Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como iniciar nos Microcontroladores

LucasTT

Posts recomendados

Tenho 16 anos,e pretendo fazer faculdade de engenharia de computação,e me disseram que se eu quiser seguir esse curso,tenho que começar já.

Como mexer com microcontroladores não é tão fácil quanto começar a programar(você pode só baixar um editor,procurar tutoriais na internet e ir),eu queria saber por onde começar.

Devo comprar alguma coisa como um Arduino/Funduino?Se qual,qual kit?

O que são realmente esses dois?o que posso fazer com eles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo.

Você pode começar escolhendo uma plataforma (PIC, AVR, HC, etc), procura uma apostila simples sobre a plataforma e procure um compilador e uma linguagem (também seria interessante você ter uns conceitos de eletrônica bem básicos mesmo, para poder fazer uso eficiente dos microcontroladores, tipo acender um LED, acionar um rele, etc), a partir daqui é ler programas de exemplo e tutoriais, até conseguir fazer seu primeiro "Pisca LED", depois que tiver manipulando bem as entradas/saidas (lendo e escrevendo nos ports com facilidade) você passa para o "Hello World" no display LCD. Quando chegar neste ponto, você vai estar habituado a sua plataforma e vai aprendendo novas coisas a medida que a necessidade vai vindo...  Recomendo optar pelos AVR's, com R$30,00 você já tem um ATmega328p e um gravador USB (mais barato que arduino). Aqui no fórum mesmo tem tutoriais de como começar com PIC e linguagem Assembler e um tutorial de como começar com os AVR's e compilador Bascom  (linguagem basic) da uma olhada nos tópicos em destaque no inicio da pagina anterior a esta.  Dê uma pesquisada e diz pra gente por qual lado você opta, para darmos as próximas instruções...

Eu comecei com 16 anos tambem usando PIC e linguagem C, passei para o lado Atmel da força a pouco tempo (rsrs), encomendei um ATmega328P e um gravador USBASP, com mais uns 5 reais que gastei montei essa plaquinha, que uso de teste, ja tem o ATmega um cristal de 4Mhz e já soldei os conectores para o gravador (que já alimenta o circuito todo), adicionei um botão de reset um LED de "Energizado" e conectores "fêmea" para os ports, da só uma olhada:

Foto-0035.jpg?lgfp=3000

AI é só ligar o conjunto no PC, abro o software de gravação, carrego meu programa ele ele grava o ATmega, depois automaticamente ele já começa a executar o programa, muito pratico, e como soquete do atmega é removível, posso usar essa interface como gravador e depois tirar meus atmegas e colocar em placas especificas.

Ligado no PC:

Foto-0036.jpg?lgfp=3000

Veja ai que plataforma fica melhor para você e posta ai, acredito que vai receber muitas dicas.... XD

Espero ter ajudado.

Grato Luiz Gustavo

Link para o comentário

@LucasTT,

Em primeiro lugar, voce tem de ter uma boa noçáo de eletrônica, digo de componentes, transistores, Leds, displays, tensão, pois sem isso voce não vai conseguir fazer nada com os microcontroladores.

Mas não se engane : programar é a parte difícil, o hardware sempre é mais fácil.

Apoio tudo o que o Luiz Gustavo falou, e recomendo que voce compre um Arduino Uno R3 ou um Arduíno Leonardo. Tem milhares de projetos na Net com eles, e se voce quiser pode programar eles em outras linguagens, fora a do Arduíno mesmo. O hardware é baseado nos processadores AVR Atmega328 ou no Atmega32u4, que são igualmente poderosos, com muito recurso para programar.

Eu sou um que gosto de usar os Arduínos e programo eles em Basic do Bascom, mas poderia também programar em C ou em Assembler. Quando o projeto está funcionando, eu projeto a placa com apenas o microcontrolador.

Quanto à suas ultimas perguntas, a família Arduíno é uma plataforma para desenvolvimento, e facilita muito a vida do projetista, pois é um hardware padronizado de excelente performance , fácil de manusear e interligar fios, e já tem uma interface USB que conversa com o seu PC através de uma simples interface serial, já embutida no USB. Eu pego o Arduíno, e uso um protoboard para fazer as montagens, e ligo ao Arduíno apenas os sinais que irei usar.

E o que que voce pode fazer com eles ?????? Sua imaginação é o limite, hoje mesmo eu estava vendo um projeto de uma estação meteorológica completa usando eles... Mas a dica é mesmo voce olhar o site arduino.cc , e depois voce digite no google algo tipo Arduino Projects e veja o que aparece....

Pode acreditar que voce estará muito bem servido , por um baixíssimo custo.

Paulo

Link para o comentário

Então básicamente o caminho é:

1 - Conhecer mais sobre componentes eletrônicos;

2 - Comprar uma plataforma;

3 - Aprender sobre ela;

No passo 1, vocês tem algum tutorial ou algo do tipo pra me recomendar? por que se não eu me viro.

No passo 2, qual plataforma tem uma melhor documentação(fica mais fácil de aprender se tiver uma referência),e o mais importante: onde é que vocês compram as plataformas aqui no Brasil?Eu não queria ter que importar...

Passo 3 eu também me viro

Um amigo me disse que se eu fosse usar a plataforma Arduino,era melhor eu usar a Funduino, que é mais barato mas faz praticamente o mesmo.

Edit:

Sobre as linguagens, eu dei uma pesquisada,e é relativamente simples usar o JavaScript(com node.js) para controlar o Arduino,e JavaScript é uma linguagem que eu já sei e me sinto muito confortável com ela. Posso usar ela mesmo?

Link para o comentário

@LucasTT,

Se voce achar o Funduíno Uno R3, pode comprar, pois tem a vantagem de usar um soquete e um ATMEGA328P em formato DIP. Se queimar é só trocar e pronto. Se não achar, pode comprar o Arduíno Uno R3. Nem pense em comprar os PRO ou qualquer nome diferente.

Eu dei uma pesquisada aqui no mercado livre, e achei este vendedor com um produto bom e com preço justo. Ví as qualificações e quantidade vendida, e creio que é uma boa recomendação para o Arduíno Uno r3 :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533495052-kit-arduino-uno-r3-rev3-cabo-usb-cd-com-programas-_JM

Arduino tem centenas de tutoriais na Net, ensinando muito bem. 

Quanto a linguagem é uma escolha pessoal sua. Eu acho que no Javascript voce vai ter muita dificuldade em usar o hardware em todo o seu potencial, como PWM, diferentes tipos de interrupção, conversor A/D. Eu não acho isso uma opção inicial, mas sim para o futuro.

Se você já usa ela, voce vai achar bem fácil a linguagem nativa do Arduino. Minha sugestão para voce seria usar inicialmente a linguagem nativa do Arduíno, para te facilitar a entender como se usa o hardware, e após isso, usar C mesmo. Para o caso de voce usar o Arduíno com Internet, aí sim seria interessante fazer isso em jAVAscript, e nesse caso voce já vai estar pronto para usar um outro produto ainda mais poderoso da família Arduíno, que é o Arduino Mega2560, que tem muito mais memória flash e RAM, muito úteis quando se usa comunicação TCP/IP .

Paulo

Link para o comentário

É, até agora não encontrei nenhum Funduino  para vender, provavelmente vou comprar o Arduino UNO R3, vou dar uma olhada nas opções de compra.

Bom, sempre quis aprender C, então acho que vai ter que ser agora.

Com o Arduino UNO R3, futuramente, se eu quiser,posso adicionar algum sensor?Ou só com outros Arduinos mais avançados?

Link para o comentário

LucasTT

pode usar qualquer hardwarre em seu Arduíno, e acredite, tem sensor para o que você imaginar, detector de chamas, de chuva, sensor de umidade, temperatura,acelerômetros (sensor de movimentos), modulo de WIFI, Modulo Bluetooth, Modulo Ethernet (hehe dá para montar seu servidor pessoal usando arduino), modulo de GPS, touch Screen e o que você imaginar.  Tudo compatível com o arduino (R3 mesmo), só vai depender da sua capacidade para criar os códigos....hehe...

A IDE do arduino, não compila em C, compila uma linguagem chama Processing, mas é tão parecido que é quase a mesma coisa, para você que esta começando recomendo a IDE do Arduíno mesmo, até pegar as manhas da linguagem.

Link para o comentário

@LucasTT,

voce pode adicionar o hardware que voce quiser, sensores de montes, interfaçes de monte, vários tudo ligados juntos, até displays gráficos de 16 bits eu já ví ligados aos Arduínos Unos ( de 8 bits kkkk ) !

Pense num Arduíno uno como um microcontrolador Atmega328P com clock de 16 Mhz, mas com facilidades para conversar com um PC, e todos os pinos do microcontrolador são acessíveis externamente !

Recentemente a Nasa enviou para o espaço um satélite totalmente controlado por Arduínos, eles usaram um Arduíno Mega2560 que controlava outros 16 Arduínos Uno R3, todos eles usando um jogo diferentes de sensores, e os programas podem ser re-escritos e re-enviados para cada um dos 16 módulos para se fazerm novas medições ! Existe um Post sobre isso aqui no Fórum, procure porque é interessante.

Se está bom para a Nasa, deve servir para agente também, certo  ( kkkk ) ?

Eu mesmo já usei mais de uma dezena de sensores, e atualmente estou usando um Arduíno Uno R3 para controlar uma centralzinha de áudio  de fone de ouvido hi-fi, onde tenho até a possibilidade de emparelhar o meu iphone via Bluetooth, alterar graves, médios , agudos e volume, usando um CI processador de áudio controlado pelo Arduíno, sem potenciômetros, ou selecionar um rádio FM usando um TEA5767 que também é controlado pelo Arduíno, e programar o display de rádio-relógio, e ainda posso controlar isso tudo com um controle remoto infravermelho. Tudo isso estou fazendo com um Arduino Uno R3 e ainda não usei metade da capacidade dele.....

Paulo

Link para o comentário

Nossa, acho que então não vou ter que trocar mais tarde. O que eu provavelmente vou comprar depois de aprender a usar o Arduino é o modulo de ethernet ou wifi,pra conectar a uma rede e poder controlar o arduino de um celular,ou página na internet :P

Vocês compraram seus sensores e suas plataformas no MercadoLivre?

Link para o comentário

@LucasTT,

Eu compro dia sim, dia não, no Ebay. Sempre procuro coisas interessantes, tem toda hora, assim quando tiver algum uso eu já tenho os módulos comigo.

Tenho quase 300 qualificações como comprador e nenhuma como vendedor kkkkk !

Eu tenho já os módulos de ethernet, de WIFI, de Bluetooth, de X-bee, tudo guardadinho. Comprar do Ebay é bem mais barato do que aqui no Mercado Livre.

Paulo

Link para o comentário

É, no momento comprar no Mercado Livre é mais fácil pra mim, por que eu não tenho cartão internacional(além de que não quero ter que esperar 30 dias :P)

Vou dar uma olhada nos preços e nos preços dos módulos também.

Dá pra fazer muita coisa com o arduino puro?sem nenhum módulo ou outra coisa?

O que é que eu tenho que comprar depois do arduino?

Link para o comentário

@LucasTT,

voce pode ligar nele um potenciomentro, e ler a tensão; pode ligar alguns Leds e fazer tipo controle de brilho com PWM ou pisca-pisca; pode comprar um sensor de ultra-som que é baratinho e medir distâncias de até uns 3 metros; pode comprar um display e ligar nele para mostrar qqr coisa; pode comprar um sensor de temperatura e medir; pode comprar um sensor de pressão e umidade e medir; pode comprar alguns motores pequenos e usar uns transistores pequenos para movimentar; pode comprar um relé e uma resistência para aquecimento e fazer um controlador de aquário, pode comprar um módulo de rádio TEA5767 e fazer um rádio FM; pode comprar um módulo de medição de luminosidade e cores; pode comprar um tiristor e um LDR e fazer um controle automático de luminosidade; pode comprar um sensor de alarme infravermelho e fazer um sisteminha de automação de ligar luz num quarto; pode .......... cansei ... !

Tem muita coisa baratinha para você comprar e brincar, mas lembra que eu te falei sobre noções básicas de eletrônica ? quase tudo vai depender disso, senão você não vai ter muita noção do que fazer.

Eu compraria um sensor de ultrasom, tipo HC-sr04, que tem no mercado livre de monte, é algo que só precisa ligar ele ao Arduíno, sem mais nenhum componente,  e voce já consegue medir distância com ele, é só pegar um programa pronto ou tentar fazer o seu, que eu acho que é melhor pois você vai aprender muito com isso !

Ah, sim, precisa comprar um pacote de conexões para o Arduíno, são fios de vários comprimentos com conector macho em uma ponta para ligar no Arduíno, e conector macho também na outra para ligar numa breadboard. Mas eu também compraria o pacote que tem conectores do tipo macho numa ponta e fêmea na outra, facilita para você ligar direto em outros módulos. Isso você encontra os dois tipos no Mercado l

Paulo

Link para o comentário

Esses cabos são "jumpers"?

Achei este Pacote:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-537093018-cabo-wire-jumper-20cm-40-pcs-fmea-macho-protoboard-arduino-_JM

São esses cabos mesmo? Eles são compatíveis com o Uno?

Ah,achei esse kit que me interessou muito:

http://produto.mercadolivre.com.br/descriptions/MLB533440569

Compensa comprar ele?

É que daria pra fazer bastante coisa com ele,e aprender muito, e eu só precisaria comprar outros módulos para projetos específicos, quando eu já soubesse usar o arduino.

Vocês acham que compensa?

Link para o comentário

É, no momento comprar no Mercado Livre é mais fácil pra mim, por que eu não tenho cartão internacional(além de que não quero ter que esperar 30 dias :P)

...

Dê uma olhada neste fórum. Não precisa mais ter cartão internacional para comprar no Ebay. Apenas aguardar..

http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?f=30&t=15628

MOR_AL

Link para o comentário

Luiz,o link é esse, vê se abre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533440569-kit-arduino-start-_JM

O nome é kit arduino stars,acho que só tem esse no mercado livre. Vê se compensa comprar ele ou é melhor comprar tudo separado ou depois.

A protoboard é como se fosse uma conexão do arduino ao módulo?

Tipo arduino - cabo macho -protoboard -cabo fêmea - módulos?

Sobre o ebay,acho que vou comprar agora pelo mercado livre mesmo, depois eu vejo certinho e talvez compre os módulos e etc lá, por que tô querendo muito o arduino em mãos o mais rápido que der :P

Link para o comentário

LucasTT

Acho que este KIT compensa sim, pois se você somar o valor de tudo, mas o frete para cada peça separado vai dar um valor bem mais alto que esse, a protoboard é uma placa de montagem "universal", aqueles furinhos são para você colocar seus componentes neles, eles são interconectados da seguinte maneira:

Protoboard.jpg

Assim você pode montar seus circuitos sem corroer placa, nem soldar nada.

Repare que no Arduíno ele tem um conectores com uns Furinhos ligados nos pinos do ATmega, Seu cabo de jumper, macho-macho serve para conectar os pinos do Arduíno no protoboard (onde vão espetados seus modulos e componentes eletronicos).

Espero ter ajudado.

Luiz Gustavo

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!