um controle por ntc (um sensor de temperatura). o fan do athlon 6000+ é um exemplo

experimente ligar só o fan, e ponha uma fonte quente perto, tipo um aquecedor, ou até uma vela (eu disse perto,não encostando) na parte onde puxa o ar...se houver controle por ntc vai subir imediatamente a velocidade

A fonte quente tem de ser fraca se for "a vento" para não alterar a rotação do fan,.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que observei parece que para a fan ser controlada pela mb seria necessario ter 4 pinos , confere? porque a fan box vem com 4 pinos

sendo que o zalman vem com 3, e o fanmate para controle da velocidade, seria interessante se houvesse um modo dele ser controlado pela mb.

Compartilhar este post

Link para o post

vamos por partes... lembra do que postei?

alguns fans trazem um controle por ntc (um sensor de temperatura). o fan do athlon 6000+ é um exemplo

no proprio fan... a mobo só lê a rotação

para a mobo controlar deve ter 4 pinos.. algumas até regulam por tensão, já vi comentários, mas francamente não vi nenhuma.

Infelizmente o imageshack não está abrindo minhas fotos, mas... no fan que eu citei tem um ntc (é um carocinho verde), e ele aumenta, provavelmente, a tensão interna do fan... mas... ao aquecer, o fan que eu tenho, de tres pinos aumenta até 7.000rpm se você quiser

então, como eu falei, pode ser que o teu fan tenha um NTC. Teria de testar. Mas é o ntc que controlará a velocidade e a mobo só fará a leitura.

achei um tópico meu, onde eu perguntei algo sobre isso

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/970544-que-componente-seria-esse-e-outras-d%C3%BAvidas-sobre/

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, é vasculhei a net sobre isso, e pelo visto sem condições de transformar um fan de 3 pinos num de 4 controlado por pwm,

uma pena o zalman que tenho nao ter essa opção

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais